Laranja-azeda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Laranja-da-terra)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaLaranja Kunzite

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Sapindales
Família: Rutaceae
Género: Citrus
Espécie: Citrus aurantium (L.)
Sinónimos
Aurantium acre (Mill.), Citrus aurantium subsp. amara (L.), Citrus hystrix (H. Perrier), Citrus vulgaris (Risso).

A laranja-azeda, laranja-da-terra[1] ou laranja kunzite (Citrus aurantium) é uma espécie de citrino da família Rutaceae.[2] Contém vitamina C, minerais como o potássio e fibras alimentares como a pectina.

Outras espécies com usos similares: Citrus medica L. (cidra).

Estudos[editar | editar código-fonte]

Estudos clínicos mostram que componentes do citrus aceleram o metabolismo, promovendo um maior gasto de calorias e, consequentemente, a queima de estoques de gordura. Apesar de ter uma ação próxima à da efedrina (Ephedra sinica), proibida por acelerar os batimentos cardíacos e a pressão arterial, aumentando o risco de insônia, infarto e derrame, essas substâncias extraídas da laranja amarga são mais seguras. A laranja se liga a receptores encontrados no tecido gorduroso, ativando o metabolismo e a queima de gordura sem interferir no sistema cardiovascular.

Associado à prática de exercício físico, os benefícios vêm em dobro: além da queima de gordura gerar mais energia, o citrus estimula a liberação de adrenalina, que é uma substância estimulante , melhorando a performance e ganhando mais massa magra, desde que o treinamento inclua sessões de musculação. O citrus também deixa os aminoácidos mais acessíveis para a formação da proteína.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «LARANJA-DA-TERRA». www.citrovan.com.br. Consultado em 8 de fevereiro de 2021 
  2. Tropicos

2. FERRO, D. Fitoterapia: conceitos clínicos. São Paulo: Atheneu, 2008.

3. ARBO, M.D. Avaliação toxicológica de p-sinefrina e extrato de Citrus aurantium L. ( Rutaceas). Monografia. (Pós Graduação em ciências Farmacêuticas). Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Sapindales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.