Lacrimosa (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2018). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Lacrimosa
Tilo Wolff em concerto.
Informação geral
País  Alemanha
Gênero(s) Começo:
Rock gótico
Darkwave
Neue Deutsche Todeskunst
Atualmente:
Gothic metal
Metal sinfónico
Período em atividade 1990 - atualmente
Gravadora(s) Hall of Sermon
Integrantes Tilo Wolff
Anne Nurmi
Jay P. Genkel
Henrik Flyman
Yenz Leonhardt
Julien Schmidt
Página oficial lacrimosa.com

Lacrimosa é um duo composto por Tilo Wolff e Anne Nurmi no qual mescla diversos estilos como o dark wave, gothic rock e metal com orquestras sinfônicas. Idealizada na Alemanha por Tilo Wolff em 1989, lançou sua demo tape Angst porém mais conhecida como Clamor em 1990, contendo duas músicas “Seele in Not” e “Requiem” com fortes influências do estilo dark wave. O nome “Lacrimosa” significa “banhado em lagrimas”, nome que foi retirado de uma das partes do Requiem de Mozart, do qual Tilo é um grande fã.

Ele não imaginava o sucesso que faria, fez apenas 100 copias dessa fita e a grande maioria foi distribuída entre seus amigos, porém teve uma boa aceitação do público, na época chegou a receber algumas propostas de gravadoras mas ele decidiu que não queria uma gravadora mandando em sua música ou lhe dando prazos para compor, então trabalhou em uma fábrica e juntou dinheiro para abrir a sua própria gravadora a “Hall of Sermon”.

Nos anos seguintes Tilo lançou o seu primeiro álbum de estúdio “Angst - ‘1991” no qual além de uma versão remasterizada de “Seele in Not” e “Requiem” também contém mais 4 faixas, e em seguida “Einsamkeit - 1992” seguindo a mesma linha Darkwave e em seguida “Satura – 1993” que ainda se mantinha no mesmo estilo porém contando com influências de rock como na música “Erinnerung”;

E foi com o lançamento do álbum Satura que finalmente resolveu fazer sua primeira turnê, e foi durante essa turnê que conheceu Anne Nurmi que na época era integrante da banda “Two Witches” que estava abrindo alguns shows para o Lacrimosa nessa turnê, quando Tilo viu Anne no palco disse que se identificou muito com sua maneira de se expressar e como já procurava por uma alguém para dividir os vocais e ficar nos teclados, após a turnê Tilo a convidou para entrar na banda e a mesma aceitou.

Entrada de Anne Nurmi[editar | editar código-fonte]

Anne participou das gravações do então próximo Single,‘Schakal - 1994’, no qual ela cantou um trecho em Finlandês, mas ‘Inferno - 1995’ foi o primeiro álbum oficial com a sua colaboração nos vocais e teclados.

Lacrimosa que até então tinha um estilo mais dark wave passou a ter mais influências do rock e metal, dando uma ênfase maior na bateria e guitarras, que nos álbuns anteriores eram poucas, e também passou a trabalhar mais a parte orquestrada.   

Anne Nurmi, concerto em 2005

Nos seguintes álbuns ‘Stille - 1997’, ‘Elodia - 1999’ e ‘Fassade – 2001’, Tilo sendo um grande Fã de música clássica Tilo mostrava cada vez mais o seu lado maestro, algo que surpreendeu e agradou a muitos fãs e foi o ápice da influência do metal na carreira de Lacrimosa que até então foi em ‘Stille – 1997’, um álbum com uma atmosfera carregada e dramática e um equilibro perfeito entre a força das guitarras e a suavidade da orquestra, algo que com o tempo se tornou uma das características da Lacrimosa, sendo uma das bandas pioneiras no estilo (symphonic meta]]l), porém sem perder a sua essência e ainda lançando músicas capaz de agradar seu público antigo, como por exemplo a música “Mutatio Spiritus” do single “Stolzes Herz – 1996 que segue o estilo dark wave.


