Lazar Kaganovitch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Каганович.jpg

Lazar Moiseyevich Kaganovich, em russo Ла́зарь Моисе́евич Кагано́вич, (Kiev, 22 de novembro de 1893Moscou, 25 de julho de 1991) foi um político e administrador soviético próximo e confidente de Joseph Stalin e o politico mais influente na União Soviética ao lado de beria e stalin. era conhecido pela alcunha de o lobo do kremlin. O principal responsável pela política de fome do Holodomor na Ucrânia e um dos principais arquitetos por trás do Grande Expurgo de 1934-1939 foi também junto com Lavrentiy Beria e Josef Stalin um dos mandantes do Massacre de Katyn foi também responsável por todos os transportes de guerra e deslocalizações ou assentamentos de complexos industriais para áreas a leste durante a invasão alemã. Foi responsável por fazer subir na hierarquia soviética Nikita Khrushchov, que mais tarde em 1953 se tornaria Secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética em uma disputa acirrada com o próprio Kaganovitch.

Nasceu em 1893, filho de pais judeus na vila de Kabany no antigo Império Russo. Morreu em 1991, poucos meses antes do fim da URSS.

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Lazar Kaganovitch
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Lazar Kaganovitch
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.