Lei de Proust

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Evolution-tasks.png
Atenção: Este artigo foi listado como um artigo com problemas.
Ajude-nos na discussão deste artigo. O motivo da marcação foi a seguinte: O enunciado da Lei de Proust no texto está incorreto
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde julho de 2018). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.

A Lei de Proust ou a Lei das Proporções Definidas foi elaborada no ano de 1797 pelo químico francês Joseph Louis Proust. Ele verificou que as massas dos reagentes e as massas dos produtos que participam da reação obedecem sempre a uma proporção constante. Essa proporção é característica de cada reação, isto é, independente da quantidade de reagentes utilizados.

Assim, para a reação entre, por exemplo, hidrogênio e oxigênio formando hidróxido de hidrogênio, os seguintes valores experimentais podem ser obtidos:

Hidrogênio (g) Oxigênio (g) Hidróxido de hidrogênio (g)
4 32 36
8 64 72
1 8 9

Observe que, para cada reação, a massa do produto é igual à soma da massa dos reagentes, o que concorda com a Lei de Lavoisier.

As massas dos reagentes e dos produtos que participam de uma reação podem ser diferentes, mas as relações entre elas são sempre constantes.

Leis Ponderais: São leis que estabelecem relações entre as massas das substâncias que participam das reações quimicas No exemplo da água:

mO/mH mágua/mH mágua/mO
80/10 = 8 90/10 = 9 90/80 = 1,125
16/2 = 8 18/2 = 9 18/16 = 1,125
8/1 = 8 9/1 = 9 9/8 = 1,125
3,2/0,4 = 8 3,6/0,4 = 9 3,6/3,2 = 1

No caso das reações de síntese (aquelas que originam uma substância a partir de seus elementos constituintes), o enunciado da lei de Proust é :

"A massa final de um recipiente fechado, após ocorrer dentro dele uma reação química, é sempre igual a massa inicial."

Essa lei foi, mais tarde, a base para a teoria atômica de Dalton, que a fortalece.

Lei de Richter-Wenzel ou Lei das Proporções Recíprocas:

"A massa de dois elementos que se combinam separadamente com a mesma massa de um elemento, são as mesmas, suas múltiplas ou submúltiplas, com que eles se combinam entre si, caso isso seja possível ". " Quando a massa fixa de um elemento se combina com massas variáveis de outros elementos para formar diferentes compostos, se estes elementos se combinam entre si, combinar-se-ão segundo estas mesmas massas, ou múltiplas, ou submúltiplas ". ou esta " A proporção em massa das substâncias que reagem e que são produzidas numa reação é fixa, constante e invariável."

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.