Rato-da-pedra-laociano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Laonastes aenigmamus)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaLaonastes aenigmatus

Estado de conservação
Espécie em perigo
Em perigo (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Diatomyidae
Género: Laonastes
Jenkins et al., 2005
Espécie: L. aenigmatus
Nome binomial
Laonastes aenigmatus
Jenkins, Kilpatrick, Robinson e Timmins, 2005
Distribuição geográfica

O Kha-nyou ou Rato-da-pedra-laociano (Laonastes aenigmamus) é um roedor da região Khammouan do Laos. A espécie foi descrita pela primeira vez num artigo de 18 de Abril de 2005 por Jenkins e colegas que o consideraram diferente de todos os outros roedores que já existiam, de modo que criaram uma nova família para ele, a família Laonastidae.

Os descobridores acreditam que este especime constitui um elo para a solução de uma questão intrigante da Biologia Animal: como foi que roedores como as cobaias e seus parentes chegaram ao continente sul-americano em épocas em que o bloco continental estava cercado por oceanos.

Uma revisão da classificação da espécie sugere que esta possa pertencer à família Diatomyidae, considerada até agora extinta há 11 milhões de anos.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • APLIN, K.; LUNDE, D. 2008. Laonastes aenigmamus. In: IUCN 2008. 2008 IUCN Red List of Threatened Species. <www.iucnredlist.org>. Acessado em 15 de novembro de 2008.
Wikinotícias
Wikinotícias
O Wikinotícias tem uma ou mais notícias relacionadas com este artigo: Descoberta de novo roedor conduz à nova família de mamíferos
Ícone de esboço Este artigo sobre roedores, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.