Laguna de Términos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Laguna de Términos
Vista de Laguna de Términos desde Isla del Carmen.
Localização
Coordenadas
Localização Campeche
País  México
Localidades mais próximas Ciudad del Carmen
Características
Tipo lagoa
Área * 2,007 km²
Comprimento máximo 70 km
Largura máxima 40 km
Profundidade máxima 4 m
Bacia hidrográfica Golfo do México
Afluentes vários rios locais
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

A Laguna de Términos é uma lagoa localizada na costa do Golfo do México, especificamente na Baía de Campeche, no litoral de estado mexicano de Campeche, ao sudoeste da Península de Yucatán.

O nome de Laguna de Términos se deve porque os espanhóis que descobriram a Isla del Carmen em 1518, acreditavam que a lagoa que separa o que veio a ser então a a Península de Yucatán de terra firme. A lagoa está alimentada por rios que contribuem para a existência de um importante e rico ecossistema tropical.

Vizinha da reserva da Biósfera Pantanos do município de Centla, forma parte da maior bacia hidrográfica do país. Se trata de um extenso pantanal onde a água é filtro dos pântanos. Mede 70 km de comprimento e 40 Km de largura.

No interior da lagoa existem grandes florestas de mangues, que constituem uma barreira eficaz contra as inundações, e reduzir o impacto dos eventos meteorológicos como furacões e tempestades tropicais. Além disso, os manguezais servem como reservatório de espécies, como crustáceos e peixes, e é um local adequado para nidificação de aves e répteis.

Foi declarada uma área de flora e fauna protegida em 6 de junho de 1994 e tem uma área de 705,016 hectares, tornando-se uma das maiores áreas protegidas no México. Em 2 de fevereiro de 2004, esta área se juntou a lista dos "sítios Ramsar" a Convenção sobre as Zonas Húmidas.

Na lagoa desaguam rios como o Chumpán e o Candelária, entre outros, e lagos como Pom, Atasta, del Corte, San Carlos, del Este, de Balchacah e de Palau. Em suas águas é feita a pesca de camarão, robalo, douradas, cação, ostras e tartarugas. Tem uma significativa presença de golfinhos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do México é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.