Lac-Mégantic

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lac-Mégantic
O Museu Marítimo de Quebec.
Vista de Lac-Mégantic
Coordenadas: 45º35'N, 70º53'W
Província Quebec
Região administrativa Estrie
Prefeito Colette Roy-Laroche
Código postal G6B
Área  
 - Cidade 25,20 km²
Fuso horário UTC -5
População (2011)  
 - Cidade 5.932
 - Densidade 272.5 hab/km²
Website: www.ville.lac-megantic.qc.ca


Vista do centro da cidade de Lac-Mégantic

Lac-Mégantic é uma cidade na região de Estrie, Regionalidade Municipal do Condado de Le Granit na província canadiana de Quebec. Situada no antigo condado de Frontenac. É sede de Le Granit. Fica situada à beira do Lago Mégantic que deu o nome à cidade.

Segundo o censo de 2011, tinha uma população de 5932 habitantes. [1] .

Localização de Lac-Mégantic no condado de Le Granit.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Lac-Mégantic fica localizada na parte leste da região administrativa de Estrie, Regionalidade Municipal do Condado de Le Granit, aproximadamente a 35 quilómetros da fronteira com os Estados Unidos. O rio Chaudière nasce no Lago Mégantic e desagua no rio São Lourenço, cerca de 175 quilómetros a norte, perto de Lévis (no interior da antiga cidade de Saint-Romuald). A cidade de Lac-Mégantic fica situada a 50 quilómetros do Monte Mégantic.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Segundo o censo de 2011, Lac-Mégantic tinha uma população de 5.932 habitantes, uma diminuição de 0,6% em relação a 2006. A cidade ocupa uma superfície de 21.77km2 (terra), 25,20 km2 (total, incluindo a parte líquida com o lago) , tendo uma densidade populacional de 272,5 habitantes/km2.[2] . Havia 2938 alojamentos privados, dos quais 2754 estavam ocupados por residentes permanentes .[3] A média etária da população da cidade era de 48.6 anos e 85.3% dos seus habitantes tinha 15 ou mais anos.[4] 95% dos habitantes da cidade tinha como língua materna o língua francesa, apenas 60 (1%) tinham o inglês como língua materna, 40 tinham outra língua materna (10 tinham o bósnio, 10 o servo-croata, 5 o árabe, 5 o castelhano e 20 usavam tanto o francês como o inglês como língua materna).[5]

História[editar | editar código-fonte]

Avenida Principal em 1910.

Antes dos contactos com os europeus, a região era habitada pelos Abenaki. Escavações arqueológicas mostram que os Ameríndios têm estado na região durante mais de 12.000 anos, fazendo este o local de ocupação humana mais antiga no Quebec. [6] O nome de Mégantic vem da palavra abenaki "namesokanjik" que se traduz como "local onde os peixes são guardados.".[6]

O primeiro europeu conhecido a descobrir a região foi o missionário católico, Pai Druillettes, um jesuita, que chegou ali em 1646. Ele ali chegou com o objetivo de converter os Abenaki.[7]

Os primeiros colonos a povoar a região chegaram por volta de 1850 e tinham origem Franco-Canadiana e Escocesa[6]

Originalmente chamada de Megantic, a vila foi fundada em 1884 depois da linha férrea Canadian Pacific Railway iniciou a construção do segmento final da ferrovia transcontinental ligando Montreal ao porto atlântico de Saint John, New Brunswick.Esta linha aberta em 1889 e foi esteve a cargo da International Railway of Maine, uma subsidiária da CPR. Mégantic foi o local de encontro duas linhas férreas naquela época: a CPR e a Quebec Central Railway. A linha CPR foi mais importante por causa da adaptação a grandes comboios de carga e passageiros.

Mégantic recebeu o nome de Lac-Mégantic em 1958, devido às proximidade do Lago Mégantic, localizado na fronteira sul do município.


Descarrilamento de 2013[editar | editar código-fonte]

Área do descarrilamento do comboio, incêndios e explosões

A cidade ficou tristemente conhecida internacionalmente por aí ter ocorrido um descarrilamento de um comboio desgovernado durante cerca de 11 quilómetros, transportando produtos petrolíferos e que explodiu no centro da cidade, provocando pelo menos 47 mortos. O acidente teve lugar no dia 6 de julho de 2013.[8]

Governo municipal[editar | editar código-fonte]

O conselho da cidade é constituído por conselheiros representando seis distritos eleitorais.[9] [10]

Distrito Nome do conselheiro
1. Agnès Richard Michaud
2. Fatima Johanne Vachon
3. Centre-Ville Jean-Guy Bouffard
4. Québec-Central Daniel Gendron
5. Vieux-Nord André Desjardins
6. Montignac Roger Garant

Economia[editar | editar código-fonte]

Se bem que a ferrovia tenha declinado nas últimas década, a cidade Lac-Mégantic permanece como umo importante centro de agricultura, exploração florestal, corte de madeira e de produção de pasta de papel. A Tafisa Canada uma subsidiária da empresa portuguesa Sonae Indústria possui um fábrica de aglomerado de partículas com uma superfície de 6000 m2.[11] A ecomia da região nos primeiros tempos foi propulsada pela indústria de exploração florestal devido às vastas florestas em redor. Muitas indústrias operaram na região incluindo a serraria (Nantais Mill), a indústria de mobiliário e de fabrico de papel. O Lago Mégantic foi usado para o transporte de árvores, com um barco a vapor usado para rebocar as árvores cortadas para a serraria. O primeiro barco a vapor da região chamado "Lena" foi construído por George Flint em 1881.

