Lajido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Porto Piscatório do Lajido de Santa Luzia

O Lajido é uma localidade da freguesia de Santa Luzia, Concelho de São Roque do Pico, ilha do Pico, arquipélago dos Açores.

Este local que vai buscar o nome ao facto de se localizar sobre extensos derrames lavicos apresenta-se maioritariamente constituído por antigas adegas situada junto à costa, circundada por terrenos utilizados no cultivo da vinha, particularmente do Verdelho.

Aqui encontra-se uma das importantes A Zonas da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, neste caso, a Zona Norte.

No Lajido localiza-se a Ermida da Nossa Senhora da Pureza, cuja construção se efectuou no Largo do Lajido, bem como um dos factores de transformação do ambiente pelo homem que lhe é mais característico, os Currais de vinha de Verdelho e os Currais destinados ao cultivo de figueira.

Em alguns locais, principalmente junto à orla costeira, já à saída do Lajido, em direcção ao povoado dos Arcos, estes currais aparecem construídos em alvenaria de pedra seca e com uma forma semicircular, para protecção de figueiras. A abertura do semicírculo está orientada para sul. [1]

Referências[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Municipios.pt Freguesia de Santa Luzia». Consultado em 28 de outubro de 2010. Arquivado do original em 11 de janeiro de 2011 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Açores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.