Lavadeira-mascarada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaLavadeira

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Tyrannidae
Género: Fluvicola
Espécie: F. nengeta
Nome binomial
Fluvicola nengeta
(Linnaeus, 1766)
Distribuição geográfica

Lavadeira na Ilha de Paquetá.

A lavadeira (Fluvicola nengeta), também conhecida como lavandeira mascarada, Viuvinha, Vovozinho ou noivinha,[1] é uma espécie de pássaro sul-americana pertencente a família dos tiranídeos. O seu habitat é, preferencialmente, junto a rios ou lagoas. Vem frequentemente ao chão, mesmo barrento, em busca de alimento. É ave de espaços abertos.

Originalmente, ocorria no Brasil somente nos estados do Nordeste, do Maranhão à Bahia. Tem, contudo, ampliado sua distribuição pelo Sudeste do país, aparecendo no Rio de Janeiro já na década de 1950.

Costuma surgir no início da manhã à procura das piscinas, onde acostumou-se a se banhar. Aparece quase sempre em grupos de dois ou três indivíduos. Possui um canto curto e agudo. Em determinadas situações, abre as asas e as movimenta abrindo-as e fechando-as rapidamente, quando seu canto passa a apresentar ritmos e tons mais complexos. Seu comportamento indica um grau de confiança em relação ao homem, pois costuma se aventurar no meio da piscina se houver algo boiando e que o sustente. Permite, ao observador, aproximar-se a uma curta distância.

O nome “mascarada” é em função de uma faixa negra que lhe atravessa os olhos. Costuma andar aos pares (casal). [2]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome "lavadeira" é uma referência à sua predileção por cursos d'água. O nome "noivinha" é uma referência à sua coloração branca predominante.


Referências

  1. «Lavadeira-mascarada». Fauna. 20 de fevereiro de 2015. Consultado em 17 de abril de 2022 
  2. «Lavadeira-mascarada». Fauna. 20 de fevereiro de 2015. Consultado em 21 de dezembro de 2021 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.