Le Reculet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Le Reculet
Le Reculet
Ruculet
Le Reculet está localizado em: Alpes
Le Reculet
Coordenadas 46° 15' 25" N 5° 55' 48" E
Altitude 1 718 m
Localização  Ródano-Alpes -  França
Cordilheira Cordilheira do Jura
Rota mais fácil GR Balcon du Léman a partir Crêt de la Neige

O Reculet com 1 718 m de altitude [1] é o segundo mais alto cume da cordilheira do Jura no departamento francês de l'Ain. Encontra-se a Sudoeste do crêt de la Neige, a noroeste de Genebra na comuna de Thoiry. No centro do parque natural regional do Alto-Jura o seu acesso é assim muito regulamento.

Toponímia[editar | editar código-fonte]

O termo Reculet terá vindo do franco-provençal Recula que designa um "lugar isolado no início de um vale" mas que foi afrancesado em Reculet "como lugar isolado, recuado" nas línguas de oïl [2].

Geografia[editar | editar código-fonte]

Cume anticlinal dos montes Jura, onde se encontram a maior parte dos mais altos cumes do maciço, apresenta uma vista panorâmica sobre o País de Gex, Genebra e do outro lado do lago Lemano a cadeia do Monte Branco. É por essa razão que o Reculet se encontra num passeio pedestre conhecido pelo balcão dos alpes que do colo da Faucille parte para sul.

História[editar | editar código-fonte]

Antes que a altitude do crêt de la Neige não tenha sido rectificado de 1 720 m em 2003 em vez de 1 717,6 m, o Reculet era o mais ponto do maciço do Jura «Le Jura prend de la hauteur !» (em francês) .

No cimo da montanha encontra-se uma cruz que foi erigida pelos artesões de Thoiry em 1892 a pedido dos padre da freguesia para que houvesse um símbolo durável da manifestação da fé depois dos anos negros da Revolução francesa [3].

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Le Reculet, carte IGN, géoportail.gouv.fr - Visitado:Jan. 2014
  2. Ernest Nègre, Toponymie générale de la France Vol. 2 - Formations non-romanes ; formations dialectales, Librairie Droz, 1996 ISBN 978-2600001335, page 1112
  3. «La croix du Reculet (com imagens da época)» (em francês)