League of Legends: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por TarekVilela para a última versão por Baseador, de 15h46min de 1 de setembro de 2013 (UTC)
Linha 38: Linha 38:
|sucessor =
|sucessor =
}}
}}
'''''League of Legends''''' é um [[MOBA]] desenvolvido e publicado pela empresa [[Riot Games]]. Seu desenvolvimento conta com a participação de '''Steve "Guinsoo" Feak''', antigo desenvolvedor de DotA (Defense of the Ancients) e com Steve Pendragon, administrador do antigo mapa de DotA. O jogo foi muito bem recebido com seu formato ''free to play'' (grátis de jogar), um sistema que permite a qualquer um jogar sem a necessidade de um pagamento, porém com itens que podem ser adquiridos com dinheiro real. O jogo tornou-se o jogo mais jogado do mundo com cerca de 1.3 bilhões de horas jogadas.<ref>{{citar web|url=http://www.forbes.com/sites/johngaudiosi/2012/07/11/riot-games-league-of-legends-officially-becomes-most-played-pc-game-in-the-world/|título=riot-games-league-of-legends-officially-becomes-most-played-pc-game-in-the-world|acessodata=16 de agosto de 2012|autor=John Gaudiosi}}</ref>
'''''League of Legends''''' é um jogo de mulherzinhas histéricas sem capacidade pra jogar Dota, é um [[MOBA]] desenvolvido e publicado pela empresa [[Riot Games]]. Seu desenvolvimento conta com a participação de '''Steve "Guinsoo" Feak''', antigo desenvolvedor de DotA (Defense of the Ancients) e com Steve Pendragon, administrador do antigo mapa de DotA. O jogo foi muito bem recebido com seu formato ''free to play'' (grátis de jogar), um sistema que permite a qualquer um jogar sem a necessidade de um pagamento, porém com itens que podem ser adquiridos com dinheiro real. O jogo tornou-se o jogo mais jogado do mundo com cerca de 1.3 bilhões de horas jogadas.<ref>{{citar web|url=http://www.forbes.com/sites/johngaudiosi/2012/07/11/riot-games-league-of-legends-officially-becomes-most-played-pc-game-in-the-world/|título=riot-games-league-of-legends-officially-becomes-most-played-pc-game-in-the-world|acessodata=16 de agosto de 2012|autor=John Gaudiosi}}</ref>


O jogo foi anunciado pela primeira vez em 7 de outubro de 2008, e lançado em 27 de outubro de 2009<ref>{{cite web |url=http://www.gamespot.com/league-of-legends/platform/pc/ |title=League of Legends - GameSpot.com |publisher=GameSpot {{en}} |accessdate=March 18, 2013}}</ref>. O jogo permaneceu em fase [[Versão beta|beta]] de 10 de abril de 2009 até 22 de outubro de 2009. O jogo foi lançado oficialmente no Brasil no dia 9 de Agosto de 2012.
O jogo foi anunciado pela primeira vez em 7 de outubro de 2008, e lançado em 27 de outubro de 2009<ref>{{cite web |url=http://www.gamespot.com/league-of-legends/platform/pc/ |title=League of Legends - GameSpot.com |publisher=GameSpot {{en}} |accessdate=March 18, 2013}}</ref>. O jogo permaneceu em fase [[Versão beta|beta]] de 10 de abril de 2009 até 22 de outubro de 2009. O jogo foi lançado oficialmente no Brasil no dia 9 de Agosto de 2012.

Revisão das 18h06min de 2 de setembro de 2013

League of Legends
League of Legends - Logo.png
Desenvolvedora(s) Riot Games
Diretor(es) Tom "Zileas" Cadwell
Produtor(es) Steven Snow
Travis George
Designer(s) Christina Norman
Rob Garrett
Steve Feak
Artista(s) Edmundo Sanchez
Troy Adam
Jay Davies
Compositor(es) Christian Linke
Plataforma(s) Microsoft Windows e Mac OS X
Lançamento
    Gênero(s) Multiplayer Online Battle Arena (MOBA)
    Modos de jogo Multijogador

    League of Legends é um jogo de mulherzinhas histéricas sem capacidade pra jogar Dota, é um MOBA desenvolvido e publicado pela empresa Riot Games. Seu desenvolvimento conta com a participação de Steve "Guinsoo" Feak, antigo desenvolvedor de DotA (Defense of the Ancients) e com Steve Pendragon, administrador do antigo mapa de DotA. O jogo foi muito bem recebido com seu formato free to play (grátis de jogar), um sistema que permite a qualquer um jogar sem a necessidade de um pagamento, porém com itens que podem ser adquiridos com dinheiro real. O jogo tornou-se o jogo mais jogado do mundo com cerca de 1.3 bilhões de horas jogadas.[2]

    O jogo foi anunciado pela primeira vez em 7 de outubro de 2008, e lançado em 27 de outubro de 2009[3]. O jogo permaneceu em fase beta de 10 de abril de 2009 até 22 de outubro de 2009. O jogo foi lançado oficialmente no Brasil no dia 9 de Agosto de 2012.

