Latindex

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Definição[editar | editar código-fonte]

Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), é um sistema de informação acadêmico, sem fins lucrativos e de consulta gratuita, especializado em periódicos científicos editados nos países Iberoamericanos; oferece também informação sobre periódicos temáticos sobre a America-latina editados fora da região. O sistema é fruto da cooperação entre diferentes instituições de 23 países. Está disponível para consulta em http://www.latindex.org

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Latindex tem suas origens nas recomendações apresentadas do Primeiro Workshop sobre Publicações Científicas na América Latina, celebrado em 1994, na cidade de Guadalajara, México. Revelou-se claramente a questão da falta de um sistema de informação próprio para os periódicos de caráter científico e acadêmico dos países de língua espanhola e portuguesa e que, portanto se deveriam realizar ações para reparar este problema.

Latindex teve início na Universidade Nacional Autônoma de México (UNAM), no final de 1995. Propôs como elemento indispensável do sistema que tivesse um caráter regional e cooperativo, que por não estar centralizado numa determinada instituição ou país, baseasse sua fortaleza no trabalho compartilhado e na proximidade às fontes que geram ou distribuem dados sobre as revistas.

A reunião de instalação da rede Latindex teve lugar na UNAM em fevereiro de 1997, contando com a assistência dos quatro países fundadores por meio de representantes das seguintes instituições: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Brasil), Instituto de Informação Científica e Tecnológica (Cuba), Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (Venezuela) e a Universidade Nacional Autônoma de México.

A primeira versão do projeto abrangia os países latino-americanos e tinha como nome Índice Latino-americano de Publicações Científicas Seriadas. Com a adesão da Espanha e Portugal em 1998, o sistema mudou a sua atual denominação e cobertura.

Produtos[editar | editar código-fonte]

Latindex oferta quatro bases de dados sobre os periódicos científicos publicados nos países Ibero-americanos:

1.) Diretório. Disponível desde 1997, é cadastro dos periódicos científicos editados nos países da região. Cada registro oferece os dados básicos de identificação tais como: título, ano de início, instituição editora, disciplina de especialização, tiragem, preço e dados de contato. Em outubro de 2012 tinha mais de 21.000 periódicos registrados (ativos ou descontinuados) publicados em 32 países e territórios. Inclui também revistas editadas por organismos internacionais no qual participam os países ibero-americanos, como a Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), ou o Instituto Pan-americano de Geografia e História (IPGH), entre outros. Integra assim, sob a denominação de “Latinoamericanistas” aqueles periódicos com conteúdos sobre a região, mas que são editadas em países de fora da região.

2.) Catálogo. Disponível desde 2002, é um subconjunto dos periódicos inclusos no Diretório. Fazem parte do Catálogo somente aqueles periódicos que cumprem com um mínimo de características editoriais estabelecidas pelo latindex, mediante a aplicação de critérios de qualidade editorial. Estes critérios estão disponíveis para consulta no próprio sitio web do Latindex. O Catálogo não foi criado como um instrumento de avaliação propriamente dito, senão como um serviço de referência especializado na qualidade editorial de cada revista. Em outubro de 2012, o catálogo registrava mais de 6.400 títulos.

3.) Periódicos eletrônicos. Também disponível desde 2002, permite a localização automática das publicações inclusas no Diretório, que têm uma versão em linha e informa sobre os tipos de acessos, os formatos em que se apresentam e sua cobertura temporária, estabelecendo um enlace com a direção eletrônica da revista e o acesso ao texto completo dos artigos disponíveis. Em outubro de 2012, este diretório registrava mais de 4.700 títulos.

4.) Portal de Portais. É um macro portal, criado em 2011, que reúne e dá acesso aos conteúdos de uma seleção de periódicos acadêmicos ibero-americanos disponíveis em 18 hemerotecas virtuais criadas na região por diversas instituições: Dialnet, e-Revistas, Lamjol, Pepsic, Racó, Redalyc, Revistas de la Universidad de Chile, Portal de Revistas Científicas y Arbitradas de la UNAM, Saber ULA, UFPR e alguns sítios nacionais da rede SciELO: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, México y Peru. Em outubro de 2012, oferecia mais de 1.200,000 artigos com texto completo proveniente a mais de 3.000 periódicos de acesso aberto. Os portais participantes fazem uso da ferramenta OA Harvester 2, desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), que permite a coleta de metadatos. Está disponível através do sitio web do Latindex ou pelo endereço: http://www.latindex.ppl.unam.mx/

Usuários[editar | editar código-fonte]

Os usuários de Latindex são principalmente editores, bibliotecários e profissionais da informação, administradores da atividade científica, assim como acadêmicos interessados na documentação científica, a indústria editorial e os periódicos acadêmicos ibero-americanos. Por outro lado, o Portal de Portais está mais dirigido a pesquisadores, docentes e alunos.

