La reina del sur

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde dezembro de 2013).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
La Reina del Sur
A Rainha do Trafico (BR)
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Ação, Drama, Suspense
Duração 42-45 minutos
Criador(es) Arturo Pérez-Reverte
Versão para a televisão:
Roberto Stopello
País de origem Estados Unidos
Inadequado para menores de 16 anos i DEJUS (Brasil)
Idioma original espanhol
Produção
Diretor(es) Walter Doehner
segunda unidade:
Mauricio Cruz
Produtor(es) Hugo León Ferrer
Martha Godoy
Aurelio Valcárcel Carrol
Narrador(es) Kate del Castillo
Elenco Kate del Castillo
Humberto Zurita
Rafael Amaya
Iván Sánchez
Cristina Urgel
Tema de abertura "La Reina del Sur" by Los Cuates de Sinaloa
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Telemundo
Brasil +Globosat
Transmissão original Estados Unidos 28 de fevereiro de 2011-30 de maio de 2011
Brasil 17 de agosto de 2015-11 de novembro de 2015
N.º de temporadas 1
N.º de episódios Estados Unidos 63
Brasil 63
Cronologia
Último
Alguien te mira
La casa de al lado
Próximo

La Reina del Sur (The Queen of the South) é uma novela em língua espanhola produzido pela rede de televisão Telemundo dos Estados Unidos, em conjunto com a rede Antena 3 da Espanha e RTI Producciones. Baseado em um romance de mesmo nome do autor espanhol Arturo Pérez-Reverte, o drama retrata a ascensão de Teresa Mendoza (Kate del Castillo), uma jovem nascida no México, que se torna a mais poderosa traficante de drogas do sul da Espanha. Patricio Wills, o presidente da Telemundo Television Studios, foi o produtor executivo.

Com um orçamento de US $ 10 milhões, La Reina del Sur foi a telenovela mais cara já produzida pela Telemundo.[1] Seu lançamento em 28 de fevereiro de 2011, obteve a maior audência da rede para a estréia de uma telenovela até aquela data.[2] O programa freqüentemente dominou seu horário, mesmo tendo como concorrentes uma programação em Inglês em outras grandes redes americanas.[3]

La Reina del Sur teve 63 episódios exibidos pela Telemundo e seu décimo terceiro episódio foi exibido simultaneamente pela rede Antena 3 em 30 de maio de 2011. O episódio final teve a maior audiência da história de 19 anos da Telemundo, cerca de 4,2 milhões de espectadores, batendo as redes de televisão dos Estados Unidos com transmissão em Inglês, na faixa etária entre 18-49 anos.[4] O sucesso do programa estimulou a Telemundo para lançar a sua primeira campanha para obter a indicação da série ao prêmio Emmy.[5] Uma programação especial foi ao ar na noite de 31 de maio de 2011, com a presença de várias estrelas do elenco e marcou a estréia na Telemundo de uma das personalidades dos Talk-Shows da TV americana, a cubana, Cristina Saralegui.

La Reina del Sur é transmitido em vários outros mercados, incluindo a Sérvia, na Colômbia,[6] Chile,[7] Cyprus,[8] Nicarágua, Costa Rica, México, Albânia, Hungria, Eslovénia, Croácia, Roménia e Brasil, entre outros ).

No Brasil, pode ser vista no site de streaming Netflix desde setembro de 2011. O canal por assinatura +Globosat, também exibe a novela em sua integra, desde 17 de agosto de 2015, sob o título de A Rainha do Tráfico.

Produção[editar | editar código-fonte]

La Reina del Sur foi anunciada pela Telemundo como parte de sua programação de 2010-2011, no início de 2010. A maior parte do programa foi filmado no outono de 2010 nos estúdios da Telemundo na Colômbia. Vários atores e cenários foram utilizados simultaneamente por mais de uma produção. Conjuntos representando Marrocos utilizados na telenovela El Clon também foram utilizadas para representar o rochedo de Gibraltar e a cidade de Fez durante as filmagens. Algumas cenas filmadas na Colômbia também foram utilizados em El Cartel 2: La Guerra total.

Rafael Amaya filmou algumas cenas de La Reina del Sur e ao mesmo tempo que filmava Alguien te mira. Sara Maldonado também compartilhou seus esforços entre a novela e a produção Aurora.

Filmagens também foram rodadas em locações no México, Espanha, Gibraltar, Estados Unidos e Marrocos.

Créditos de abertura e tema[editar | editar código-fonte]

Os créditos de abertura de cada capítulo da novela só são exibidos após uma longa abertura (geralmente entre 15-20 minutos de exibição). Os créditos apresentam uma montagem de cenas de toda a série, que se manteve sem alteração durante toda a exibição da série.

A canção tema, executada por “Los Cuates de Sinaloa”, é um cover da canção lançada em 2002 por Los Tigres del Norte , "La Reina del Sur". A letra da versão cover da música conta a história da heroína da ficção de Perez Reverte.

