Laurence Olivier Award

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Laurence Olivier Award
Descrição Excelência no teatro
Apresentação The Society of London Theatre
Local Londres
País  Reino Unido
Primeira cerimónia 1976

Laurence Olivier Award ou Olivier Award (pt: Prêmio Laurence Olivier) é um prêmio entregue anualmente pela The Society of London Theatre, para reconhecer a excelência no teatro profissional.[1] Batizado em homenagem ao renomado ator britânico Laurence Olivier, ele é concedido às peças apresentadas durante o ano no West End e em outras áreas da cidade de Londres.

O prêmio é reconhecido internacionalmente como a maior honraria concedida no teatro britânico e considerado como o equilavente ao Tony Awards da Broadway e aos Molière da França.

História[editar | editar código-fonte]

O prêmio, originalmente chamado The Society of West End Theatre Awards, quando de sua criação em 1976, foi rebatizado como Laurence Olivier Awards em 1984, após o consentimento de Olivier, ainda vivo na época.[2] Desde então, ele é simplesmente conhecido como Prêmio Olivier. Ele reproduz a imagem do ator caracterizado como Henrique V, um dos mais famosos papéis shakespereanos representados por ele nos palcos.

Entre os maiores vencedores do prêmio estão a atriz Judi Dench (a que conquistou o prêmio mais vezes)[3] e o compositor Andrew Lloyd Webber. Algumas das peças e musicais de sucesso já agraciados com ele estão A Chorus Line (o primeiro musical a recebê-lo), Cats, Evita, O Fantasma da Ópera e Sweeney Todd.

Referências

  1. «Society of London Theatre (SOLT)». Consultado em 13 de maio de 2011 
  2. «The Laurence Olivier Awards». Consultado em 13 de maio de 2011 
  3. «The Awards». Consultado em 13 de maio de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]