Labradoodle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.
Labradoodle
Nome original Labradoodle
Características

Um Labradoodle é um cão híbrido gerado pelo cruzamento de um Labrador retriever e um Poodle comum ou miniatura.[1] O pêlo do Labradoodle é antialérgico, solta pouquíssimo pêlo e limpa-se quase por si próprio. Os Labradoodles são cómicos, inteligentes, leais e espertos.

História[editar | editar código-fonte]

O Labradoodle tornou-se conhecido em 1988, quando o criador australiano Wally Conron cruzou o Labrador Retriever e o Poodle na Royal Guide Dogs Associations of Australia, em Victoria.[2][3][4] Conrons tinha o objetivo de combinar o revestimento baixo-vertendo do poodle com a gentileza e a treinabilidade do Labrador e fornecer um cão-guia adequado para pessoas com alergias a pele e pelos.[4][5] Sultan, um cão desta ninhada, exibindo todas as qualidades que Conron estava buscando, trabalhou como um cão-guia para uma mulher no Havaí há dez anos.[4]

Embora os cães-guia de Victoria já não reproduzam Labradoodles, eles são criados por outras organizações de cães-guia e assistência na Austrália e em outros lugares. A associação para o cego da Austrália Ocidental introduziu Labradoodles no seu programa de treinamento, e seu primeiro, Jonnie, formou-se em novembro de 2010. Os Labradoodles são agora amplamente utilizados ao redor do mundo como cães guia, de assistência e terapia, bem como sendo populares cães da família. O coroa real norueguesa, o Príncipe e a princesa, possuem um Labradoodle.[6][7]

Aparência e temperamento[editar | editar código-fonte]

o Labradoodle não é uma raça é um híbrido, os filhotes não têm características consistentemente previsíveis.[8]

Saúde[editar | editar código-fonte]

Labradoodles podem sofre de problemas comuns a suas raças parentais,Poodles e Labradores podem sofrer de Displasia de Quadril, Por isso é necessário fazer uma radiografia para verificar se há esse problema antes do acasalamento.As raças parentais também podem sofre uma serie de distúrbios oculares, e um exame por um oftalmologista veterinário deve ser realizado em cães reprodutores.

Labradoodles foram conhecidos por sofrer de atrofia progressiva da retina, uma doença que causa cegueira hereditária, que ocorre em ambos os Poodles miniatura e Cocker Spaniel.

Referências

  1. Catherine Donaldson-Evans (25 de julho de 2002). «Dogs Made to Order» (em inglês). FoxNews. Consultado em 21 de junho de 2014. 
  2. Conron, Wally. "My Story: I Designed a Dog", Reader's Digest, 10 July 2007.
  3. Cunningham, Angela. «The Australian Labradoodle». The Australian Labradoodle Association. 
  4. a b c Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas hotdog
  5. Staff (2008-01-01). «Labradoodle». Animal World. Consultado em 2008-10-16. 
  6. «Her er kronprinsparets nye kjæledegge» (em Norwegian). «When it became known that the Crown Prince couple's new dog would be a so-called "labradoodle" there was no lack of critical voices.» 
  7. Krupnick, Ellie (17 May 2012). «PHOTOS: Norway's Royal Family Gets Decked Out For Norwegian Constitution Day». Huffington Post [S.l.: s.n.] 
  8. Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas Labradoodle
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Labradoodle
Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.