História[editar | editar código-fonte]

La Reina del Sur é a história de Teresa Mendoza (Kate del Castillo), uma mulher de 23 anos que vive com o namorado, "El Güero" (Rafael Amaya), um traficante de drogas e estrela em ascensão no cartel de Sinaloa, México. Na verdade ″El Güero″ é um agente infiltrado da DEA (Departamento anti-drogas do governo dos Estados Unidos) e suas ações visam reduzir os lucros do cartel. Ele acaba sendo assassinado por ordem de Epifanio Vargas (Humberto Zurita), o líder do cartel, que descobre o seu disfarce. Teresa acaba tomando conhecimento da tragédia através de um telefonema e acredita equivocadamente que ele foi morto por rivais da organização. Acreditando que Vargas é seu protetor, entrega a ele a agenda comercial de "El Guero", com muitos segredos do cartel, em troca de sua ajuda para fugir do país, para iniciar uma nova vida..

Seu destino é a Espanha e através de contatos de Vargas naquele país, acaba indo trabalhar para Driss Larby, um dono de bordel e operador de negócios escusos e de baixo nível no enclave espanhol de Melilla, na costa Norte Africana. Na balsa, entre o continente e a cidade, ela conhece Fátima Mansur, uma prostituta que trabalha no bar/bordel "El Yamilla", de propriedade de Driss e que acaba se revelando uma grande amiga. Teresa revela-se de um valor inestimável para Driss, fechando e controlando o caixa e livros dos negócios de Driss. Teresa conhece Santiago Fisterra (Iván Sanchez), um galego ("El Gallego"), que trabalha, juntamente com seu amigo Lalo, no contrabando de mercadorias entre Melilla e região continental da Espanha, através do Estreito de Gibraltar. Teresa e Santiago começam a namorar, enquanto Lalo estabelece um uma relação confusa com Soraya, que trabalha como prostituta no bordel de Driss. Percebendo que Santiago está infeliz com sua atividade e a seu pedido, Teresa usa de seu contato e influência com o coronel do exército Marroquino, Abdelkader Chaïb (Eduardo Velasco), poderoso operador do tráfego de Haxixe na região, conseguindo fazer com que Santiago vá trabalhar na operação do militar corrupto. A atividade oferece bons lucros e Teresa e Santiago acabam se mudando e fixando residência na região de Málaga.

Um ano depois, Driss Larby se sentindo abandonado por Teresa, acaba conspirando com um oficial naval espanhol, Cañagotas (Julio Pachón), que está na folha de pagamento da Chaïb, para que Santiago seja preso durante uma grande operação com o Haxixe. Contrariando os planos de Driss, Santiago morre na emboscada, quando bate seu barco em rochedos, na tentativa de escapulir das forças policiais espanholas.Teresa que também estava no barco, escapa viva do acidente, mas acaba sendo presa e condenada a cumprir pena num presídio espanhol.

Cristina Urgel está na novela Patricia O 'Farrell "Tenente/Lieutenant"

Na prisão, Teresa conhece Patricia O'Farrell (Cristina Urgel), garota problema de uma rica família irlandesa-espanhola, cujo pai exasperado a abandonou, depois de inúmeros esforços para ajudá-la a livrar-se de problemas. As duas se tornam grandes amigas, embora as tendências bissexuais de Patrícia claramente indiquem que ela quer mais do que apenas amizade. Após as duas terem saído da prisão, em liberdade condicional, Patty revela o motivo de sua prisão a Teresa: Seu ex-namorado numa tentativa amadora de trazer cocaína da Colombia, em conjunto com a Máfia Russa, acaba sendo assassinado por eles por tentar enganá-los, escondendo 500 toneladas da droga em local em que apenas ele e Paty conhecem. Fora da prisão, Paty planeja vender essa droga para a própria máfia russa, com a ajuda de Teresa. Durante a negociação, torna-se claro para o chefe da máfia russa, Oleg Yasikov (Alberto Jiménez), que a experiência de Teresa no negócio do tráfico, seria um trunfo valioso para ele. Teresa acaba coordenando a operação de retirada da droga do seu esconderijo, sob o nariz da polícia espanhola confusa. É o primeiro de muitos sucessos na sua nova carreira como um traficante em ascensão.


Nesse ínterim, entra em ação o agente da DEA Willy Rangel (Cristian Tappan), velho conhecido de Teresa, pois era mentor e amigo do "El Guero". Após descobrir o paradeiro de Teresa e sua nova atividade de sucesso, viaja para a Espanha, onde começa a trabalhar com o Comissário Flores para construir um caso contra ela, que está rapidamente se tornando a mais poderosa traficante de drogas no sul da Espanha. Apoiado por Yasilkov, e com a ajuda de Teo Aljarafe (Miguel de Miguel), um advogado e amante ocasional de Patty, ela funda a Transer Naga, uma empresa de fachada, criada para encobrir o seu verdadeiro negócio. Pouco depois, três assassinos, a mando do cartel de Sinaloa, chegam do México, empenhados na busca de vingança contra Teresa. Com a ajuda de Oleg, um deles é executado, um consegue fugir e um deles, "El Pote" (Dagoberto Gama), torna-se guarda-costas pessoal de Teresa. Ela e Teo se aproximam, apesar de suas reservas sobre o assunto e, finalmente, embarcam em um relacionamento.