    Jogabilidade

    Os jogos podem durar de 20 minutos a 1 hora e 30 minutos, dependendo do mapa em que ocorre a partida. Os times são formados por 2 equipes iguais(5 personagens cada um dos times), cada equipe começa numa ponta do mapa numa área chamada "Spawning Pool", perto do que é chamado de "nexus". O jogo é ganho quando um dos "nexus" é destruído ou quando alguma equipe desistir. Para lá chegar, a equipe tem de progredir através de uma série de torres inimigas e destruí-las. As torres estão normalmente localizadas nos três caminhos possíveis para chegar à base inimiga. Pelo caminho, os jogadores vão ganhando experiência e subindo de nível, resultado de destruir torres, matar os jogadores adversários e creeps (pequenos NPC's que nascem periodicamente e tentam destruir as torres inimigas, também chamados de minions). Matar inimigos fornece aos jogadores dinheiro com o qual podem comprar items no comerciante junto a "Spawning Pool" e assim fortalecer as estatísticas do seu campeão.

    Em League Of Legends, por cada partida, os jogadores começam em nível 1 e podem atingir o nível máximo de 18. A conta do jogador também sobe de nível, ganha-se experiência em vitórias e derrotas de partidas. A conta inicia no nível 1 e pode chegar ao nível 30. Quanto mais nível a conta do jogador tem, mais opções de utilitários em jogo e pontos de habilidades para criar páginas de habilidades diferenciadas para cada campeão do jogador.

    Campeões são os personagens que os jogadores dirigem durante o jogo, existe muitos campeões com diferentes habilidades.

    Killing Sprees e Multi Kills

    Killing sprees são níveis especiais que se ganha quando uma certa quantidade de inimigos é morta, para alcançar os Killing Sprees é necessário que o jogador não morra enquanto soma os seus abates. Um jogador que esteja em killing spree e é morto garante ao jogador que o matou dinheiro extra. A sequência segue a seguinte ordem:

    • Killing spree: 3 abates
    • Enfurecido (Rampage): 4 abates
    • Implacável (Unstoppable): 5 abates
    • Dominando (Dominating): 6 abates
    • Invencível (Godlike): 7 abates
    • Lendário (Legendary): 8 abates ou mais

    Além de Killing sprees, existe outra lista que serve para contabilizar quantos inimigos um único jogador pode matar num intervalo de 12 segundos contados a partir do último abate. A sequência é double kill (2 abates), triple kill (3 abates), quadra kill (4 abates), penta kill (5 abates).

    Modalidades do jogo

    Existem seis modalidades de jogos: Blind Pick, Draft Pick, Ranked Solo, Ranked Team, Co-op vs Bot e Custom.

    • Blind Pick: é considerado o modo normal do jogo, nesse modo não é possível ver os quais personagens o time inimigo escolheu até o inicio do confronto. Neste modo, é possível que os mesmos personagens sejam pegos por times diferentes.
    • Draft Pick: neste modo há um capitão em cada time. Cada capitão (escolhido aleatoriamente) irá proibir 3 personagens de serem escolhidos, depois escolherá os heróis que serão utilizados por seu time. Diferente do Blind Pick, não é possível que o mesmo personagem seja escolhido por mais de um time.
    • Ranked Solo: esse modo possui o mesmo sistema de escolha do Draft Pick. Não é possível jogar nesse modo antes do level 30, além de ser preciso ter no mínimo 16 herois para jogar. Estas partidas são contabilizadas no sistema de pontos da Riot, denominado ELO, e quanto mais vitórias você tiver maior será seu ELO. Além de que você consegue ver os personagens dos inimigos.
    • Ranked Team: neste modo, o jogador já possui um time pré-definido. A diferença entre esse modo e Ranked Solo é que Ranked Team irá ganhar um ELO específico para o próprio time e não para o jogador.
    • Co-op vs IA: consiste em montar um time com você e mais quatro pessoas para jogar contra inteligência artificial. Geralmente esse modo é usado para testar algum personagem novo que o jogador tenha comprado ou queira testar uma estratégia diferente.
    • Custom: modo de jogo que pode ser completamente alterado pelo jogador, permitindo escolher qualquer personagem, número de inteligência artificial e tipo de jogo. Serve para o teste de estrategia.

