Lagarto (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de Lagarto, veja Lagarto (desambiguação).
Lagarto
Informações gerais
Primeira aparição The Amazing Spider-Man #6 (Novembro de 1963)
Criado por Stan Lee
Steve Ditko
Editora Marvel Comics
Estado atual Vivo
Características físicas
Espécie Humano mutado
Família e relacionamentos
Parentes Martha Connors (esposa morta), Billy Connors (filho morto)
Informações profissionais
Ocupação ex-Cirurgião das Forças Armadas, Cientista
Poderes
  • Força, resistência, agilidade, reflexos, velocidade e durabilidade sobre-humanas
  • Vígor super-humano
  • Escalar paredes (Lagarto possui garras altamente afiadas e secreções que o ajudam a se fixar nas paredes)
  • Regeneração espontânea acelerada
  • Controle de Lagartos
  • Intelecto genial
Inimigos Homem-Aranha
(como Lagarto, raramente é amigo dele como lagarto)
Afiliações atuais Sexteto Sinistro
Doze Sinistros
Base de operações Nova York

O Lagarto (Lizard em inglês) é um personagem das Histórias em Quadrinhos da Marvel Comics, presente como vilão nas histórias do Homem-Aranha. Criado em 1963 por Stan Lee e Steve Ditko para a sexta edição da revista The Amazing Spider-Man, o personagem é o alterego do professor Curt Connors, um médico e cientista que tentando replicar a regeneração réptil para recuperar um braço perdido, acaba por virar um homem-lagarto.

Publicação[editar | editar código-fonte]

Biografia ficcional do personagem[editar | editar código-fonte]

O Dr. Curt Connors, reservista do Exército dos Estados Unidos, foi um cirurgião mandado para a Guerra do Vietnã, onde perdeu o braço direito. Inspirado na capacidade de regeneração dos répteis, ele tornou-se um cientista e dedicou-se a estudar uma fórmula química que o fizesse recuperar o membro perdido. A sua pesquisa conduziu-o a um soro de répteis, que ele injetou em si mesmo, porém com o efeito colateral de tê-lo transformado em uma criatura meio humana, meio réptil: o Lagarto. Além da capacidade de regenerar órgãos ou membros perdidos, o Lagarto tem uma força descomunal, várias vezes superior à média humana, além da rapidez e agilidade características dos répteis, fora a capacidade de escalada em superfícies rugosas. Ele também tem o poder de controlar todos os répteis perto de si, mas não costuma usá-los com muita frequência.

O Lagarto deseja destruir todos os mamíferos da face da Terra. Para tanto constrói vários equipamentos e máquinas, mas sempre é detido pelo Homem-Aranha. O primeiro confronto entre os dois se deu nos pântanos da Flórida, quando o fotógrafo Peter Parker foi enviado aquele local para investigar as aparições de um monstro.[1] Depois o cientista mudou-se para Nova Iorque, passando a trabalhar no laboratório de pesquisas da Universidade Empire State, onde Peter Parker foi estudante.

O Homem-Aranha nutre um sentimento de compaixão, piedade e amizade pelo Dr. Connors, o que o leva a conter-se quando enfrenta o monstruoso alter-ego do cientista. Numa ótima história em duas partes, desenhada por John Buscema em 1969 (republicada no Brasil em A Teia do Aranha #9), o herói se viu numa situação em que tem que se defender, e ao mesmo tempo proteger, o vilão dos ataques do Tocha Humana (membro do Quarteto Fantástico e conhecido dos primeiros leitores do aracnídeo por nutrir com ele um misto de amizade e rivalidade adolescente das mais interessantes). A família do Dr. Connors (esposa Martha e filho Billy), também costuma ficar no fogo cruzado da luta entre os dois.

O Lagarto oscila entre uma mente irracional e o cérebro brilhante do Dr. Connors. Quando prevalece a mente agressiva do Lagarto, ele tenta se livrar da sua personalidade humana, e quando a razão do Dr. Connors se sobressai, ele tenta se livrar do Lagarto. Várias vezes ele e o Homem-Aranha pensaram ter conseguido uma cura, porém o Lagarto sempre acaba voltando.[2]

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

  • Dylan Baker interpreta o Dr. Connors em Homem-Aranha 2 e Homem-Aranha 3, sendo um coadjuvante - Connors é professor de Parker na faculdade, no terceiro filme investigando a Simbiose Negra. Assim como nos quadrinhos, não tem o braço direito. Nesta continuidade, Connors não se transforma em Lagarto.[3]
  • Em O Espetacular Homem Aranha, Rhys Ifans interpreta o Dr. Curt Connors, ele é amigo de Richard Parker (pai de Peter, desaparecido), trabalha na Oscorp e se torna o Lagarto ao injetar um soro experimental em si mesmo. O Lagarto acerta o capitão Stacy no estômago durante a luta final com o Homem-Aranha, consequentemente o matando. Connors acaba preso por cometer atos de bio-terrorismo.[4]
  • Em Spider-Man: No Way Home, Rhys Ifans retorna a interpretar o Lagarto, que foi trazido do seu mundo de origem para o Universo Cinematográfico Marvel.

Desenhos Animados[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.