Lago Sariqamish

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sariqamish
Sarygamyş köliSariqamish ko‘liСарыкамы́шское озеро
Sarygamysh • Sarykamysh • Sary-Kamysh
O lago em dezembro de 2011
Localização
Coordenadas 42° N 57° 20' E
Países  Uzbequistão
Turquemenistão
Características
Altitude 5 m
Área * 3 955 km²
Comprimento máximo 125 km
Largura máxima 90 km
Profundidade máxima 40 m
Sariqamish está localizado em: Turquemenistão
Sariqamish
Localização do lago no Turquemenistão
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O lago Sariqamish (em turcomeno: Sarygamyş köli, em uzbeque: Sariqamish ko‘li, em russo: Сарыкамы́шское озеро) é um lago na Ásia Central, situado a meio caminho entre o mar Cáspio e o mar de Aral. O quarto norte do lago é do Uzbequistão, e os três quartos restantes são do Turquemenistão.

O lago Sariqamish no canto inferior esquerdo, com o delta do Oxo e o que resta do mar de Aral
O lago Sariqamish, visto do Uzbequistão
Pôr-do-sol no lago Sariqamish

Até ao século XVII, o lago era alimentado pelo rio Uzboy, distributário do rio Amu Dária, que continuava para o mar Cáspio.[1] Hoje, a principal fonte de água é um canal do rio Amu Dária mas também a água que drena para o lago de terras irrigadas, e que contém altos níveis de pesticidas, herbicidas e metais pesados.

Este lago e outros não intencionais, como o lago Aydar no rio Sir Dária, criados pela negligência dos planificadores da União Soviética, retiraram ao mar de Aral cerca de 150 quilómetros cúbicos de água por ano, diretamente causando a seca do mar de Aral e um enorme desastre ambiental.

O nome do lago vem do túrquico Sari (amarelo) e Qamish (depressão), referência à cor amarela ao silte e ao sal que havia na bacia antes de ser enchida pelos soviéticos. No Turqemenistão atual, as autoridades querem "turquemenizar" o nome dizendo que sarykamysh vem do turqueomeno para cana amarela.[2]

Referências

  1. Orlovsky, Leah; Matsrafi, Offir; Orlovsky, Nikolai; Kouznetsov, Michael (2014). «Sarykamysh Lake: Collector of Drainage Water – The Past, the Present, and the Future». The Turkmen Lake Altyn Asyr and Water Resources in Turkmenistan. Berlin/Heidelberg: Springer-Verlag. doi:10.1007/698_2012_191 
  2. E.M. Pospelov, Geograficheskiye nazvaniya mira (Moscow, 1998), p. 369.