Landegrave

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde novembro de 2015)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Coroa de landgrave

Landgrave ou landegrave (do alemão Landgraf) foi um título nobiliárquico usado por vários condes do Sacro Império Romano Germânico desde o século XII. Os landgraves da Alta e da Baixa Alsácia, assim como os de Breisgau, adquiriram o título porque os seus condados correspondiam aos antigos condados da época carolíngia. Havia ainda landgraves da Turíngia e de Hesse. Dava-se ainda o título de landgrave a magistrados que faziam justiça em nome do Imperador.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • MAYER, Theodor : Über Entstehung und Bedeutung der älteren deutschen Landgrafschaften. Mittelalterliche Studien. Gesammelte Aufsätze, ed. F. Knapp (Sigmaringen, 1958) 187–201. Também publicado em : Zeitschrift der Savigny. Stiftung für Rechtsgeschichte, Germanische Abteilung 58 (1938) 210–288.


Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.