Laurens Hammond

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Laurens Hammond
Nascimento 11 de janeiro de 1895
Evanston, Illinois
Morte 3 de julho de 1973
Nacionalidade estado-unidense
Ocupação engenheiro
Principais trabalhos órgão Hammond

Laurens Hammond (Evanston, 11 de janeiro de 18953 de julho de 1973) foi um engenheiro dos Estados Unidos notável pela invenção do órgão Hammond.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Laurens Hammond nasceu em Evanston, Illinois e mostrou seu interesse e talento para a área técnica desde cedo. Com a morte de seu pai, ele e sua mãe se mudaram para a França, onde ele começou suas primeiras invenções. Quando sua família retornou à Evanston, Laurens então com quatorze anos já era fluente em francês e alemão. Nessa época, ele já havia desenvolvido um sistema para transmissão automática de automóveis. Após sugestão de sua mãe, enviou a idéia para os engenheiros da Renault, sendo rejeitado.

Laurens estudou engenharia mecânica na Universidade Cornell, graduando-se com honras em 1916. Após ter servido na Primeira Guerra Mundial, ele mudou-se para Detroit e ocupou o cargo de chefe de engenharia da Gray Motor Company, uma fabricante de motores para barcos. Hammond não era músico, mas em 1933 passou a dar atenção ao desenvolvimento do órgão eletro-mecânico, onde o objetivo inicial era suprir igrejas com um instrumento alternativo aos grandes órgãos de tubo. Ele comprou um piano usado a fim de utilizar o teclado do instrumento como um controlador de diversos métodos de geração de som. Fundou a empresa Hammond Organ Company e em 1934 colocou à venda o primeiro modelo de órgão Hammond.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.