Latim contemporâneo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Latim contemporâneo é a forma contemporânea do Latim usada desde o final do século XIX até ao presente. Podem-se distinguir várias variantes de Latim contemporâneo. Por um lado, há a sua sobrevivência simbólica em áreas como a taxonomia como consequência da presença bastante difundida da língua na era do Neolatim. Verifica-se normalmente na inclusão de simples palavras ou frases no contexto de outras línguas. Por outro lado, existe o uso completo do Latim como plena língua e de expressão.

Uso do Latim no contexto de outras línguas[editar | editar código-fonte]

Uso do Latim como plena língua[editar | editar código-fonte]

A Igreja Católica faz uso contínuo do Latim desde a sua fundação. Os documentos do Vaticano, apesar de inicialmente redigidos em várias línguas, são formalmente divulgados em Latim. Também é usado na liturgia, apesar de estar em declínio desde o Concílio Vaticano II.

Também no contexto académico, o Latim é ainda hoje usado, sobretudo em cerimónias de graduação.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Rigolon, R. G. (2015). A Pronúncia do Latim Científico. Viçosa: UFV.



Eras do latim
—75 a.C.    75 a.C. – 200    200 – 900    900 – 1300    1300 – 1500    1500 – presente   1900 – presente
Latim antigo    Latim clássico    Latim tardio    Latim medieval    Latim renascentista   Neolatim    Latim contemporâneo
Ver também: História do latim, literatura latina, latim vulgar, latim eclesiástico, línguas românicas, Corpus Inscriptionum Latinarum
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.