No tempo da revolução industrial, os agricultores e os operários constituíam a maioria da população de Lac-Mégantic. Em 1907, a cidade tinha 2600 pessoas e o salário diário para um trabalhador era à volta de C$1 to C$1.50. Os operários viviam na parte norte da cidade, enquanto os profissionais liberais, os membros do clero e os empregados em instituições financeiras viviam no centro da cidade.

A primeira agência bancária a abrir na cidade foi o People's Bank of Halifax, que abriu em abril de 1893. O seu primeiro gerente foi um Mr. Aitkens from Cookshire. O banco foi adquirido pelo Banco de Montreal em 1905 e foi construído um novo edifício naquele mesmo ano.[12] A agência bancária encerrou em 2001 e foi vendido ao Banco Nacional do Canadá;[13] [14] O Eastern Townships Bank, fundado em Sherbrooke em 1859, abriu uma sucursal em Lac-Mégantic , em 1904 e adquiriu o seu próprio edifício em Frontenac e Thibodeau em 1910. Aquele banco foi adquirido pelo Canadian Bank of Commerce em 1912; a agência local com as suas distintivas colunas arquitetónicas fechou durante a Grande Depressão em 1935.[15]

Imprensa[editar | editar código-fonte]

Na cidade é publicado um jornal semanal L'Écho de Frontenac.[16] e uma estação de rádio, CJIT-FM 106.7 opera num estúdio local.

Turismo[editar | editar código-fonte]

A região tem vindo a aumentado sua confiança no turismo, atraindo pessoas do Quebec e do Nordeste dos Estados Unidos.

Lac-Mégantic fica próximo de dois parques provinciais, Frontenac National Park em Lac Saint-François e Mont-Mégantic National Park próximo Notre-Dame-des-Bois. Mont-Mégantic Park tem o museu de astronomia e o observatório Mont Mégantic Observatory.As margens do Lago Mégantic são palco de um concurso de natação em agosto e de uma corrida de ciclismo em junho.

As principais atividades para os turistas são a caça e a pesca.

Educação[editar | editar código-fonte]

Lac-Mégantic possui um colégio júnior Centre d’études collégiales de Lac-Mégantic,que está afiliado com a Cégep Beauce-Appalaches. O colégio oferede programas técnicos e pré-universitários incluindo um programa de astrofísica que é o único do tipo em todo a província do Quebec. Possui um centro de formação profissional Le Granit.

A cidade tem uma escola secundária, Polyvalente Montignac,e duas escolas primárias, École Notre-Dame-de-Fatima e École Sacré-Cœur

Religião[editar | editar código-fonte]

Lac-Mégantic possui duas paróquias católicas: Sainte-Agnès e Notre-Dame-de-Fatima.

Cidades gémeas[editar | editar código-fonte]

Lac-Mégantic está germinada com:


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Census Profile - Lac-Mégantic. Visitado em 9 de julho de 2013.
  2. Statistics Canada. Census Profile 2011 Statistics Canada. Visitado em 13 de julho de 2013.
  3. Statistics Canada. Census Profile 2011 Statistics Canada. Visitado em 13 de julho de 2013.
  4. Statistics Canada. Census Profile 2011 Statistics Canada. Visitado em 13 de julho de 2013.
  5. Statistics Canada. Census Profile 2011 Statistics Canada. Visitado em 13 de julho de 2013.
  6. a b c Historique. Visitado em 9 de julho de 2013. (em francês)
  7. Portrait of a decimated town: A brief history of Lac-Mégantic The Canadian Press. Visitado em 12 de julho de 2013.
  8. Richard Valdmanis e P.J. Huffstutter. Sobe para 13 número de mortos por acidente de trem no Canadá Reuters. Visitado em 9 de julho de 2013.
  9. Membres du conseil Conseil municipal Ville Lac-Mégantic. Visitado em 13 de julho de 2013.
  10. Élection et districts électoraux Conseil municipal Ville Lac-Mégantic.
  11. Tafisa Canada.
  12. Rue Principale et Banque de Montréal, Lac-Mégantic, QC, vers 1910 (1910).
  13. Mémoires collectives.
  14. "50 000 $ aux sinistrés de Lac-Mégantic", l'Hebdo du St-Maurice, 2013-07-08. Página visitada em 22 de julho de 2013.
  15. La nouvelle municipale.
  16. "Lac Megantic disaster can’t stop newspaper from publishing", Toronto Star, 2013-07-13. Página visitada em 22 de julho de 2013.
  17. a b Villes jumelées Ville de Lac-Mégantic. Visitado em 22 de julho de 2013.