Como fonte de informação o Latindex é um recurso útil para se obter documentos relacionados às revistas científicas, como são a Guía para publicaciones científicas ou La edición de revistas científicas: guía de buenos usos. Também dispõe de uma série de apresentações PowerPoint dos diferentes workshops e seminários para editores, que o Latindex organizou em vários países da região, bem como uma seção de notícias, em constante atualização, que se refere aos eventos relevantes para editores, profissionais das bibliotecas e de informação e público, em geral, interessado nas revista científica na região e no mundo.

Instituições[editar | editar código-fonte]

A coordenação geral do sistema reside no Departamento de Bibliografia Latino-americana da Direção Geral de Bibliotecas (DGB) da Universidade Nacional Autônoma de México (UNAM). O suporte informático, desenvolvimento do sitio web e do sistema de rendimento de dados em linha está a cargo da Direção Geral de Tecnologias de Informação e Comunicação (DGTIC) da própria UNAM. Em cada um dos países participantes existe uma instituição responsável:

Argentina
Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) Centro Argentino de Información Científica y Tecnológica (CAICyT)

Bolivia
Viceministerio de Ciencia y Tecnología

Brasil
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
Página do Centro Brasileiro do Latindex

Chile
Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (CONICyT) • Departamento de Información

Colômbia
Instituto Colombiano para el Desarrollo de la Ciencia y la Tecnología "Francisco José de Caldas" (COLCIENCIAS)

Costa Rica
Universidad de Costa Rica

Cuba
Instituto de Información Científica y Tecnológica (IDICT) • Biblioteca Nacional de Ciencia y Tecnología (BNCT)

El Salvador
Universidad Tecnológica de El Salvador • Sistema Bibliotecario

Equador
Secretaría Nacional de Educación Superior, Ciencia, Tecnología e Innovación (SENESYT)

Espanha
Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) • Instituto de Estudios Documentales sobre Ciencia y Tecnología(ex-CINDOC)

França
Red Europea de Información y Documentación sobre América Latina (REDIAL)

Guatemala
Universidad de San Carlos de Guatemala • Biblioteca Central

Honduras
Universidad Nacional Autónoma de Honduras • Dirección Ejecutiva de Gestión de Tecnología

México
Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) • Dirección General de Bibliotecas • Dirección General de Cómputo y de Tecnologías de Información y Comunicación • Instituto de Física

Nicaragua
Consejo Nacional de Universidades Universidad Nacional Agraria

Panamá
Universidad de Panamá • Sistema de Bibliotecas

Paraguai
Universidad Nacional de Itapúa • Centro de Recursos de Información

Peru
Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (CONCYTEC) • Centro Nacional de Documentación e Información Científica y Tecnológica (CENDICYT)

Portugal
Ministério de Ciência e Ensino Superior • Fundação para a Ciência e a Tecnologia • Serviço de Informação e Documentação

Porto Rico
Universidad de Puerto Rico • Escuela Graduada de Ciencias y Tecnologías de la Información

República Dominicana
Universidad APEC (UNAPEC)

Uruguai
Universidad de la República • Facultad de Medicina • BINAME/CENDIM

Venezuela
Ministerio del Poder Popular para Ciencia y Tecnología • FONACIT - Centro de Documentación

Através de um acordo alcançado em 2005, a REDIAL (Rede Europeia de Informação e Documentação sobre a América Latina), baseada na França, é o órgão responsável de ingressar e atualizar as revistas latinoamericanistas européias no Sistema Latindex.

