Lagoa das Patas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lagoa das Patas (ou da Falca)
A lagoa no inverno
Localização
País  Portugal

A Lagoa das Patas, também referida como lagoa da Falca, localiza-se na Reserva Florestal de Recreio da Lagoa das Patas, junto à estrada das Doze Ribeiras, na freguesia das Doze Ribeiras, no concelho de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, nos Açores.

É um espelho de água de pequenas dimensões, junto a uma ribeira de águas de escorrência com origem na Serra de Santa Bárbara, que a alimenta.

Encontra-se rodeada por florestas de criptomérias de grandes dimensões plantadas pelos serviços florestais. Por detrás desta lagoa encontra-se uma zona natural de acumulações pluviais composta por uma turfeira bastante grande e plana. Ao longo da ribeira que alimenta esta lagoa é possível observar-se uma grande variedade da flora indígena das ilhas principalmente composta por cedro-do-mato Juniperus brevifolia), Urze (Erica azorica) endémica dos Açores e a faia-da-terra (Myrica faya) autóctone dos Açores.

A lagoa no verão

Devido a encontrar-se já a uma cota de altitude bastante elevada é dada a grandes nevoeiros e silêncios.

Devido à forte intervenção humana a zona envolvente tem sofrido bastantes atentados ecológicos que se manifestaram na perda de biodiversidade tanto da flora como da fauna.

É possível no entanto observar-se bastantes aves, principalmente o pato bravo ou mudo, o ganso, o pardal, a lambandeira, o melro, o estorninho e bastantes gaivotas, facto este algo estranho dado a grande distância a que esta lagoa se encontra do mar. Surgem ainda dezenas de outras aves migratórias que passam pela lagoa a caminho do seu destino

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Livro: Áreas Ambientais dos Açores, Editado pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, Governo Regional dos Açores, 2005.
  • Livro: Descubra Portugal – Açores e Madeira.Edt. Ediclube 1998.
  • Guia Turístico, Açores Natureza Viva, nº 2 de 2003/2004. Edt. Clássica – Publ. Pub. e Mark. E Formação, Lda.
  • Livro: Em Louvor da Terceira. De Francisco Ernesto de Oliveira Martins, 1992. Edt. Seretaria Reg. Do Turismo e Ambiente, Del. de Turismo da Ilha Terceira.
  • Áreas Ambientais dos Açores. Edic. Secretaria Regional do Ambiente, 2004.