Sara Maldonado está na novela, Veronica Cortes/ Santos/ "Guadalupe Romero".

Nesse meio tempo, Willy traz sua assistente Verônica (Sara Maldonado) para a Espanha, para tentar estabelecer um caso amoroso com Patty, a fim de ter acesso a Transer Naga. Aproveitando-se do fato de ser mexicana e ter semelhanças com Teresa, Verônica rapidamente conquista Patty e se infiltra na organização e passa informações valiosas para a policia e a justiça espanhola. Willy também consegue transformar Téo em informante, ameaçando revelar a Teresa seus ricos desfalques nas operações de tráfico. Com o passar dos meses, o romance de Teresa e Teo, que é casado, atrai a atenção da mídia e Patty sentindo-se desprezada e morta de ciúmes de Teresa por esta te-la substituído como queridinha da mídia, começa uma espiral descendente de drogas e álcool. Após ter também sido abandonada por Verônica, Patty, na tentativa de recuperá-la, descobre a verdade sobre sua ex-namorada: ela trabalha para a polícia e a usou para derrubar Teresa. Atormentada, Patty acompanhada de Verônica, dirige seu carro e o lança de um penhasco, matando sua companheira. Ao acordar no hospital, diz a Teresa tudo o que sabe sobre Verônica e então, comete suicídio.

No México, Epifanio Vargas, agora Senador da República Mexicana, disputa a indicação para uma candidatura presidencial pelo partido governista, mas é preterido e acaba sendo indicado para coordenar a campanha do seu rival. Seu sobrinho (que é, na verdade, seu filho) Ramiro (Salvador Zerboni), organiza o assassinato do candidato oficial, abrindo caminho para a candidatura de Epifânio. Estimulados pelo fato de que o chefe do cartel de Sinaloa está prestes a ser eleito presidente do México, a DEA faz mudanças em suas ações na Espanha e oferece imunidade, perdão e mudança de identidade para Teresa, caso ela concorde em testemunhar contra Vargas e destruir sua carreira política. Teresa não aceita a oferta de imediato. Ao mesmo tempo, Vargas a convida para voltar ao México, sob o pretexto de assistir o lançamento oficial de sua candidatura. Mas, na realidade, o objetivo é executá-la, porque ela é a única pessoa ainda viva que sabe sobre seu passado criminal.

Oleg apresenta a Teresa evidências de que Teo é um informante da polícia. Teresa cria uma armadilha para ele e o confronta com a verdade e pede para que Pote o execute. Com a constatação de que a polícia espanhola está prestes a obter seu mandado de prisão,Teresa aceita o acordo de imunidade com a DEA e concorda em testemunhar contra Vargas, que ela percebe, ter sido seu inimigo o tempo todo. Em seu retorno à Culiacan, Vargas tenta negociar com ela para que não testemunhe, mas não consegue convencê-la. Dá então ordens para sua execução. Teresa escapa do atentado e dá um tiro no peito de Ramiro à queima-roupa, depois dele ter matado Pote. No dia seguinte, ela deixa o tribunal em triunfo e Vargas é levado algemado.

As cenas finais mostram uma Teresa em gravidez adiantada, sete meses depois, vivendo uma vida de paz e tranquilidade em uma casa de praia, em algum lugar que parece ser na Europa. Uma curta e bela caminhada ao longo de um cais, segurando a barriga e sorrindo, termina a série. Nos últimos episódios fica estabelecido que o desenrolar da trama tenha ocorrido ao longo de um período de cerca de 13 anos.

