Lampadinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o produtor musical, veja Lampadinha (produtor musical).
Lampadinha
Lampadinha.jpg
Amigo(s) Professor Pardal
Criado por Carl Barks
Primeira aparição "A Caixa de Gato"

Lampadinha (Little Helper nos Estados Unidos) é um personagem de banda desenhada dos Estúdios de Walt Disney.

É um pequeno robô humanoide, que possui uma lâmpada (lâmpada velha e já usada pelo Pato Donald) no lugar da cabeça, finos braços e pernas metálicos e luvas brancas nas mãos.

Ele é o habilidoso assistente do Professor Pardal. Na maioria das vezes ele é um inventor melhor que o Professor e o salva de confusões.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Sua primeira história, já como ajudante do Professor Pardal foi "The Cat Box", escrita e desenhada por Carl Barks, publicada em Uncle Scrooge #15 (setembro de 1956).[1]

A origem de Lampadinha é dada na história "Gyro's First invention", escrita por [[Don Rosa], publicada em Uncle Scrooge #324 (dezembro de 2003) como parte do 50º aniversário do Professor Pardal. Nessa recontagem, Professor Pardal acidentalmente transmitiu parte de sua inteligência para a luminária de mesa do Pato Donald. Professor Pardal acrescentou pequenos braços e pernas de metal à lâmpada, para que ela pudesse se mexer.

Lampadinha aparece ao lado de Professor Pardal na série animada DuckTales. Ele é chamado de Little Bulb na série, o que é compatível com o nome brasileiro. Também em holandês, ele é chamado de "Lampje" (pequena lâmpada) e Filament em francês. Ele também aparece com o mesmo nome no reboot de DuckTales lançado em 2017, na qual ele é descrito como um robô bastante hostil, com tendência à violência.


Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre personagens, revistas ou outros assuntos da Disney é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.