Lamento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
A Morte de Roland em Roncesvalles foi um lamento sobre a guerra.

Um lamento é uma canção, composta por versículos, cujo tema é principalmente triste, obscuro ou mesmo trágico. Em contraste com a canção de gesta épica e heróica, é um poema sobre eventos muitas vezes envolvendo um personagem real cuja adversidade e infelicidade permitiram encenar uma tragédia.

No nível da poesia e prosódia, o lamento distingue-se de outras formas poéticas medievais pela insistência da rima. É por isso que muitas vezes na prestação de lais, a alternância de duas métricas e duas rimas. A fórmula é (A7 A3 B7 A7 A3 B7 B7 b3 A7 A7 B7 B3 A7), onde as letras (A, B) representam as rimas e os números representam o número de pés.

Os textos originais são escritos em latim, os temas são frequentemente religiosos e extraídos a partir da Bíblia (Planctus). As queixas são, na sua maioria, cantadas pela trovador. Um exemplo muito conhecido é a La chanson de Roland.

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.