Latin jazz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Latin Jazz)
Latin jazz
Origens estilísticas Música cubana, Jazz, música brasileira, música latina
Contexto cultural Década de 1940 em Nova Iorque
Instrumentos típicos Piano · Baixo · conga · timbales · saxofone · trompete · trombone · flauta · vibrafone · bongo · güiro · maracas
Popularidade generalizada desde o final do século XX

O Latin jazz (Jazz latino) é um género de jazz com ritmos latino-americanos. As duas principais categorias de Latin jazz são:

Isso está se tornando popular entre com Jazz fusion.


Afro-Cuban jazz[editar | editar código-fonte]

A música afro-estadunidense começou a incorporar elementos musicais afro-cubanos no século XIX, quando a habanera (contradança cubana) ganhou popularidade internacional. A habanera foi a primeira música escrita a ser ritmicamente baseada em um ritmo africano. O ritmo de habanera (também conhecido como congo,[1] tango-congo,[2] ou tango[3]) pode ser pensado como uma combinação de tercino e os contratempos. Wynton Marsalis considera que tercino é a "clave" de Nova Orleans, embora, tecnicamente, o padrão é apenas metade de uma clave.[4]

Bossa Nova[editar | editar código-fonte]

Bossa nova é uma forma híbrida baseada no ritmo do samba, mas influenciada pela música europeia e americana de Debussy para o jazz americano. Bossa nova originou-se na década de 1950, em grande parte dos esforços dos brasileiros Antonio Carlos Jobim e João Gilberto, e do americano Stan Getz. Sua música mais famosa é indiscutivelmente Garota de Ipanema cantada por Gilberto e sua esposa, Astrud Gilberto. Enquanto o estilo musical evoluiu a partir do samba, é mais complexo harmonicamente e menos percussivo. A bossa nova emergiu principalmente dos bairros exclusivos da praia do Rio de Janeiro, em oposição às origens do samba nas favelas do Rio de Janeiro. Alguns elementos semelhantes já eram evidentes, mesmo influenciando a música clássica ocidental, como a Cuban Overture de Gershwin, que possui o característico ritmo latino. A influência sobre a bossa nova dos estilos de jazz, como o cool jazz, muitas vezes é debatida por historiadores e fãs, mas uma "sensibilidade cool" similar é aparente.

Referências

  1. Manuel, Peter (2009: 69). Creolizing Contradance in the Caribbean. Philadelphia: Temple University Press
  2. Acosta, Leonardo (2003: 5). Cubano Be Cubano Bop; One Hundred Years of Jazz in Cuba. Washington D.C.: Smithsonian Books.
  3. Mauleón (1999: 4) Salsa Guidebook for Piano and Ensemble. Petaluma, California: Sher Music. ISBN 0-9614701-9-4.
  4. "Wynton Marsalis part 2." 60 Minutes. CBS News (26 de junho de 2011)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Jazz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.