Le samouraï

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Le samouraï
O Samurai (BR)
 França
1967 •  cor •  105 min 
Direção Jean-Pierre Melville
Roteiro Jean-Pierre Melville
Georges Pellegrin
Elenco Alain Delon
François Périer
Nathalie Delon
Gênero Policial
Noir
Idioma Francês
Página no IMDb (em inglês)

Le samouraï (O Samurai, em português) é um filme policial noir francês de 1967, dirigido por Jean-Pierre Melville. O filme começa com a seguinte citação, extraída do fictício Livro de Bushido: "Não há solidão maior que a de um samurai. A não ser talvez aquela de um tigre na selva. Talvez...".

O filme foi classificado pela Revista Empire em 39º na lista dos "100 Melhores Filmes do Cinema Mundial" em 2010 [1].

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Jef Costello é um assassino de aluguel frio e calculista, contratado por um intermediário para matar um empresário em um clube noturno. Na saída ele é visto pela pianista Valérie e é detido logo em seguida pela polícia, pois corresponde com a descrição dada pelas testemunhas que o viram no clube. Jef preparara cuidadosamente um álibi com a ajuda da namorada Jane Lagrange e de outros cúmplices, e é beneficiado por Valérie que não o identifica. Com isso a polícia não tem outra alternativa senão liberá-lo. Mas o inspetor ordena que continuem a segui-lo e investigá-lo. Os contratantes não gostam de saber que a polícia detivera Jef e lhe preparam um atentado, temendo serem descobertos. O criminoso escapa ferido e agora vai atrás de Valérie pois desconfia que ela recebera ordens de não o denunciar pelos mesmos que tentaram lhe matar e ele quer que ela revele quem são.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios (desde dezembro de 2009).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «The 100 Best Films Of World Cinema - 39. Le Samourai». Bauer Media Group. 2010. Consultado em 18 de junho de 2013.  |website= e |publisher= redundantes (Ajuda)