Lauro Péricles Gonçalves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Lauro Péricles Gonçalves
Prefeito de Campinas Flag of Campinas.svg
Período 1973-1976
Antecessor Orestes Quércia
Sucessor Francisco Amaral
Nascimento
Monte Santo de Minas, MG
Primeira-dama Maria Lázara Duarte Gonçalves
Partido PMDB
Profissão Advogado

Lauro Péricles Gonçalves (Monte Santo de Minas, 18 de junho de 1935) é um político brasileiro.

Foi prefeito de Campinas, cidade do interior do Estado de São Paulo, de 1973 a 1976, pelo MDB. No final de seu mandato, deixou o partido para filiar-se à ARENA.

Durante sua administração, foi construído o viaduto São Paulo, conhecido como Laurão, no entroncamento das avenidas José de Souza Campos e Moraes Sales, duas importantes vias de Campinas. O Observatório de Capricórnio foi também construído durante a gestão de Lauro Péricles, ele mesmo astrônomo amador. Foi ainda responsável pela introdução de uma das principais marcas urbanas de Campinas: as calçadas de pedestres em mosaico português representando o voo da ave-símbolo da cidade, a andorinha.

Candidatou-se novamente a prefeito de Campinas em 1982, obtendo 19,47% dos votos, sendo derrotado por ampla margem por José Roberto Magalhães Teixeira (44,65% dos votos). Posteriormente, tentou eleger-se vereador por Campinas e senador por São Paulo, também sem sucesso. Após uma passagem pelo PTB, filiou-se ao PMDB.

Imortal, pertencente a ACL Academia Campinense de Letras, da qual seu prédio atual foi erguido pela prefeitura municipal de Campinas em sua gestão, e doado à instituição.

Advogado e professor de português, exerceu outros cargos de relevância no governo do Estado de São Paulo, tendo presidido autarquias e empresas estatais, como a Sabesp e CPFL.

Desde 18 de julho de 2008, Lauro Péricles participa da administração do prefeito Hélio de Oliveira Santos como presidente da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (SANASA), empresa municipal responsável pelo abastecimento de água e pela coleta e tratamento de esgoto em Campinas.

Atualmente, afastado da política, dedica grande parte de seu tempo à sua fazenda localizada no interior do estado.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Orestes Quércia
Prefeito de Campinas
Campinas

1973-1976
Sucedido por
Francisco Amaral
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.