Lebre-ártica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lebre-do-ártico)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaLebre-ártica
Lebre-ártica com pelagem de Inverno
Lebre-ártica com pelagem de Inverno
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Lagomorpha
Família: Leporidae
Género: Lepus
Espécie: L. arcticus
Nome binomial
Lepus arcticus
Ross, 1819
Distribuição geográfica

A lebre-ártica (AO 1945: lebre-árctica) ou lebre-do-ártico é uma lebre encontrada em locais geralmente glaciais e tem pelo diferente dependendo da época do ano. Durante a época de acasalamento, os machos lutam entre si -praticam boxe com as pernas dianteiras e pontapeiam-se com as traseiras. O acasalamento pode ser igualmente feroz, durante o qual a fêmea pode ficar ferida. Para preparar o seu ninho, a progenitora forra um buraco escondido com as plantas secas ou pelo. As crias de lebre, chamados de lebracho, nascem durante o verão ártico. Os lebrachos recém-nascidos emergem cobertos de pelos cinzentos e com os olhos bem abertos. Após dois ou três dias de cuidados intensos, a fêmea visita-os apenas uma vez por dia para deixar as crias mamar o seu leite. Duas semanas depois os lebrachos são independentes. No início do inverno, os juvenis atingem o tamanho adulto e estão prontos para se misturar com os mais velhos.

Tamanho e peso[editar | editar código-fonte]

A lebre-ártica (Lepus arcticus) pode medir até cerca de 70 centímetros de comprimento e pesar uma média de 9.12 LB's(cerca de 4 kg).Os maiores espécimes podem atingir entre 5 a 7Kg(entre 11,02 lbs e 15,43 lbs).

Filhotes[editar | editar código-fonte]

Gera até 8 filhotes por ano e o tempo de gestação é de aproximadamente 50 dias.

Pelagem[editar | editar código-fonte]

No inverno, quando a área em que vive fica coberta pela neve, a pelagem da lebre-ártica torna-se completamente branca. Já no verão, a sua pelagem muda de cor, tornando-se cinzenta,mas somente nas regiões mais a sul do Canadá onde os dias de verão são mais longos.

Lebre-ártica com pelagem de Verão

Especies[editar | editar código-fonte]

A espécie Lepus arcticus tem quatro subespécies:

  • Lepus arcticus arcticus
  • Lepus arcticus banksii
  • Lepus arcticus groenlandicus
  • Lepus arcticus monstrabilis

Dieta[editar | editar código-fonte]

Se alimenta principalmente de plantas lenhosas mas em geral ela gosta de folhas, frutos, flores e grama. Alem disso ela tem um elevado sentido do olfato para encontrar salgueiros raminhos sobre a neve.

Onde se encontra[editar | editar código-fonte]

É distribuída ao longo da tundra, regiões setentrionais da Gronelândia e das partes do Canadá, bem como Alasca.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • HOFFMAN, R. S., ANDREW, T. S. (2005). in WILSON, D. E., REEDER, D. M. (eds). Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference. 3ª ed. Johns Hopkins University Press, Baltimore, Maryland, 2.142 pp. 2 vol.
  • Lagomorpha Specialist Group 1996. Lepus arcticus. IUCN 2007 IUCN Red List of Threatened Species. Acessado em 21 de janeiro de 2008.
Ícone de esboço Este artigo sobre lagomorfos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.