Saltar para o conteúdo

Bratmobile

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ladies, Women and Girls)
Bratmobile
Bratmobile
Bratmobile em 1994
Informações gerais
Origem Olympia, Washington
País Estados Unidos
Gênero(s) Riot grrrl
Punk rock
Garage rock
Período em atividade 1991 - 1994
1999 - 2003
Gravadora(s) Kill Rock Stars (1991 - 1994)
Lookout! Records (1999 - 2003)
Ex-integrantes Allison Wolfe
Erin Smith
Molly Neuman
Jon Nikki
Audrey Marrs
Marty Violence
Página oficial killrockstars.com/bratmobile

Bratmobile foi uma banda estadunidense de punk rock. A banda pertenceu à primeira geração de bandas Riot Grrrl, que cresceu na cena underground de Washington DC e noroeste dos Estados Unidos. A banda tinha muita influência do indie pop, e também do Britpop e punk rock.

O Bratmobile foi formado quando Allison Wolfe e Molly Neuman, duas estudantes da Universidade de Oregon, começaram a colaborar para um influente fanzine feminista, chamado de Girl Germs. As duas garotas, sob o nome de "Bratmobile", fizeram o primeiro show da banda no dia 14 de fevereiro de 1991, no Olympia's North Shore Surf Club, ainda como uma dupla, onde Molly e Allison se revezavam na guitarra, bateria, e vocal.[1]

Durante as férias da primavera de 1991, Allison e Molly foram para Washington, DC para seguir o Beat Happening e Nation of Ulysses em turnê, e também para tentarem trabalhar de um novo jeito no Bratmobile que, naquela época, incluia Jen Smith e Christina Billotte na formação. Juntos, eles gravaram e lançaram uma fita cassete intitulada de "Bratmobile DC".

Em dezembro de 1990, Calvin Johnson, um dos membros do Beat Happening, havia apresentado Molly para a guitarrista Erin Smith, durante um show do Nation of Ulysses em Washington, DC. Quando Allison e Molly perguntaram se Erin queria tocar com elas, Erin Smith era, ao lado de seu irmão, a co-autora do Teenage Gang Debs, um fanzine bastante reverenciado e voltado para a cena da música pop. Funcionou, e em julho de 1991, agora como um trio, elas fizeram o primeiro show. A formação da banda era Molly Neuman na bateria, Erin Smith na guitarra e Allison Wolfe como vocalista.

Desde os seus primeiros shows, o Bratmobile foram considerados uma adição importante (e excitante) para a cena fértil do punk rock dos anos 90. De 1991 a 1994, a banda lançou um clássico álbum, o "Pottymouth", e o EP, "The Real Janelle". Ambos pela gravadora Kill Rock Stars.

Após o fim da banda, Molly Neuman mudou-se para San Francisco, onde começou a trabalhar na gravadora Lookout! Records (localizada na baía leste), onde hoje ela atua como gerente geral e co-proprietária. Ela também tocou nas bandas The PeeChees e The Frumpies.

Allison Wolfe mudou-se para Washington, D.C., onde ela e Erin Smith montaram uma nova banda, chamada de Cold Cold Hearts. Wolfe também se mantém aitva no feminismo e ativismo.

Em 1999, a banda decidiu se reunir para uma pequena apresentação no Oakland's Stork Club, onde entraram em turnê com o Sleater-Kinney.

Em 2000, a banda lançou o seu segundo álbum de estúdio, intitulado de "Ladies, Women and Girls". O álbum foi bem aclamado pela crítica e conseguiu novos fãs para a banda, impulsionado também pela turnê ao lado de nomes como Sleater-Kinney, The Donnas, The Locust, e muitos outros. O álbum "Ladies, Women and Girls" foi lançado pela gravadora Lookout! Records - de Molly Neuman -, e contou com a produção de Tim Green, do Nation of Ulysses e The Fucking Champs.

No dia 7 de maio de 2002, a banda lançou o seu terceiro álbum, intitulado de "Girls Get Busy". Neste álbum, Audrey Marrs gravou o teclado nas músicas, o que serviu para dar um novo ar para a banda. Marty Violence também colaborou com o contra-baixo.

Após dedicar a maior parte dos anos de 2002 e 2003 na promoção do álbum "Girls Get Busy", via turnês, cada uma das integrantes começaram a demonstrar interesse por novos projetos. No dia 30 de janeiro de 2004, através de uma mensagem que Allison Wolfe publicou no site da banda, o Bratmobile chegou ao fim.

Álbuns de estúdio

[editar | editar código-fonte]

Álbum ao Vivo

[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.