Reuniões Técnicas de Latindex[editar | editar código-fonte]

Desde 1997 à data se celebraram um total de 18 reuniões técnicas nos diversos países participantes:

I. Universidad Nacional Autónoma de México, Cidade do México, 17 e 18 de fevereiro de 1997
II. Instituto de Información Científica y Técnica. La Habana, Cuba. 15 e 16 de outubro de 1997
III. Universidad Nacional Autónoma de México. Guadalajara, México. 30 de novembro e 1º. de dezembro de 1997
IV. Universidad Nacional Autónoma de México, Cidade do México, 26 ao 28 de agosto de 1998
V. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Tecnológicas (CONICIT). Caracas, Venezuela. 28 ao 30 de novembro de 1999
VI. Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Lisboa, Portugal, 14 ao 16 de fevereiro de 2001
VII. Centro Argentino de Información Científica y Tecnológica (CAICYT). Buenos Aires, Argentina, 25 ao 27 de novembro de 2001
VIII. Universidad de Puerto Rico, San Juan, 10 ao 13 de setembro de 2002
IX. Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Madrid, España. 6 e 7 de outubro de 2003
X. Universidad de Costa Rica, San José, 18 ao 20 de outubro de 2004
XI. Universidad Mayor de San Andrés, La Paz, Bolivia. 9 ao 11 de novembro de 2005
XII. Universidad Nacional Autónoma de México, Cidade do México, D.F., 18 ao 20 de outubro de 2006
XIII. Centro Argentino de Información Científica y Tecnológica (CAICYT), Buenos Aires, Argentina, 4 ao 6 de outubro de 2007
XIV. Universidad de Panamá, Cidade de Panamá, 10 ao 12 de setembro de 2008
XV. Universidad de Costa Rica, San José, 8 ao 10 de outubro de 2009
XVI. Universidad Nacional Agraria de Nicaragua, Managua, Nicaragua, 20 ao 22 de outubro de 2010
XVII. Universidad APEC, Santo Domingo, República Dominicana, 21 ao 23 de setembro de 2011
XVIII. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Brasília, Brasil, 11 ao 13 de junho de 2012
XIX. Universidad Nacional Autónoma de México, Cidade do México, D.F., 22 ao 24 de agosto de 2013.

Seminários e Wokshops[editar | editar código-fonte]

Com o objetivo de fortalecer os conhecimentos dos editores de revistas em nossos países, Latindex organizou vários seminários e workshops:

• Taller Latindex para editores de la República Dominicana, Santo Domingo, 21 ao 23 de setembro de 2011
• Taller Latindex para editores centroamericanos, Managua Nicaragua, 18 e 19 de outubro de 2010
• Conferencia Calidad e impacto de la revista iberoamericana, San José de Costa Rica, 8 ey 9 de outubro de 2009
• Seminario-Taller para editores y gestores de revistas. Ciudad de Panamá, 8 y 9 de outubro de 2008
• Taller para editores y autores científicos. La Paz, Bolivia. 6 al 8 de dezembro de 2006
• Taller Latindex para editores de revistas académicas y científicas. San José, Costa Rica. 21 y 22 de outubro de 2004
• Taller para editores de publicaciones científicas. Quito, Ecuador, 29 y 30 de novembro de 2004
• Taller Latindex para editores de revistas académicas. México, D.F., 28 y 29 de abril de 2004
• Taller Latindex para editores de revistas científicas. Santiago de Chile, 5 al 7 de abril de 2004
• Taller de Revistas Científicas. México, D.F., Centro de Información Científica y Humanística, 28 de outubro de 1996

Os conteúdos de alguns destes eventos estão disponíveis em http://www.latindex.unam.mx/documentos/tall.html

Financiamento[editar | editar código-fonte]

O desenvolvimento do Sistema Latindex se apóia fundamentalmente nos recursos próprios das instituições participantes. Para atividades específicas se obtiveram apoios da UNESCO (Setor Ciência-Paris e Escritório Regional-Montevideo); o Conselho Internacional para a Ciência (ICSU Press); a Academia de Ciências do Terceiro Mundo (TWAS); a Organização dos Estados Americanos (OEA), a International Network for the Availability of Scientific Publications (INASP) e o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT) México.

Reconhecimentos[editar | editar código-fonte]

Premio Álvaro Pérez-Ugena à Divulgação Científica em Comunicação, outorgado pela Universidade Rei Juan Carlos de Espanha através de sua Faculdade de Ciências da Comunicação e a Sociedade Latina de Comunicação Social, entregado no III Congresso Internacional Latina de Comunicação Social, celebrado em Tenerife, Espanha em dezembro de 2011. O prêmio reconhece ao grupo de trabalho da Universidade Nacional Autônoma de México (UNAM) pela criação de Latindex.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Aguirre, Marcela; Cetto, Ana María; Córdoba, Saray; Flores, Ana María; Román Román, Adelaida (2006). Calidad editorial y la visibilidad de las revistas: Experiencia de Latindex. En: Babini, Dominique y Fraga, Jorge (Comps.) Edición electrónica, bibliotecas virtuales y portales para las ciencias sociales en América Latina y El Caribe, Buenos Aires: CLACSO. p. 103-122. Disponible en: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/secret/babini/Aguirre%20Cetto%20Fy%20R.pdf

Alcaín, María Dolores; Lascuráin, María Luisa (2002). Análisis de las revistas latinoamericanas de Psicología incluidas en el "Directorio Latindex". Papeles del Psicólogo, no. 83, p. 34-43.

