Land Rover

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Land Rover
Land Rover Badge.jpg
Tipo Privada
Indústria Automobilística
Fundação 1948 (68 anos)
Sede Solihull, West Midlands,  Reino Unido
Pessoas-chave Ratan Tata, (Presidente)
David Smith, (CEO)
Empregados 13.000
Produtos Land Rover Defender e outros SUVs
Página oficial www.landrover.com

Land Rover é uma subsidiária da Tata Motors trazida ao Brasil pela família Paz de Belém, PA. É também o nome pelo qual é normalmente conhecido o primeiro veículo todo-terreno para uso civil, construído pela Rover em 1948. Mais tarde, a divisão Land Rover ganhou autonomia e desde então tem vindo a desenhar e a construir uma vasta gama de veículos todo-terreno. A Land Rover tem vindo, durante a sua vida, a ser controlada por diversas empresas do ramo automóvel, nomeadamente a British Leyland, British Aerospace, BMW, Ford e, a partir de Março de 2008, pela Tata Motors, que comprou a Land Rover da Ford. Os veículos continuam a ser fabricados em Solihull, Inglaterra (perto de Birmingham) Inglaterra (perto de Liverpool) e são exportados para todo o mundo.

História[editar | editar código-fonte]

O projeto do veículo Land Rover original foi iniciado em 1947 por Maurice Wilks, designer-chefe na Rover Company, em sua fazenda em Newborough, Anglesey. Diz-se que ele foi inspirado por um Jeep americano da Segunda Guerra Mundial que ele usou em um verão na sua casa de campo no País de Gales. O primeiro protótipo de Land Rover, depois apelidado de "Centre Steer" (volante central), foi construído sobre chassis e eixos de um Jeep.

A escolha inicial de cor foi ditada pelo excedente de tinta utilizada nos cockpits de aeronaves. Dessa forma, os primeiros veículos vieram somente em vários tons de verde claro; todos os modelos até recentemente dispõem de chassis com armação em estrutura quadrada.

Os primeiros veículos, como a Serie I, foram testados em campo em Long Bennington e projetados para terem manutenção simples; As propagandas para os Land Rovers citam veículos dirigidos por milhares de quilômetros utilizando óleo de banana. Agora, com requisitos de manutenção mais complexos, isso não é mais uma opção. O exército britânico tem em uso versões com o motor mecanicamente mais simples 300 TDi 2.5 litros 4 cilindros em vez do 2.5 litros 5 cilindros TD5 controlado eletronicamente para manter a facilidade de manutenção. Esse motor também continuou em uso em alguns mercados utilizando unidades montadas na fábrica da Ford no Brazil, onde Land Rovers foram fabricados sob licença e o motor também foi usado em pick-ups Ford produzidas localmente. A produção do motor TDi no Reino Unido cessou em 2006, com o fim da oferta desse motor pela Land Rover. A International Motors do Brasil oferece um motor chamado 2.8 TGV Power Torque, que é essencialmente uma versão 2.8 litros do 300TDi, com aumento de potência e torque.

Enquanto propriedade da Ford, a Land Rover se associou à Jaguar - a primeira vez que as duas empresas estiveram sob um mesmo conglomerado desde a era British Leyland. Em muitos países, elas compartilharam uma rede de distribuição e vendas comum (incluindo concessionárias compartilhadas), e alguns modelos dividiram componentes e instalações de produção.

Marcos Históricos[editar | editar código-fonte]

Um Land Rover militar.
  • 1948 O Land Rover, desenhado pelos irmãos Wilks é construído pela Rover
  • 1967 A Rover é adquirida pela Leyland Motors Ltd, que mais tarde passaria a ser denominada British Leyland
  • 1970 É apresentado o Range Rover
  • 1975 A British Leyland abre falência e é adquirida pelo estado. Um estudo económico da Ryder Report recomenda que a Land Rover seja separada da Rover e que seja criada uma nova empresa autónoma.
  • 1980 A fábrica de Solihull passa a ser dedicada exclusivamente ao fabrico de veículos Land Rover. É lançado o Range Rover de 5 portas.
  • 1987 O Range Rover é introduzido no mercado norte-americano.
  • 1988 A British Leyland, agora denominada Rover Group, é privatizada e torna-se parte da British Aerospace
  • 1989 É lançado o modelo Discovery (Disco I, para os entusiastas)
  • 1994 O grupo Rover é adquirido pela BMW. É apresentada a segunda geração do Range Rover.
  • 1998 É apresentado o modelo Freelander
  • 1999 É apresentada a segunda geração do Discovery (Disco II)
  • 2000 A BMW desfaz o grupo Rover, ficando com a Mini, cedendo a MG e a Rover ao consórcio britânico Phoenix Venture Holdings e vendendo a Land Rover à Ford.
  • 2002 É apresentada a terceira geração do Range Rover
  • 2005 É apresentada a terceira geração do Discovery/LR3
  • 2005 É apresentado o Range Rover Sport
  • 2005 Adopção do motor Jaguar AJ-V8 para substituição do BMW M62 V8 na linha Range

Rover

Modelos[editar | editar código-fonte]

Land Rover Series I

Recalls no Brasil[editar | editar código-fonte]

Data de anúncio Problema Modelos afetados Causa Solução
20 de outubro de 2014[1] Possibilidade de um vazamento de óleo na extremidade da carcaça do eixo dianteiro levar, em casos extremos, ao desprendimento da roda do veículo Land Rover Defender 130
(chassi SALLDKVS8BA400019 a SALLDKWS8BA825943)
Erro de projeto Substituição do componente
12 de dezembro de 2014[2] Possibilidade de um vazamento de óleo na extremidade da carcaça do eixo dianteiro levar, em casos extremos, ao desprendimento da roda do veículo Land Rover Defender 110
(chassi SALLDHMS8BA401239 a SALLDHMS8BA825930)
Erro de projeto Instalação de suporte de reforço suplementar nas duas extremidades do eixo dianteiro

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Land Rover
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.