La det swinge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

"La det swinge" ("Deixa dançar swing") foi a canção que representou a Noruega no Festival Eurovisão da Canção 1985, interpretada em norueguês pelo duo Bobbysocks, formado por Elisabeth Andreassen e Hanne Krogh. O tema tinha letra e música de Rolf Løvland e foi orquestrada por Terje Fjærn.

A canção é bem conhecida pelos noruegueses por ter sido a primeira a ganhar o Festival Eurovisão da Canção, depois de uma série de maus resultados (dois zeros recentes: em 1978 e 1981).

A canção é um tributo à dança do velho rock 'n' roll escutado na rádio. A canção foi escrita num velho estilo, com um memorável melodia de saxofone. O arranjo da melodia mistura elementos musicais conteporâneos da anos 80 e revivalismos dos anos 50.

A canção norueguesa foi sugestivamente a 13.ª a ser interpretada na noite do festival, a seguir à canção italiana "Magic Oh Magic, interpretada por Al Bano e Romina Power e antes da canção britânica "Love is, interpretada por Vikki Watson. No final da votação, venceu a competição, com um total de 123 pontos.

Single[editar | editar código-fonte]

O single "La det swinge" alcançou o 4.º lugar do top de singles na Suécia. Também chegou aos tops de singles da Noruega, Suíça, Áustria, Irlanda e Reino Unido. Lançaram uma versão em inglês : "Let it swing", lado A para fora da Noruega.

Faixas[editar | editar código-fonte]

  1. Let It Swing - 2:50
  2. La det swinge - 2:50

Top de vendas[editar | editar código-fonte]

País (1985) Posição
Noruega 1
Suécia 4
Irlanda 8
Áustria 14
Suíça 30
Reino Unido 44

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o
Portal da Música
Ícone de esboço Este artigo sobre Eurovisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Noruega "La det swinge", canção da Noruega no Festival Eurovisão da Canção 1985