Lago de Maracaibo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lago Maracaibo)
Lago de Maracaibo
Lago de Maracaibo
Imagem de satélite do lago
Localização
País  Venezuela
Características
Área * 13.210 km²
Mapa do Lago de Maracaibo
Mapa do Lago de Maracaibo
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O Lago de Maracaibo, localizado no noroeste do território venezuelano é a maior fonte de riquezas da região. O Maracaibo é, na verdade, uma grande baía salobra conectada ao Mar do Caribe.[1][2][3][4]

Ele é conectado ao Golfo da Venezuela através do Estreito Tablazo Estreito (55 km), no extremo norte, e é alimentado por vários rios, sendo o maior deles o Catatumbo. Muitas vezes é considerado um lago, em vez de uma baía ou lagoa, e com 13 210 quilômetros quadrados, seria o maior lago da América do Sul. O registro geológico mostra que ele realmente foi um lago no passado e, como tal, é um dos lagos mais antigos da Terra, com entre 20 e 36 milhões de anos de idade.[5][6]

O Lago de Maracaibo atua como uma importante rota de transporte para os portos de Maracaibo e Cabimas. A Bacia de Maracaibo circundante contém grandes reservas de petróleo, fazendo da região um grande centro de lucros para a Venezuela.[6] Um canal dragado dá aos navios oceânicos acesso à baía. A Ponte General Rafael Urdaneta (8,7 km de comprimento; concluída em 1962), na saída da baía, é uma das maiores pontes do mundo. O lago também é o local do fenômeno conhecido como relâmpago do Catatumbo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «DEME: Lake Maracaibo». Consultado em 18 de setembro de 2014. Arquivado do original em 2 de janeiro de 2009 
  2. The Compass of Sigma Gamma Epsilon (1939:184)
  3. Ralph Alexander Liddle (1946:24) The Geology of Venezuela and Trinidad
  4. Kenneth Knight Landes (1951:535) Petroleum Geology
  5. Lake Profile: Maracaibo. LakeNet.
  6. a b Maracaibo, Lake Arquivado em 21 de dezembro de 2006, no Wayback Machine.. The Columbia Encyclopedia, Sixth Edition.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Venezuela é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.