Le Duc Anh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Lê Đức Anh
7º Presidente do Vietname Flag of Vietnam.svg
Período 1992 até 1997
Comandante de unidades Vietcong
Vida
Nascimento 1 de dezembro de 1920 (95 anos)
Província de Thua Thien-Hue
Dados pessoais
Partido Partido Comunista do Vietnã (PCV)
Profissão Presidente e General

Lê Đức Anh (nascido em 1 de dezembro de 1920) é um ex-presidente do Vietnã. Foi presidente de 1992 até 1997. É também um ex-soldado, e considerado um conservador[1] que manteve o controle de seu partido sobre políticas domésticas.

Foi membro do Partido Comunista do Vietnã, liderou unidades Vietcong de combate durante a Guerra do Vietnã. Mais tarde, ele entrou na política e ocupou uma série de cargos no governo antes de ser eleito para o cargo de presidente do estado, substituindo uma presidência coletiva, em setembro de 1992. Ele deixou o cargo de presidente em setembro 1997, após o congresso do partido comunista e foi substituído por Trần Đức Lương. Foi conselheiro do Comitê Central do Partido Vietnamita de dezembro de 1997 a 2001.

Em 1996, ele foi hospitalizado após um derrame, mas depois se recuperou.[2] Ele nasceu na Província de Thua Thien-Hue. Ele fez importantes avaços na política de direitos humanos em 1993, condenando a tortura.[3]

Referências

  1. Bolton, Kent (1999): “Domestic Sources of Vietnam’s Foreign Policy: Normalizing Relations with the United States”. in Thayer, Carlyle A., Amer, Ramses (ed.): “Vietnamese Foreign Policy in Transition”. Institute of Southeast Asian Studies, Singapore.
  2. Mydans, Seth (20 December 1996). "Domino Effect at the Top Is Looming for Vietnam" The New York Times [S.l.] Consult. 24 June 2010.  (em inglês)
  3. When Torture Backfires: What the Vietcong Learned and the CIA Didn’t