No álbum ‘Elodia ‘1999’ a parte orquestrada foi executada pela orquestra sinfônica de Londres e gravada no famoso Abbey Road Studios, cada parte foi composta e arranjada por Tilo Wolff. Para a gravação desse álbum foram necessários 187 músicos e foi um dos álbuns em que mais se investiu, porém também foi um grande sucesso. O sucessor de ‘Elodia’,‘Fassade’, trouxe algo até então inédito para o mundo de Lacrimosa :uma música divida em partes . A faixa ‘Fassade’ e seus 3 movimentos, composições magníficas com coros e orquestras, trouxeram ainda mais brilho para o álbum marcado pelas críticas à superficialidade da sociedade moderna.‘Echos - 2003’ foi um álbum com músicas mais instrumentais e com vocais carregados de emoções, tendo um processo de composição e gravação muito rápido, segundo Tilo precisou apenas de alguns meses, e foi também na turnê desse álbum que Lacrimosa se apresentou pela primeira vez no Brasil na cidade de São Paulo no dia 28 de Julho de 2004.

Seu estilo combina ramificações do metal com a música clássica, pela utilização de instrumentos eruditos como piano e formações orquestrais. A banda possui influências tanto de dark wave (primeiros três álbuns), quanto de heavy metal (Sapphire, do álbum Lichtgestalt e Liebesspiel, do álbum Fassade, entre outras), progressive metal (Deine Nähe, do álbum Stille) e, segundo muitos, até de Tango (Malina e Eine Nacht in Ewigkeit, ambas do álbum Echos). Em entrevista ao site Whiplash em 2004, Tilo Wolff afirmou: "O Lacrimosa é a inspiração de sentimentos, sem ter vínculo com estilos musicais. De fato a imagem e fotos podem sugerir que somos góticos, mas nem sempre exploramos esse estilo a fundo. É algo mais profundo. Mas não me importo com isso."[1]

Quase todas as letras de suas canções são escritas em alemão, mas a partir do álbum Inferno também há letras em inglês (Copycat e Not Every Pain Hurts, entre outras) e em finlandês (Vankina e trechos de Schakal), além de uma versão de Durch Nacht und Flut parcialmente em espanhol, no álbum ao vivo Lichtjahre.

A autoria das letras é de Tilo Wolff, exceto por Hohelied Der Liebe, do álbum Lichtgestalt (2005), cuja letra foi retirada da Bíblia (Primeira carta de Paulo aos coríntios, capítulo 13).

Os principais temas abordados por Lacrimosa são a solidão, tristeza, amor que são sobre os próprios sentimentos de Tilo e Anne.

Lacrimosa só voltou a lançar álbuns de estúdio em 2009, porém nesse tempo Tilo não ficou parado, em 2006 iniciou mais um projeto chamado “Snakeskin” voltado mais ao eletrônico e nesse período lançou dois albuns. O Lacrimosa veio novamente ao Brasil em 21 de Setembro de 2010 no aniversário de 20 anos após lançar os álbuns ‘Sehnsucht – 2009’ que foi um álbum que impressionou muitos fãs pois a banda que até então seguia cada vez em seu estilo (Symphonic Metal) lançou esse albúm repleto de músicas extremamente melancólicas e quase sem guitarras, agradando muito os fãs antigos, inclusive nesse álbum reaparece a personagem do álbum “Satura – 1993” na capa montada em um cavalo, em seguida ‘Schattenspiel – 2010’ “nome foi inspirado na música “ShadowPlay” do Joy Division sendo esse uma coletânea com varias músicas antigas do Lacrimosa que nunca tinham sido reveladas e também algumas músicas novas seguindo o mesmo estilo do álbum anterior e versões alternativas de músicas antigas.

Em 2012 Lacrimosa lançou o álbum ‘Revolution’ esse álbum mantinha as principais características como as músicas ricamente orquestradas, porém com muito mais guitarra e novamente puxando mais para o metal. Lacrimosa saiu em turnê para a divulgação do álbum e passou novamente no Brasil em 23 de Abril de 2013 e depois em 08 de Dezembro de 2015 para divulgar seu novo álbum “Hoffnung – 2015” seguindo o mesmo estilo do anterior porém bem mais orquestrado e inclusive contendo novamente uma música separada em movimentos assim como já havia feito em “Fassade 2001” sendo dessa vez em duas partes “Der Freie Fall – Apeiron, pt1” e “Apeiron – Der Freie Fall pt2”

