Perca-gigante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lates calcarifer)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPerca-gigante

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Latidae
Género: Lates
Espécie: L. calcarifer
Nome binomial
Lates calcarifer
(Bloch, 1790)

A perca-gigante (Lates calcarifer), denominado pelos aborígenes australianos como barramundi, é uma espécie de peixe da família Latidae, da ordem Perciformes.

Pode ser encontrado nas costas e cursos de água adjacentes do Sul do continente asiático, desde o Golfo Pérsico até ao Norte da Coreia do Norte, nas cotas da Indonésia, Malásia, ilhas das Filipinas, Sul da ilhas do Japão, Sul da Nova Guiné e costa da Austrália a Norte do trópico de Capricórnio.

Características[editar | editar código-fonte]

Trata-se de um peixe de grandes proporções, podendo chegar a medir 2 metros de comprimento e a pesar até 60 kg. Normalmente pesam entre 5 e 6 kg. Alimentam-se de crustáceos e moluscos. A maioría dos espécimenes são hermafroditas, e durante as últimas fases da sua vida podem mudar de sexo. De aspecto, é muito similar à espécie Psammoperca waigiensis. A sua força faz com que seja apreciado para a pesca desportiva.

Usos[editar | editar código-fonte]

Pode ser encontrado nos pratos de peixe da cozinha australiana. É muito apreciado neste país, chegando a ser um prato representativo da Austrália.

Arte aborígene da Austrália, mostrando um barramundi.

Nomes[editar | editar código-fonte]

A palavra baramundi tem como origem uma palavra similar na linguagem utilizada pelos aborígenes australianos de Queensland, na área de Rockhampton[1] e significa "grandes escamas" ou mais precisamente "peixe de rio de escamas grandes".[2]

Referências

  1. «Cópia arquivada» (PDF). Consultado em 6 de novembro de 2007. Arquivado do original (PDF) em 10 de abril de 2008 
  2. [1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]