Laocoonte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Laocoonte foi um personagem do ciclo épico sobre a guerra de Troia.

Mito[editar | editar código-fonte]

Laocoonte era filho de Acoetes, irmão de Anquises; ele era um sacerdote de Apolo, mas, contra a vontade de Apolo, se casou e teve filhos, Antífantes e Timbreu. Quando Laocoonte estava fazendo um sacrifício a Netuno, Apolo enviou duas serpentes de Tênedos, que mataram o sacerdote e seus descendentes. Segundo os frígios, isto aconteceu porque Laocoonte havia arremessado sua lança contra o Cavalo de Troia[1].

Possivelmente a mais antiga referência ao mito seja uma tragédia perdida de Sófocles, que possuía mesmo nome[2]. A lenda seria relembrada por Quinto de Esmirna em seu trabalho Posthomerica, uma continuação da Ilíada. No entanto, o relato é mais popularmente conhecido pela escultura que inspirou e pelo poema épico latino Eneida, de autoria de Virgílio no século I a.C.

Arte[editar | editar código-fonte]

Uma das expressões mais importantes da Antiguidade, sobretudo do período helenístico, é a escultura que representa Laocoonte e seus filhos sendo atacados. A obra foi objeto de estudo por vários historiadores da arte após sua redescoberta no século XVI. De datação incerta, as estimativas variam entre 140 a.C. até 37 d.C. Winckelmann, Lessing e outros tentaram avaliar a importância da escultura na estética grega, além de considerar uma possível relação com a Eneida[3][4].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Higino, «Fabulae, CXXXV, Laocoonte» (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2013 
  2. Lessing, Gotthold Ephraim, Laocoonte, ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia. Tradução SELIGMANN-SILVA, M., São Paulo: Iluminuras, 1998. ISBN 8573210869.
  3. Lessing, Gotthold Ephraim, Laocoonte, ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia. Introdução, tradução e notas de Márcio Seligmann-Silva, São Paulo: Iluminuras, 1998.
  4. Gonçalves, Aguinaldo José. Laokoon Revisitado: relações homológicas entre Texto e Imagem. São Paulo: Edusp, 1994. ISBN 853140178X.