    Dominion

    Recentemente a Riot demonstrou um novo modo de jogo intitulado "Dominion". Este é um classico modo de jogo de dominio de bases, no qual as equipes precisam dominar uma base e defende-la da equipe inimiga. O mapa consiste em 5 pontos para conquistar e defender, que são os seguintes:

    • The Windmill: localiza-se no topo, e uma das mais prezadas, já que não está localizada em nenhum dos lados, tornando-se um dos pontos mais fáceis e, ao mesmo tempo, mais difíceis de se alcançar, pois é o mais longe de todos, para os dois lados;
    • The Refinery: localiza-se mais abaixo do Windmill, e fica no lado esquerdo, pertencendo, assim, ao Blue Team. É fácil de se atingir, já que possui um caminho livre até ele;
    • The Quary: fica localizado na parte debaixo, a esquerda do mapa, pertencendo ao Blue Team. É muito útil, pois é localizada próxima ao Spawn Point dos champions, assim fazendo com que eles possam ir rapidamente até ela;
    • The Boneyard: está posicionada no lado do Pink Team, sendo facilmente conquistada, por localizar-se próxima ao seu Spawn Point, porém muito prezada pelo time inimigo, por ser um lugar pouco provável de se atacar tendo, assim, o elemento surpresa
    • The Drill: fica localizada entre o Boneyard e a Windmill pertencendo, assim, ou Pink Team. Fácil de se atingir pelo Pink Team, por estar localizada próximo a este, e prezado pelo Blue Team, por ter caminho livre para este.

    Cada equipe começa com quinhentos pontos de vida em seu Nexus (cristal central de cada equipe). Quanto mais bases uma equipe domina, mais rápido os pontos de vida da equipe adversaria se esgotam. A partida acaba quando os pontos de vida chegam a 0.

    Mapas

    O jogo possui 4 mapas diferentes:

    • Summoner's Rift: o principal mapa do jogo, tendo partidas de 5 jogadores em cada equipe, onde é terreno para a maior parte das partidas, onde o objetivo é destruir o nexus da equipe adversária. É dividido em 3 lanes: top, mid e bot, por onde circulam minions. Cada lane possui 3 torres e um inibidor. Para que possa acessar o nexus e suas 2 torres, é necessário ter destruido ao menos um inibidor, que reaparece periodicamente, após ser destruido. Entre as lanes, fica a selva. Na selva, podemos encontrar, como destaque o Barão Nashor, que ao ser morto, concede uma grande quantidade de ouro para o time, além de um buff, que aumenta o poder de habilidade, força de ataque e regeneração de vida; o segundo destaque da selva é o Dragão, que ao ser morto, concede uma quantidade moderada de ouro para o time.
    • Twisted Treeline: palco para as partidas 3 contra 3. Assim como no summoner's rift, o objetivo é destruir o nexus da outra equipe, porém é dividido em apenas 2 lanes. Na selva, entre as duas lanes, tem dois pontos, que ao serem capturados, concedem bonus ao time que capturá-los.
    • Crystal Scar: Cenário do Dominion, uma modalidade 5 contra 5 onde o objetivo principal não é destruir a base inimiga, como nos mapas supracitados, mas sim, como sugere o próprio nome dominar o máximo dentre cinco pontos estratégicos do mapa. Cada equipe possui uma pontuação inicial máxima, e perde aquela cuja pontuação chegar a zero primeiro. Cada domínio de ponto e/ou morte pode fazer com que a equipe adquira pontos ou com que a equipe adversárias os perca, bem como há perda contínua de pontos para aquela equipe que possuir menos pontos dominados. Não há um meta específico conhecido e estipulado para essa modalidade, talvez pela inexistência de uma adesão maior dos jogadores em geral.
    • Howling Abyss: O mapa lançado recentemente pela riot games, tem temática voltada para as histórias de Freljord, assim como Summoner's Rift e Twisted Treeline o objetivo aqui é destruir o nexus inimigo, com 5 jogadores em cada equipe e uma única lane o mapa não deixa a desejar, com duração de 10 a 25 minutos pela facilidade que se tem de iniciar team fight's, aqui o jogador não necessita de tanta estratégia quanto nos outros mapas e é apenas imcubido de se dedicar ao trabalho em equipe, sendo impossibilitado de se curar ao voltar para base e só podendo comprar itens enquanto está morto ou um tempo depois de voltar a vida. A seleção de campeões deste mapa é sorteada com base nos campeões que o jogador já tem (salvo se o invocador acumulou pontos de troca de herói), muitas vezes a vitória depende da equipe que foi formada com os campeões que foram disponabilizados.

