Leirvík

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Leirvík ou Lorvík
(dinamarquês: Lervig)
Localização de Leirvík ou Lorvík nas Ilhas Faroés

Leirvík: vista geral
População (2007) 873
Comuna Leirvík
Código postal FO 520
Prefixo telefónico 44

Leirvík ou Lorvík é uma povoação das Ilhas Faroés, situada na costa oriental da ilha de Eysturoy. Constitui um importante porto regional. Possui cerca de 873 habitantes, de acordo com o censo de 2007. É a única povoação pertencente à Leirvíkar kommuna (comuna de Leirvík).

Localiza-se numa pequena planície, com uma vasta área circundante, incluindo montanhas de grande dimensão, que a protegem do vento. A parte norte da povoação oferece uma vista ampla sobre o Oceano Atlântico, complementada no verão por um pôr-do-sol à meia-noite[1].

Escavações arqueológicas realizadas na localidade revelaram que o primeiro povoamento teve lugar no século IX, com a chegada dos viquingues. A maior parte dos habitantes ancestrais terá morrido em 1349, em consequência da peste negra.

Para além de uma importante ligação por barco a Klaksvík, Leirvík é também importante pela sua indústria pesqueira. Uma das fábricas locais produz peixe salgado, para exportação para países do mediterrâneo[2].

A maior parte dos pontos de pesca mais importantes para os pescadores locais encontra-se muito perto da povoação. Entre outras espécies, é aí capturado o bacalhau. Porém, devido à grande procura do mercado, alguns pescadores vêem-se obrigados a navegar para sítios mais distantes, tais como Groenlândia, Svalbard e Terra Nova[1].

O túnel submarino liagando-a a Klaksvík, conhecido como Norðoyatunnilin, foi inaugurado em abril de 2006. Possui ainda túnel mais antigo, ligando-a a Gøta, com cerca de 2300 metros de comprimento. Foi aberto por entre as montanhas através de explosões, em 1985[2].

O clube de futebol local é o LÍF (Leirvíkar Ítróttarfelag)[2].

Pessoas ilustres[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Cópia arquivada». Consultado em 6 de abril de 2009. Arquivado do original em 25 de agosto de 2009 
  2. a b c http://www.faroeislands.dk/pages/LeirvikIndex.htm
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Leirvík