Lagoa do Taquaral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para procurar por parque conhecido como Lagoa do Taquaral, veja Parque Portugal.
Lagoa do Taquaral
Lagoa Isaura Teles Alves de Lima
Localização
Localização Parque Portugal
País  Brasil
Localidades mais próximas Campinas
Características
Tipo Lago
Área * 2,2 km²
Perímetro * 7,8 km
Profundidade média 2,8 m
Volume * aprox. 0,0062 km³
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

A Lagoa Isaura Teles Alves de Lima, conhecida popularmente como Lagoa do Taquaral, é uma lagoa localizada no Parque Portugal, no município de Campinas, no estado de São Paulo, no Brasil. O nome é uma homenagem à esposa do fazendeiro que doou a área para a formação do parque. Possui 165 830 metros quadrados de área e volume de água estimado em 994 000 metros cúbicos.

Nela, se encontra uma réplica da caravela de Pedro Álvares Cabral, pedalinhos e algumas espécies de peixes de água doce, como tilápia e tucunaré. Muitos campineiros costumam caminhar na pista ao seu redor. Anualmente, é realizada, na lagoa, o torneio de pesca esportiva Tucunacamp; nos últimos dois anos, ela foi palco de uma das etapas do Campeonato Paulista de Wakeboard. A prefeitura de Campinas tem um projeto para despoluir a lagoa.

Em 2008, a caravela afundou devido a uma série de fissuras em seu casco e precisou ser içada para ser reformada.

Réplica da Caravela Anunciação de Pedro Álvares Cabral, na lagoa do parque, antes de afundar em 2008

Em setembro de 2014, foi entregue a restauração da Caravela. O navio foi atracado fora d'água, encaixado em um deque de madeira com cerca de 60 metros de extensão por cinco metros de largura onde foram instalados bancos e floreiras. Bonecos, confeccionados pelo artista Jésus Sêda, representando tripulantes que compõem esse tipo de embarcação, estão espalhados pelo navio onde permanecerão definitivamente. Todo o trabalho de restauro foi feito de forma artesanal, com a utilização de madeiras nobres como garapeira, ipê e cumaru, por carpinteiros da Prefeitura que montaram a Nau peça a peça sob a coordenação de engenheiros e arquitetos. O custo da obra foi de R$ 960 mil.[1]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]