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

Actor Personagem Dublado por (BR) relação
Kate del Castillo Teresa Mendoza "La Mexicana" Maíra Góes Protagonista, namorada de Raimundo "El Güero" Dávila, um traficante de drogas do cartel de Sinaloa, que é forçada a fugir para a Espanha, quando ele é morto. Mais tarde envolveu-se com Santiago "El Gallego" Fisterra, um traficante de drogas anteriormente envolvido com o sindicato galego, que é morto durante uma perseguição em alta velocidade do barco durante o qual Teresa é presa e enviada para a prisão. Após sair da prisão, estabelece laços com a máfia russa no Costa del Sol, faz fortuna e se envolve romanticamente com Teo Aljarafe. Seu estilo de vida "low-profile" e riqueza de origem desconhecida, chamam a atenção da mídia, que a começa a tratar como "The Queen of the South" ("La Reina del Sur") em publicações sensacionalistas. Com a polícia se aproximando, lhe é oferecida a chance de escapar da condenação, se ela testemunhar contra Epifanio Vargas, e destruir sua carreira política.
Humberto Zurita Epifanio Vargas Dário de Castro Vilão principal padrinho do "El Güero" Dávila, chefe do cartel de Sinaloa, ele entra na política como senador de Sinaloa com ambições de buscar a presidência do México. Ele é secretamente o pai de Ramiro "El Ratas" Vargas. Quando El Ratas (sem o conhecimento de Vargas) organiza para o candidato à presidência a ser assassinado, Vargas é nomeado para tomar seu lugar. Com tanta coisa em jogo, Vargas percebe que Teresa Mendoza é a única pessoa ainda viva que sabe detalhes sobre seus negócios anteriores com o cartel.
Rafael Amaya Raimundo Dávila Parra "El Güero" Marcelo Garcia Visto principalmente em flashbacks, El Güero é uma estrela em ascensão no cartel Sinaloa que é morto por homens Epifanio Vargas, fazendo com que Teresa tenha que fugir para o exílio na Espanha. Perto do fim da série, é revelado que El Güero era um agente da DEA trabalhando para Willy Rangel, e que ele foi descoberto e teve sua execução ordenada por Epifanio Vargas.
Iván Sánchez Santiago López Fisterra "El Gallego" Philippe Maia Primeiro protagonista masculino O contrabandista de cigarros e tabaco com antigos laços com o sindicato galego (em espanhol, galego é gallego, daí o apelido). No início de seu relacionamento Teresa ajuda-o a entrar no comércio de haxixe e em troca ele lhe ensina o ofício de contrabando através do estreito de Gibraltar. Mais tarde eles são casados. El Gallego é morto em um acidente de barco em alta velocidade depois de ser traído por Driss Larbi.
Alberto Jiménez Oleg Yasikov Gutemberg Barros Co-Protagonista e Vilão, Oleg é o chefão do crime russo no sul da Espanha. Ele se torna sócio de Teresa após a sua libertação da prisão, desenvolvendo uma relação fraternal com ela. Ele suspeita de Teo Aljarafe e ordena que ele seja seguido, levando à descoberta de sua traição.
Cristina Urgel Patricia O' Farrell "Lieutenant / La Teniente" Andrea Murucci Protagonista Uma celebridade no jet-set do sul da Espanha, herdeira de uma grande família irlandesa-espanhol, mais conhecida por suas façanhas selvagens, regadas a alccol, drogas e relações bissexuais. Ela conhece Teresa na cadeia e financia suas primeiras operações após a soltura. Patty também é apaixonada por Teresa, e finalmente começa a namorar Verónica, policial infiltrada, por conta de sua aparência e sotaque mexicano semelhantes a Teresa. Enfrentando o medo pelo retorno à prisão pela morte de Veronica e sentindo-se irremediavelmente perdida, comete suicídio.
Ezequiel Montalt Jaime Arenas "Jimmy Arenas" Primeiro namorado de Patty O'Farrel. Morto pela máfia russa.
Sara Maldonado Verónica Cortés/Santos / "Guadalupe Romero" Fernanda Crispim Oficial Departamento anti Drogas(DEA) dos EUA , originalmente é baseada na Cidade do México, mas depois segue o seu chefe, o agente Willy Rangel para a Espanha. A ela é atribuída a tarefa de seduzir Patty (para quem desenvolve sentimentos genuínos) e assim se infiltrar na organização de Teresa. Seu nome falso, enquanto ela está infiltrada é Guadalupe Romero. Morreu em acidente de carro provocado por Patty.