Alonso Gamboa, José Octavio (1998). Hacia el establecimiento del Índice Latinoamericano de Publicaciones Científicas-Latindex. Biblioteca Universitaria [online], vol. 1, no. 2, julio-diciembre, p. 53-58. Disponible en: http://www.dgbiblio.unam.mx/servicios/dgb/publicdgb/bole/fulltext/volI2/latindex.html

Alonso Gamboa, José Octavio y Jane M. Russell (2012). Latin American scholarly journal databases: a look back to the way forward. Aslib Proceedings, Vol. 64 No. 1, p. 32-45 disponible en: http://www.emeraldinsight.com/journals.htm?articleid=17010640

Cetto, Ana María y Alonso Gamboa, José Octavio, compiladores (2011) Calidad e Impacto de la revista Iberoamericana/Quality and Impact of the Ibero-American Journals. [En línea]. Primera edición [México]: Latindex, UNAM. ISBN 978-607-02-2865-0 Disponible en: http://www.latindex.unam.mx/librociri/

Cetto, Ana María; Alonso, Octavio y Rovalo, Lourdes (1999). Latindex: a dos años de su concepción. En: Cetto, A.M. y O. Alonso (Comps.) Revistas Científicas en América Latina/Scientific Journals in Latin America, México: FCE, ICSU, UNAM Y CONACYT, p. 245-257

Córdoba, Saray (2006). Visibilidad de las revistas de la Universidad de Costa Rica. Revista AIBDA, v. 27, n. 1, p. 39-65

Flores, Ana María; Penkova, Snejanka; Román Román, Adelaida (2009). Once años de LATINDEX: una experiencia al servicio de las publicaciones científicas iberoamericanas. Simbiosis, vol. 6, no. 1, p. 1-27, [En línea]. Disponible en: http://egcti.upr.edu/images/stories2/artsp6109.pdf

López Ornelas, M. y Nishikawa Aceves, K. (2010). Las publicaciones académicas electrónicas. Una perspectiva latinoamericana del antes, el hoy y el mañana. Revista Digital Universitaria, vol. 11, no. 12. Disponible en: http://www.revista.unam.mx/vol.11/num12/art114/index.html

Premian en España a Latindex, sistema regional de información en línea creado por la UNAM [En línea]. Boletín UNAM – DGCS no. 234, 16 de abril de 2012, URL: <http://www.dgcs.unam.mx/boletin/bdboletin/2012_234.html> [Consulta: octubre 2012]

Reconoce España a Latindex, sistema regional de información en línea de la UNAM [en línea]. Periódico Milenio, 16 de abril de 2012, URL: <http://www.milenio.com/cdb/doc/noticias2011/5deadfb9f5fad5614f3244727c042494> [Consulta: octubre 2012]

Reyna Espinosa, Felipe Rafael (2010). Trascendencia de la Bibliografía Latinoamericana de la UNAM. Biblioteca Universitaria, v. 13, n. 2, julio-diciembre, p. 164-174.

Román Román, Adelaida; Vázquez Valero, Manuela; Urdín Camino, Carmen (2002). Los criterios de calidad editorial Latindex en el marco de la evaluación de las revistas españolas de humanidades y ciencias sociales. Revista Española de Documentación Científica, vol. 25, no. 3, p. 286-307. Disponible en: http://redc.revistas.csic.es/index.php/redc/article/view/109/173

Urdín Caminos, Carmen; Vázquez Valero, Manuel; Román Román, Adelaida (2003). Los criterios de calidad editorial LATINDEX en el marco de la evaluación de las revistas españolas de ciencia y tecnología. Revista Española de Documentación Científica, Vol. 26, no. 1, p. 56-73. Disponible en: http://redc.revistas.csic.es/index.php/redc/article/view/133/187

Vázquez Valero, Manuela; Urdín Caminos, Carmen; Román Román, Adelaida (2003). Las revistas españolas de ciencias de la salud frente a los criterios de calidad editorial LATINDEX. Revista Española de Documentación Científica, vol. 26, no. 4, p. 403-417.