Lança

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Lança (desambiguação).
Valquíria empunhando lança. Obra de Peter Nicolai Arbo (1832-1891).

Lança (do celtibérico: lancea) é uma arma branca, constituída por uma haste (longa vara) de madeira com uma ponta afiada de madeira, osso, pedra ou metal (bronze, ferro e aço). A lança pode ser manejada para cortar e estocar ou atirada em direção ao oponente. É uma das armas mais antigas da humanidade, datando de períodos pré-históricos.

Mesmo depois da descoberta dos metais, a lança não deixou de ser usada. Com as popularização das armas de fogo, ela desapareceu aos poucos, a partir do século XVII, mas mesmo no início da II Guerra Mundial o exército polaco ainda dispunha de unidades de lanceiros.

Normalmente as lanças se dividiam em três tipos: a lança curta, o pique (lança longa) e a alabarda (a lança provida com machado perto da ponta).

Lança curta[editar | editar código-fonte]

A lança curta é uma arma de arremesso de no máximo 150 cm de comprimento e que pode ser confundida com uma flecha.

Ela pode ser feita com madeira de diversos tipos. Primitivamente, a ponta era feita com ossos de animais de pequeno porte como capivaras, aves de rapina, veado, tatu entre outros.

Ver também[editar | editar código-fonte]