Miguel de Miguel Teo Alljarafe Vilão. Originalmente um amigo e amante eventual de Patty O'Farrell, Teo substitui Eddy Alvarez como advogado principal de Teresa, nas operações lavagem do dinheiro ganho no tráfico de drogas (para o que Eddy conspira com a mulher de Teo, Eugenia, para matá-lo). Se envolve com Teresa, a engravidando, mas acaba trabalhando como informante da polícia espanhola e a ajuda a obter provas, juntamente com Verônica, para denuncia-la a justiça. Ele é executado pelo El Pote por ordem de Teresa.
Nerea Garmendia Eugenia Montijo Esposa do vilão Teo. Uma alpinista social, mais preocupada com as aparências do que com substância, ela contrata Eddy Alvarez para matar seu marido. Quando a trama é descoberta, ela comete suicídio.
Gabriel Porras Roberto Gato Marquez "El Gato Fierros" Ricardo Schnetzer Vilão. Um membro do Cartel de Sinaloa, contratado para matar Teresa depois do assassinato de El Güero. Durante a perseguição, ele a estupra e ela atira em seu rosto, deformando-o. Mais tarde, ele segue para a Espanha com El Pote e Ratas, a fim de assassinar Teresa, mas é capturado e executado pela máfia russa, por ordem de Teresa.
Salvador Zerboni Ramiro Vargas "El Ratas" Vilão. Sobrinho de Epifânio Vargas. Mais tarde descobriu-se que ele é filho de Epifânio e sua cunhada, esposa de seu irmão. Mentalmente instável e sádico, ele é designado para matar Teresa durante sua ida para a Espanha, mas termina na prisão em seu lugar. Ele é enviado juntamente com El Gato e Pote para a Espanha para terminar o trabalho, mas é capturado pelos russos, aliados de Teresa. Ele consegue escapar de volta para o México, mas continua a abrigar um ódio profundo por Teresa. Depois de descobrir que Epifânio Vargas é seu pai (não é seu tio), ele consegue matar Antonio de las Casas, o candidato à presidência cuja campanha Epifânio está gerenciando. O assassinato visa ganhar a aprovação de seu pai e faze-lo candidato a presidência, no lugar do político morto. Às ordens de Epifânio, ele arma um ataque ao local onde Teresa está hospedada em Culiacan antes da audiência onde pretende denunciar Epifânio. Depois de um longo tiroteio, onde que ele mata El Pote, Teresa o mata, em legítima defesa.
Dagoberto Gama Potequim Galvez "El Pote" Vilão no início da série. Capanga de Epifânio Vargas. Como bom atirador, "Batman" o envia para a Espanha para caçar e matar Teresa. Porque Pote tentou parar El Gato quando esse tentava estuprar Teresa, ela poupa sua vida quando ele é capturado pelos russos na Espanha. No entanto, Batman e El Ratas acreditam que ele os traiu. Ele se torna guarda-costas pessoal e amigo de Teresa. Ele é morto por Ramiro "El Ratas" no ataque à casa onde Teresa estava hospedada em Culiacan.
Alejandro Calva César Güemes "Batman" Vilão. Ele assume o comando do Cartel de Sinaloa enquanto Epifânio persegue sua carreira política. Vargas o deixa de lado, quando opta por El Ratas, seu filho. Isso o torna infeliz. A fim de mantê-lo na linha, Ramiro executa sua família. enquanto ele está no Santuário de Malverde esperando para avisar Teresa de que Epifânio não vai parar enquanto não impedi-la de depor. Ele é visto pela última vez em frente ao tribunal em Culiacán, observando Epifânio ser levado algemado.
Cristian Tappan Antonio Smith / "Willy Rangel" Eduardo Borgerth Oficial do DEA, sediada no México, ele era mentor e amigo de El Güero na DEA e ajudou Teresa em San Diego durante a sua fuga de Sinaloa. Mais tarde, ele muda-se para a Espanha para tentar construir um processo criminal contra ela, trazendo Verônica com ele para se aproximar de Patty e infiltrar-se na organização de Teresa. Ele é forçado, contra a sua vontade, a oferecer a Teresa um acordo de imunidade em troca de seu testemunho contra Epifânio Vargas.
Carmen Navarro Marcela "La Conejo" Amigo de Teresa e Patty na prisão, ela é contratada como recepcionista na Transer Naga, a empresa de fachada. Conhecida como "La Conejo", que é uma marca de soda cáustica muito conhecida na Espanha. Ela usou soda cáustica para envenenar e matar seu marido e sua sogra.
Santiago Meléndez Saturnino "Nino" Juárez Júlio Chaves Ex-chefe da polícia, ele foi demitido por trabalhar secretamente para Yasikov. Após ser demitido, passa trabalhar "oficialmente" para a organização de Teresa, por indicação de Oleg, como um coletor de informações. Teo o mata em um tiroteio após Nino descobrir que ele está trabalhando com a polícia.