Homenagem aos seus ídolos falecidos[editar | editar código-fonte]

O ano de 2016 foi um ano muito triste pois vários músicos talentosos morreram, Tilo demonstrou sua tristeza com algumas perdas em suas redes sociais, por exemplo, quando David Bowie morreu em 10 de Janeiro de 2016 e Tilo escreveu “O herói morreu”, o mesmo foi uma grande influência e inspiração para o Tilo no início de sua carreira, no mesmo ano também se foram outros ídolos dele como: Glenn Frey, Colin Verncomb, George Martin, Prince, Leonard Cohen, George Michael, Carrie Fisher e Debbie Reynolds.

No início de 2017 Tilo começou a lançar pistas de que sairia um álbum novo, e após algumas semanas anuncia que está trabalhando em um novo álbum “Testimonium – 2017” um réquiem dividido em três partes em homenagens aos seus “heróis” como o mesmo gostava de chamá-los, e foi um álbum que surpreendeu muito o seu público, para o mesmo Tilo montou sua própria orquestra para a qual convidou vários músicos com os quais já tinha trabalhado em álbuns antigos e após o lançamento do álbum veio um Video-Clipe da música “Nach dem Sturm” após anos lançando apenas videos-lives, e em seguida anunciaram sua turnê e voltaram ao Brasil em 13 de Dezembro de 2017.

Curiosidades e outras informações[editar | editar código-fonte]

A banda já se apresentou seis vezes no Brasil (28 de Julho de 2004 - Olympia, 4 de Outubro de 2007 - CredicardHall e 21 de Setembro de 2010 - Carioca Club, 23 de Abril de 2013 - Carioca Club, 08 de Dezembro de 2015 - Carioca Club, todos em São Paulo),(13 de Dezembro de 2017 - Carioca Club).

Em 2006 Anne Nurmi apareceu grávida, apesar das especulações de que Tilo e Anne são um casal e que o bebê seria de Tilo, porém eles nunca confirmaram sobre qual seria a sua relação.

Em 2008, um site mexicano publicou que Tilo Wolff teria morrido em um acidente aéreo nas proximidades de Hanôver. A publicação foi desmentida pela gravadora, que afirmou que o músico estava na Suíça, trabalhando nas gravações do novo álbum da banda.[2]

Em 2013 Tilo enviou um agradecimento ao seu Fã Clube Oficial Brasileiro, o Lacrimaniacos Brasil.

Em 2017 Tilo concedeu uma entrevista para a revista brasileira Gothic Station, na qual fala sobre sua relação com os fãs Brasileiros e planos de voltar ao país no mesmo ano.

Participações externas de Tilo Wolff[editar | editar código-fonte]

Trabalho Autor Nota
Lycia Christian Dörge Álbum
Gimme Something to Believe In Dark Sonics Collections Coletânea
Endorama Kreator
The Phantom of the Opera Dreams of Sanity
Abendrot Joachim Witt
Messiah Kartagon
Bleib Tk Kim
Children of the Dark Mono Inc

