Lamarck (cratera)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lamarck
Geografia
Astro
Coordenadas
Diâmetro
100 km
Profundidade
2,8 km
Colongitude
72° no nascer do Sol
Quadrângulo
LQ18 (d)
Geologia
Tipos
Exploração
Epónimo
Jean-Baptiste Lamarck
Localização no mapa de Lua
ver no mapa de Lua

Lamarck é uma cratera que se localiza na parte sudoeste da Lua. A porção norte da cratera está coberta pela cratera em planície cercada por paredes Darwin. A sudeste está a cratera Byrgius.

A parede externa desta formação foi muito danificada por impactos subsequentes, deixando uma borda desintegrada que forma um espinhaço baixo e irregular em sua superfície. Partes da cratera também são cobertos por dejetos da bacia do Mare Orientale a leste. A característica mais importante no interior é a cratera de impacto pequena e em formato de tigela Lamarck B. O resto do solo forma uma planície irregular e rolante.

Ligada à borda sudoeste está Lamarck A, uma grande mas igualmente desintegrada cratera. Lamarck D é uma formação imensa que se localiza a oeste de Lamarck A. Todavia, esta última também está gasta ao ponto de praticamente não ser mais reconhecida como cratera.

Crateras Satélite[editar | editar código-fonte]

Por convenção essas formações são identificadas em mapas lunares por posicionamento da letra no local do ponto médio da cratera que é mais próximo de Lamarck.

Lamarck Latitude Longitude Diâmetro
A 25.2° S 70.8° W 51 km
B 22.8° S 69.7° W 7 km
D 25.0° S 74.1° W 131 km
E 26.8° S 75.7° W 9 km
F 27.0° S 73.9° W 9 km
G 27.1° S 72.1° W 15 km

Referências[editar | editar código-fonte]

Obras em língua portuguesa[editar código-fonte]

Obras em língua inglesa[editar código-fonte]