Lala Schneider

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lala Schneider
Nascimento 23 de abril de 1926
Irati, Brasil
Morte 28 de fevereiro de 2007 (80 anos)
Curitiba, Brasil
Ocupação Atriz
IMDb: (inglês)

Lala Schneider (Irati, 23 de abril de 1926Curitiba, 28 de fevereiro de 2007) foi uma atriz brasileira, conhecida como a primeira-dama do teatro no Paraná e já foi considerada uma das cinco melhores atrizes do Brasil, tendo atuado em teatro, televisão e cinema. Trabalhou também como diretora e professora de interpretação[1].

Carreira[editar | editar código-fonte]

Lala iniciou a carreira em 1950 na peça "O poder do amor", no Teatro de Adultos do Serviço Social da Indústria (Sesi). Na época, trabalhava no setor administrativo do Sesi, onde ficou até se aposentar. Ela foi uma das fundadoras do Teatro de Comédia do Paraná.

Ao longo dos seus 57 anos de carreira, Lala fez inúmeras montagens e ganhou dezesseis prémios, entre eles o Troféu Gralha Azul na categoria melhor actriz, em 1984-1985 (por "Colônia Cecília") e em 1992-1993 (por "O vampiro e a polaquinha").

Em 1994 foi homenageada com a inauguração de um teatro em Curitiba com o seu nome, o Teatro Lala Schneider.

Morte[editar | editar código-fonte]

Lala foi encontrada morta na sua cama, aos oitenta anos de idade. Segundo a família não se encontrava doente, mostrando apenas alguns problemas de coluna e alguma ansiedade. Foi velada no Teatro Guaíra e o seu corpo foi sepultado no Cemitério do Boqueirão, na capital paranaense.

Trabalhos em que se destacou[editar | editar código-fonte]

Teatro[editar | editar código-fonte]

Entre muitas outras num total de 99 peças.

Cinema[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Morre a atriz paranaense Lala Schneider Jornal Gazeta do Povo - edição de 28 de fevereiro de 2007 - acessado em 17 de julho de 2011