Rheu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Le Rheu)
Rheu

Le Rheu

  Comuna francesa França  
Localização
Rheu está localizado em: França
Rheu
Localização de Rheu na França
Coordenadas 48° 6' N 1° 48' O
País  França
Região Bretanha
Departamento Ille-et-Vilaine
Características geográficas
Área total 18,89 km²
População total (2018) [1] 9 206 hab.
Densidade 487,3 hab./km²
Altitude 30 m
Código Postal 35650
Código INSEE 35240
Sítio http://www.ville-lerheu.fr/

Rheu ou Le Rheu-Moigné (Reuz em bretão) é uma comuna francesa na região administrativa da Bretanha, no departamento Ille-et-Vilaine. Ela faz parte da aglomeração metropolitana de Rennes.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A Comuna de Rheu é composta por três principais focos de povoamento: O centro de Rheu (centre-ville), as Landes d'Apigné e o burgo de Moigné. A leste, como fronteira natural da comuna, está o rio Vilaine, onde a comuna faz fronteira com Rennes, e a nordeste o rio Flume. O riacho ’’le Lindon’’ atravessa o burgo de Rheu, apesar de a maior parte de sua extensão ser coberta. A comuna de Rheu tem como comunas adjacentes Rennes, Vezin-le-Coquet, L'Hermitage, Cintré, Mordelles, Chavagne e Saint-Jacques-de-la-Lande.

Os dois principais acessos a comuna são a via expressa Rennes-Lorient (RN24) e a segunda ceinture rennaise (rodovias que contornam a cidade de Rennes) RD288. A vila de Le Rheu-Moigné é atendida pelos serviços de ônibus Star (Service des Transport de l'Agglomération Rennaise ou Serviço dos transportes da Aglomeração de Rennes) das linhas 54,55,56 e 76 bem como a linha escolar "VHB5" que atende o liceu Victor et Hélène Basch.

Economia[editar | editar código-fonte]

A zona artesanal e comercial de Chêne Vert criada em 1960 em Landes d'Apigné é o centro da economia da comuna. Ali estão mais de 100 empresas, entre as quais o centro de triagem da Coliposte -- o serviço de encomendas postais da França -- encarregado da triagem de encomendas postais para o oeste francês, assim como a futura implantação da plataforma logística do grupo Carrefour e a futura sede regional de Amec Spie.

O centro INRIA de Rennes tem duas unidades de pesquisa situadas em Rheu próximas ao bosque de Motte desde 1966 (dedicados ao aprimoramento de plantas e biotecnologias vegetais, e a biologia de organismos e populações aplicada a proteção das plantas), um campo experimental de 307 ha, uma unidade experimental de testes com suínos e uma estação de pesquisas cidrícolas e de biotransformação das frutas e legumes. O centro emprega cerca de 250 pessoas.

Referências

  1. «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.