Juan José Arjona Pablo Flores Duda Espinoza Policial espanhol encarregado do caso Teresa Mendoza, depois que Juarez foi demitido. Eficiente e um pouco cruel, ele se sente traído quando Willy e a DEA oferecem imunidade a Teresa e tenta fazer de tudo para que Teresa seja acusada antes que essa condição seja irreversível.
Carlos Diez "Klaus" Eddie Álvarez Pádua Moreira Originalmente advogado de El Gallego, ele traiu Teresa, roubando seus bens, enquanto ela estava na prisão. Quando ela é libertada e inicia sua ascensão, contrata-o novamente, alegando que ele "não vai tentar me enganar duas vezes." Substituído como seu advogado principal por Teo Aljarafe, ele é contratado pela esposa de Teo, Eugenia, para matá-lo, mas não consegue. Quando confrontado por Nino, ele acidentalmente cai do alto de um prédio em construção e morre.
Nacho Fresneda Driss Larbi Jorge Vasconcellos Dono de "El Yamila" bar em Melilla, onde Teresa trabalha quando chega à Espanha. Driss é apaixonado por Teresa e amarga um grande ciúmes de seu relacionamento com Santiago, principalmente depois da mudança deles a Espanha continental. Driss conspira para que uma operação de entrega de drogas seja interceptada pela guarda costeira espanhola, que resulta na morte de Santiago e da prisão de Teresa. Driss, eventualmente, foge para o México para escapar de Teresa e dos russos, onde ele é morto por "El Ratas" depois de fornecer-lhe informações sobre a localização de Teresa.
Mónica Estarreado Fátima Manssur A melhor amiga de Teresa, elas se conhecem enquanto trabalhavam no "El Yamila". Uma mulher boa de coração, é expulsa por sua família marroquina e acaba indo trabalhar como prostituta na possessão espanhola no norte africano. ela pede a ajuda a Santiago e Teresa para recuperar seu filho de um orfanato no Marrocos. Anos mais tarde, Teresa providencia a mudança de Fátima e seu filho, Mohammad, para Marbella, na Espanha continental. Mohammad é posteriormente sequestrado pela máfia turca em retaliação aos negócios de Teresa, e tanto ele como Fátima são mortos durante a tentativa de resgate.
Cuca Escribano Sheila Outro colega de trabalho em "El Yamila", Sheila e Teresa eram inimigas. Mais tarde, depois de Ali tenta matá-la e Teresa salvar sua vida, tornam-se amigas íntimas.
Eduardo Velasco Col Abdelkader Chaïb Coronel do Exército marroquino (e traficante), Abdelkader é um aliado e parceiro comercial de Teresa.
Alfonso Vallejo Manolo Céspedes Isaac Bardavid Governador de Melilla, ele pressiona Teresa a prestar-lhe favores sexuais em troca de ajudá-la. Ela humilha-o publicamente quando ela conhece Abdelkader, um homem que ela reconhece como mais importante e influente.
Pablo Castañón Lalo Veiga Gustavo Pereira Melhor amigo e sócio de Santiago no comércio de contrabando, ele se apaixona por Soraya, na mesma época que Santiago se reúne a Teresa. Mais tarde, capturado pela guarda costeira marroquina, ele é torturado e sua língua cortada antes que ele seja enviado para a prisão. Anos mais tarde, Teresa usa sua influência com Abdelkader para tê-lo libertado e o leva para uma casa de repouso na Espanha.
Lorena Santos Soraya Flávia Saddy Uma colega de trabalho de Teresa e uma das meninas em "El Yamila", originalmente uma amiga de Sheila.
Luis Enrique Roldán "Doctor Ramos" Um especialista em tráfico, ele é contratado como consultor e passa a fazer parte da equipe principal em Transer Naga.
Ilja Rosendahl Alexej Assassino russo.
Hani Skafi Janni Alberto Rizokarpasso Um gênio da informática, ele é contratado como especialista em TI na empresa de Teresa, Transer Naga.
Patricia Alvarez Mercedes Vargas Mãe de Ramiro Vargas "El Ratas" e cunhada de Epifânio Vargas.
Karim el Karem Mohamed Manssur 17 anos, filho de Fátima, ele é sequestrado pela máfia turca em retaliação por Teresa ter tomado os negócios deles com Haxixe na região do sul da Espanha. Ele e sua mãe são mortos na tentativa de resgate.
Luisa Fernanda Giraldo Trinidad Sanchez "Makoki" Márcia Morelli Sociopata presa, Primeira companheira de cela de Teresa. Quando Teresa a derrota publicamente em uma luta, Makoki tenta mata-la, trancando-a na biblioteca da prisão em chamas.
Mighello Blanco Siso Pernas Do clã Pernas, que domina o sindicato galego, um dos principais concorrentes de Teresa no tráfico de drogas espanhol. Filho de Joaquin Pernas.
Lincoln Palomeque Faustino Sanchez Godoy Traficante colombiano que abastece Teresa e seus rivais com cocaína.