    Champions

    League of Legends conta com uma grande quantidade de campeões (bonecos, characters) e um novo será adicionado a cada três semanas[4].

    Os campeões são divididos em 3 "tiers":

    • Tier 1: Com preços de 450 e 1350 IP (ou 280 e 585 RP, respectivamente), são os campeões mais antigos do jogo, lançados antes do início da primeira temporada.
    • Tier 2: Com preços de 3150 e 4800 IP (ou 790 e 880 RP, respectivamente), são os campeões lançado entre o início da primeira temporada e o término da mesma.
    • Tier 3: Com preços de 6300 e 7800 IP (ou ambos por 975 RP), são os campeões mais recentes. O campeão tem o preço de 7800 IP somente na semana de lançamento, tendo seu preço reduzido para 6300 IP na semana consecutiva.

    Meta-jogo

    Os campeões são divididos por várias funções que possam desempenhar:

    • AD Carry (ADC) - É o campeão que possui alto dano físico, geralmente possui longo alcance de ataque e tem a função de "carregar" o time, resultando em grande diferença na hora de realizar as "Team Fights".
    • Off-Tank - É o campeão que possui uma quantidade considerável de defesa (vida, armadura e resistência), mas ainda possui uma boa quantidade de dano. Geralmente ficam na top-lane. E ajudam muito a reduzir a vida de um oponente inimigo para que haja sucesso na hora da "Team Fight"
    • Tank - É o campeão focado em receber todo o dano do time adversário. Este tipo de champion não possui um dano significativo mas não pode ser facilmente morto. Por sua alta defesa e resistência, ele geralmente não é focado pelo time adversário. Tanks tem a função também de iniciar as Team Battles. Geralmente são junglers ou ficam na top-lane (podem ser suportes também, mas nunca AD carry ou AP carry).
    • Suporte (ou Support, sup) - Tem a função de ajudar o AD carry. Geralmente são campeões com pouca defesa, porém com habilidades de controle de grupo ou de buffs para o time.
    • AP Carry - É o campeão que possui alto baseado no poder de habilidade. Responsável por tirar a vida do inimigo rapidamente utilizando de suas habilidades e não o dano físico.
    • Jungler - É o campeão que não vai em nenhuma lane. Ele obtém dinheiro (gold) para a compra de seus itens derrotando os monstros neutros, que têm posições fixas, espalhados pela selva entre as lanes. Sua principal função é criar um ataque surpresa (gank) para que o jogador da lane que recebeu o ataque mate o adversário. Um bom jungler também é suporte, isto é, não obtém todas os abates dos ganks.

    Recepção

    League of Legends recebeu diversos prémios, dentre os quais:

    Data Recompensa Categoria Resultado
    14 de dezembro de 2009 IGN PC Best Strategy Game 2009 Readers’ Choice Vencedor[5]
    21 de dezembro de 2009 Gamespy Gamers’ Choice Awards 2009 PC Gamers’ Choice Vencedor[6]
    8 de outubro de 2010 1st Game Developers Online Choice Awards Audience Award Vencedor[7]
    22 de outubro de 2011 Golden Joystick Award Melhor Free to play Vencedor[8]

    Referências

    1. Lapper, Aaron (March 1, 2013). «League Of Legends Patch 3.03». ExpansiveDLC. Consultado em March 15, 2013  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
    2. John Gaudiosi. «riot-games-league-of-legends-officially-becomes-most-played-pc-game-in-the-world». Consultado em 16 de agosto de 2012 
    3. «League of Legends - GameSpot.com». GameSpot (em inglês). Consultado em March 18, 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
    4. Nightingale. «Nova política de preço de campeões». Consultado em 23 de abril de 2013 
    5. «PC Best Strategy Game 2009 - Empire: Total War». bestof.ign.com. Consultado em 23 de agosto de 2012 
    6. «PC Gamers' Choice 2009 - League of Legends». goty.gamespy.com. Consultado em 23 de agosto de 2012 
    7. «Gamasutra - News - Riot's League of Legends Leads Game Developers Choice Online Award Winners». www.gamasutra.com. Consultado em 23 de agosto de 2012 
    8. «Gamasutra - News - Portal 2 Tops Golden Joystick Winners». www.gamasutra.com. Consultado em 23 de agosto de 2012 

    Ligações externas