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Tradução do título Tipo Capa
1990 Clamor Clamor Demo
1991 Angst Medo Álbum
1992 Einsamkeit Solidão Álbum
1993 Satura Sátira Álbum
Alles Lüge Tudo Mentira EP
1994 Schakal Chacal Single
1995 Inferno Inferno Álbum
1996 Stolzes Herz Coração Orgulhoso Single
1997 Stille Silêncio Álbum
1998 Live Ao Vivo Ao Vivo
1999 Elodia ? Álbum
Alleine zu zweit Sozinho a Dois Single
2001 Der Morgen Danach A Manhã Seguinte Single
Fassade Fachada Álbum
2002 Durch Nacht und Flut Através da Noite e da Inundação Single
Durch Nacht und Flut - Special Edition Através da Noite e da Inundação - Edição Especial Single
Vintage Classix Clássicos Antigos Box de Discos de Vinil
2003 Echos Ecos Álbum
2004 B-Seiten Lado B Coletânea
Singles Collection Coleção de Singles Coletânea de Singles
2005 Lichtgestalt Criatura de Luz Álbum
The Party Is Over A Festa Acabou Single
Lichtgestalten Criaturas de Luz EP
Sapphire Safira Single
Lichtgestalt Single Criatura de Luz (Single) Single
Kelch der Liebe Cálice de Amor Single
2007 Lichtjahre Anos-luz Ao Vivo
2008 B-Side in Heaven Lado B no Céu Coletânea
B-Side in Hell Lado B no Inferno Coletânea
2009 Sehnsucht Anseio Álbum
I Lost My Star Eu Perdi Minha Estrela Single
Feuer Fogo Single
Mandira Nabula ? Box de Singles
2010 Schattenspiel Jogo de sombras Coletânea
Untitled Sem Título EP
Sellador Selador Maxi Single / Promo
2012 Revolution Revolução Álbum
Morning Glory Glória da Manhã EP
2013 Heute Nacht Esta Noite EP
2014 Live in Mexico City Ao Vivo Na Cidade do México Ao Vivo
2015 Hoffnung Esperança Álbum
2017 Testimonium Testemunha Álbum
2019 Zeitreise Viagem no Tempo Coletânea

Videografia[editar | editar código-fonte]

Videoclipes
Clipe Álbum
Satura Satura
Copycat Inferno
Schakal Inferno
Stolzes Herz Stille
Siehst du mich im Licht? Stille
Not Every Pain Hurts Stille
Alleine Zu Zweit Elodia
Der Morgen Danach Fassade
Durch Nacht und Flut Echos
Lichtgestalt Lichtgestalt
Feuer Sehnsucht
Revolution Revolution
Die Unbekannte Farbe Hoffnung
Nach dem Sturm Testimonium


Vídeos
Ano Título Tipo
1995 The Clips 1993-1995 VHS
1997 Silent Clips VHS
2000 The Live History VHS
The Live History DVD
2005 Musikkurzfilme DVD
2007 Lichtjahre DVD
2014 Live in Mexico City DVD

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Formação atual
Integrante Instrumento(s)
Tilo Wolff Vocal, Teclado
Anne Nurmi Teclado, Vocal
Yenz Leonhardt Baixo, Vocal
Henrik Flyman Guitarra
Jay P. Genkel Guitarra
Julien Schmidt Bateria


Músicos que já participaram da banda ou de algum álbum
Instrumento Músico
Guitarra Jan Yrlund
Joachin Küstner
Andreas Hagler
Jill Y. Creek
Gunnar Seifert
Roland Thaler
Mille Petrozza
Sebastian Hausmann
Baixo Sebastian Hausmann
Gonzo
Rock'n Roly
Stelio Diamantopoulos
Frederick Martin
Joachim Gebardt
Bateria Thomas Nack
AC
Franco Nero
Laurin Biersack
Stefan Schwarzmann
Violoncelo Boris Becker
Charlotte Kracht
Ulrich Chaon
V. Sondeckis
Violino Rodrigo Reichel
Thomas Oepen
Stefan Pintev
Teclado Patrick Sayer
Felix Haucher
Baixo sem trastes Susanne Vogel
Oboé Thomas Rohde
Fagote Philip Morris
Clarinete Thomas Gramatzki
Viola da gamba V. Sondeckis
Contrabaixo Katharina C. Bunners
Viola Sebastian Marock
Piano Philippe Alioth
Vocal Judith Grüning


Vozes
Timbre Músico
Contralto Uli Brandt
Melanie Kirschke
ursula Ritter
Soprano Catharina Boutari
Raphaela Mayhaus
Bettina Hunold
Tenor Olaf Senkbeil
Klaus Bülow
Coro Rosenberg Ensemble


Orquestras
Nacionalidade Grupo
Alemanha Filarmônica Alemã Babelsberg
Filarmônica Spielmann-Schnyder
Orquestra Sinfônica de Barmbeker
Ópera de Hamburgo
Inglaterra Orquestra Sinfônica de Londres

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Lacrimosa (banda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. Lacrimosa - Entrevista exclusiva com Tilo Wolff]
  2. «Bloody-Harlekin International FanClub - News 2008». Consultado em 10 de novembro de 2008. Arquivado do original em 7 de fevereiro de 2009