Lahmacun

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde setembro de 2014). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Lahmacun

Lahmacun[1] AFI | (lahma’dʒun) , conhecido fora da Turquia, nomeadamente países europeus, também como pizza turca, é um pastel ou pão plano feito de massa lêveda, que antes de cozer é barrado finamente com um guisado bem temperado feito de carne picada, cebola e tomate. O Lahmacun é por tradição uma refeição leve, a qual é comida a maioria das vezes quente directo do forno. São conhecidos pratos semelhantes no mundo de língua árabe, por exemplo, o لحم بعجين, laḥm biʿajīn. A designação lahmacun é derivada do aramaico lahm am djun, a qual significa e mesmo que carne com massa.
Por extensão é considerado que os Assíriosno Século 2 antes de Cristo poderiam ter um prato semelhante e mercadores gregos poderiam tê-lo trazido para a Grécia. Os Assírios descobriram uma técnica que permitia formar uma massa muito fina. Em suma, pode-se dizer que é uma comida do Oriente Próximo, a qual foi adquirida por muitas culturas.
Para a preparação é estendida uma massa simples feita de farinha de trigo, levedura, água, sal e possivelmente um pouco de óleo em bolo de espessura milimétrica e tamanho de prato, barrada com uma mistura feita de carne picada crua de cordeiro (anho) ou de vaca, tomate, cebola, alho e molho de colorau, que é temperada com cominhos, sumagre culinária, pimenta e sal, e possivelmente cozido em um forno de pedra directo no chão.[2] O Lahmacun é servido tradicionalmente apenas com salsa lisa, pedacinhos de cebola, e uma metade de limão – o pastel plano é gotejado com o sumo de limão, ainda tempero picante a gosto com o chili turco (pul biber), enrolado com a salsa e comido à mão.[3]

Em Portugal o lahmacun já é conhecido e servido nos restaurantes especializados que servem o döner kebab, os quais foram instalados por imigrantes turcos chegados ao país em tempo muito recente. Dado que o nome lahmacun ainda é um pouco desconhecido, os próprios restaurantes também o referem como pizza turca.

Referências

  1. Definição do signficado de lahmacun
  2. As diferenças entre a sfiha síria e a pizza turca
  3. Receitas na Rede dá a receita e define o que é a comida turca chamada lahmacun

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O sítio Dish-Away onde consta receitas e o nome turco Lahmacun

Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.