Episódios[editar | editar código-fonte]

  • Datas de lançamento e avaliações de estréia dos EUA em Telemundo.
Data de Estréia Série Episódio Título Rating duração
28.02.2011 001 Correr para vivir 10.6 45 atas
01.03.2011 002 Vía de escape 12.8 40 atas
02.03.2011 003 Detener inocentes 14.1 40 atas
03.03.2011 004 Juego de suerte 12.6 40 atas
04.03.2011 005 Vendida por droga 11.6 40 atas
07.03.2011 006 Honor herido 12.1 40 atas
08.03.2011 007 Venganza Mexicana 12.0 40 atas
09.03.2011 008 Escapar del destino 12.6 40 atas
10.03.2011 009 Deseo Gallego 12.8 40 atas
11.03.2011 010 Pesadilla de tráfico 11.3 40 atas
14.03.2011 011 Jugar con la vida 11.0 40 atas
15.03.2011 012 Matar por amor 11.5 40 atas
16.03.2011 013 Sacrificio de amor 11.4 40 atas
17.03.2011 014 Carrera de Hachís 11.3 40 atas
18.03.2011 015 Víctima de tortura 10.5 40 atas
21.03.2011 016 Amor a la Mexicana 12.4 40 atas
22.03.2011 017 Misión cumplida 11.8 40 atas
23.03.2011 018 Amar con locura 11.7 40 atas
24.03.2011 019 Amor mortal 11.8 40 atas
25.03.2011 020 Pelea de Sudacas 11.3 40 atas
28.03.2011 021 Objeto de deseo 13.7 40 atas
29.03.2011 022 Mala suerte 12.9 40 atas
30.03.2011 023 Libertad peligrosa 13.9 40 atas
31.03.2011 024 Tesoro de mafia 13.6 40 atas
01.04.2011 025 Apuesta rusa 12.4 40 atas
04.04.2011 026 Tráfico de influencias 14.5 40 atas
05.04.2011 027 Enemiga mortal 14.5 40 atas
06.04.2011 028 Camino de ceniza 13.4 40 atas
07.04.2011 029 Víctima de su Juego 13.5 40 atas
08.04.2011 030 Muerte por amor 12.7 40 atas
11.04.2011 031 Culpable de masacre 13.7 40 atas
12.04.2011 032 Pistas señaladas 14.4 40 atas
13.04.2011 033 Escape de suerte 13.3 40 atas
14.04.2011 034 Mexicanos a la brasa 14.3 40 atas
15.04.2011 035 Morir o vivir 13.5 40 atas
18.04.2011 036 Pacto de muerte 14.9 40 atas
19.04.2011 037 Salvar reinas 14.7 40 atas
20.04.2011 038 Guerra de Reina 14.3 40 atas
21.04.2011 039 Atracción desmedida 13.6 40 atas
25.04.2011 040 Vida doble 14.3 40 atas
26.04.2011 041 Seduccion mortal 13.8 40 atas
27.04.2011 042 Ajustar cuentas 14.1 40 atas
02.05.2011 043 Alianza sangrienta 13.6 40 atas
03.05.2011 044 Venganza de Reina 13.4 40 atas
04.05.2011 045 Enemigos cercanos 13.7 40 atas
05.05.2011 046 Celebrar divorcios 13.1 40 atas
06.05.2011 047 Marcar territorio 12.7 40 atas
09.05.2011 048 Despedida suicida 13.7 40 atas
10.05.2011 049 Primera plana 13.0 40 atas
11.05.2011 050 Deseos de traición 13.0 40 atas
12.05.2011 051 Sin salida 12.9 40 atas
13.05.2011 052 Amor ciego 11.5 40 atas
16.05.2011 053 Engaño fatal 13.7 40 atas
17.05.2011 054 Abismo extremo 13.5 40 atas
18.05.2011 055 Víctima mortal 13.2 40 atas
19.05.2011 056 Amor suicida 13.2 40 atas
20.05.2011 057 Arma blanca 12.7 40 atas
23.05.2011 058 Traición certera 13.4 40 atas
24.05.2011 059 Juego de estafa 13.8 40 atas
25.05.2011 060 Estafa mortal 14.9 40 atas
26.05.2011 061 Escape y amenaza 14.3 40 atas
27.05.2011 062 Última huida 13.3 40 atas
30.05.2011 063 Final impactante 17.0 40 atas

Canções[editar | editar código-fonte]

  • "La Reina del Sur", realizada por Los Cuates de Sinaloa.
  • "Si nos dejan", realizada por Jose Alfredo Jiménez
  • "Quédate", realizada por Paola Vargas.
  • "El tiempo no perdona", realizada por Paola Vargas.
  • "Nada igual", realizada por Clara Sanabras.


Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Premios tu mundo 2012
Categoria pessoa nomeada Resultar
Novela do Ano "La reina del sur" nomeado
Favorita Melhor Atriz Kate del Castillo nomeado
Melhor Bad Luck Vídeo Amor que mata nomeado

Emissões em outros países[editar | editar código-fonte]

País Título alternativo/Tradução Rede de TV(s) Estréia da série Final da série Programação semanal Intervalo de tempo
 Estados Unidos La Reina del Sur Telemundo 28 de fevereiro de 2011 30 de maio de 2011 Segunda a Sexta 22:00
Flag of Spain.svg Espanha La Reina del Sur Antena 3 14 mar 2011 Maio de 2011 quarta-feira 22:00
República Dominicana La Reina del Sur Telemundo 28 de fevereiro de 2011 30 de maio de 2011 Segunda a Sexta 22:00
 Arménia Հարավի Թագուհին ShantTv 18 de outubro de 2011 27 dez 2011 Segunda a Sexta 19.15
 Geórgia სამხრეთის დედოფალი Rustavi 2 26 de junho de 2011 15 de julho de 2012 sábado 00:00
 Irão The Queen of the South Zemzemeh 13 de julho de 2011 09 fevereiro de 2012 Quinta-feira e sexta-feira 22:00
 Sérvia Kraljica juga RTV Pink
Pink Soap
Agosto 15, 2011
1 de maio de 2013
09 de novembro de 2011
02 de julho de 2013
Segunda a Sexta
De segunda a domingo
22:00, 13:00
23:00
Nicarágua La Reina del Sur Televicentro 17 de outubro de 2011 12 jan 2012 Segunda a Sexta 21:00
 Eslovênia Kraljica juga Pink SI
TV3 Medias
08 de dezembro de 2011
17 de janeiro de 2013
7 de março de 2012
12 de abril de 2013
Segunda a Sexta
Segunda a Sexta
16:00
13:50
 Croácia Kraljica juga Doma TV 26 de dezembro de 2011
26 de novembro de 2012
21 mar 2012
22 fev 2013
Segunda a Sexta
Segunda a Sexta
22:30
01:00
 Polónia Królowa Południa Novela TV 14 mai 2012 De agosto de 2012 Segunda a Sexta 22:00
 Roménia Regina Sudului Acasa TV 31 ago 2012 25 nov 2012 Sexta a domingo 20:30
 Macedónia Кралицата на југот Pink 15 12 set 2011 De dezembro de 2011 Segunda a Sexta 18:00
 França La reine du Sud France O 29 de fevereiro de 2012 29 de agosto de 2012 quarta-feira 22:45
 Rússia La Reina del Sur/Koroleva youga Domashniy 19 nov 2012 2013 De segunda a quinta 22:00
 Turquia Güney Kraliçesi Sinema TV Aksiyon De dezembro de 2012 2014 sexta-feira 23:00
 Brasil A Rainha do Trafico +Globosat 17 de agosto de 2015 11 de novembro de 2015 segunda a sexta 22:30

