Lago Bled

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Lago de Bled
Lago de Bled visto das montanhas
Localização
Coordenadas 46° 21' N 14° 05' E
País  Eslovênia
Localidades mais próximas Bled
Características
Altitude 465 m
Área * 1,45 km²
Comprimento máximo 2,100 km
Largura máxima 1,380 km
Profundidade máxima 29,5 m
Volume * 0,0257 km³
Bacia hidrográfica 70
Ilhas Ilha de Bled
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O Lago de Bled, (Blejsko jezero (em esloveno)), é um lago nos Alpes Julianos da região da Alta Carniola, noroeste da Eslovénia, onde confina a cidade de Bled. A área é um dos principais destinos turísticos da Eslovénia. O lago fica a de 35km (22mi) do Aeroporto Internacional de Liubliana e 55km (34mi) da capital, Liubliana.

Geografia e história[editar | editar código-fonte]

O lago possui origens glacial e tectônica. Com 2120m de comprimento e 1380m de largura, possui uma profundidade máxima de 29,5m e tem uma pequena ilha (Ilha de Bled). O lago está situado em um ambiente pitoresco, rodeado por montanhas e florestas. O Castelo medieval de Bled está localizado acima do lago da costa norte. O Vale Zaka fica no extremo oeste do lago.

O Lago foi sede do Campeonato Mundial de Remo em 4 ocasiões: 1966, 1979, 1989 e 2011.

A Ilha de Bled[editar | editar código-fonte]

A Ilha de Bled
O lago de Bled e a Ilha de Bled em crepúsculo

O lago circunda a Ilha de Bled (Blejski otok). A ilha tem vários edifícios, sendo o principal deles a igreja de peregrinação dedicado à Assunção de Maria (Cerkev Marijinega vnebovzetja), construído em sua forma atual, perto do final do século XVII e decorados com restos de afrescos góticos de cerca de 1470.[1] A igreja tem uma torre com 52m e há uma escadaria Barroca de 1655 com 99 degraus de pedra que levam a um edifício. A igreja é frequentemente visitada e casamentos são realizados regularmente. Tradicionalmente, é considerado boa sorte para o noivo carregar a noiva até a entrada no dia do seu casamento antes de tocar a campainha e pedir um desejo dentro da igreja.

Barco a remo no Lago de Bled.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Kermavnar, Simona; Turk, Matija. «Podružnična cerkev Marijinega vnebovzetja na Otoku na Bledu» [Assumption Chapel of Ease on the Island in Bled]. In: Šmid Hribar, Mateja; Golež, Gregor; Podjed, Dan; Kladnik, Drago; Erhartič, Bojan; Pavlin, Primož; Ines, Jerele. Enciklopedija naravne in kulturne dediščine na Slovenskem – DEDI [Encyclopedia of Natural and Cultural Heritage in Slovenia] (em esloveno). Consultado em 23 de abril de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]