Classificações e transmissão externa[editar | editar código-fonte]

O primeiro episódio, transmitido em 28 de fevereiro de 2011, atraiu 2,4 milhões de espectadores, tornando-se a estréia mais vista por qualquer telenovela na rede.[9] Ao longo de sua exibição, La Reina del Sur frequentemente dominou o horário das 10:00 da televisão aberta (mesmo sobre as grandes redes dos EUA) entre as faixas de 18-34 anos de idade.[10] O episódio final, transmitido em 30 de maio de 2011, teve a maior audiência de uma transmissão da Telemundo em sua história de 19 anos, atraindo cerca de 4,2 milhões de telespectadores e dominando seu horário entre as faixas de 18-49 anos de idade, batendo todas as redes de língua inglesa.[4]

Para o mercado espanhol, a novela foi editada para 13 episódios. Ele estreou em 14 de março de 2011, às 22:00, com uma audiência de 3,19 milhões de telespectadores, tornando-se o segundo programa mais assistido da noite, eva transmissão do programa mais popular em um canal privado.[11] A série continuou sua trajetória na quarta-feira à noite, ao mesmo tempo, ganhando a primeira posição para o horário, atraindo 16% dos telespectadores (mais de 3 milhões).

  • México (Galavisión)

Estreou 4 de abril de 2011, às 22:30, com uma quota de 42%. É o programa de televisão mais assistido na região Metropolitana de el Valle de México (Cidade do México), com uma média diária de 22 pontos. Ele ainda supera "El Canal de las estrellas" da Televisa ... A novela recebe uma classificação nacional de 15 pontos. É o quinto programa mais visto na televisão mexicana. Em 19 de maio LRDS atingiu um pico de 16 pontos de se tornar o segundo mais visto Telenovela no país e o terceiro programa mais visto. Em 24 de maio LRDS atingiu outro ponto alto com 16,5 pontos em nível nacional. Ele bateu outro recorde de 17 pontos nacionalmente em 1 º de junho e tem 25 pontos na Cidade do México. Em 07 de junho LRDS continuou disparado em avaliações com um Ranking Nacional de 17,4 e 26,1 na Cidade do México.[12]

  • Chile (MEGA)

Estreou 09 de maio de 2011 às 07:40. La Reina del Sur foi o primeiro em seu horário, com uma classificação de 15,6 (pico de 18) entre viewerships para televisores canais TVN, CHV, e Canal 13. Em seu segundo e terceiro episódios continuou a dominar seu horário.[13]

  • Colombia (Caracol Televisión)

Estreou 16 de maio de 2011 às 9:00 pm e chocou o país por seu tema na máfia e sua realidade social. Atualmente, vai ao ar às 10:00 após El Desafío, La Lucha de Las Regiones "La Piedra Sagrada", com classificação entre 13 e 15 pontos, que se tornou um sucesso.

  • Nicaragua (Televicentro de Nicaragua)

Ele estreou 17 de outubro, 2011 às 21:00 em substituição de A Corazón Abierto que tinha uma boa classificação. Muita gente no país leram o livro que eles estão animado para ver esta novela. Foi anunciado desde o início de setembro. Ele tem um rating muito alto. Ela terminou em 12 de janeiro de 2012. Sucedido por Cuchicheos.

Censura[editar | editar código-fonte]

A novela foi tirada do ao na Venezuela depois de apenas três dias. A Comissão Nacional de Telecomunicações do país decidiu pela suspensão da transmissão por considerar que “a série citada, pode se enquadrar dentro do subgênero conhecido como ‘narconovela’, promovendo um conjunto de antivalores”.[14]

Referência[editar | editar código-fonte]

Links externos[editar | editar código-fonte]