Leitura a frio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Leitura Fria)
Ir para: navegação, pesquisa

Leitura a frio[1], ou Leitura Fria(Cold Reading), é um conjunto de técnicas que, a partir de certos aspectos, fazem com que se seja capaz de dizer coisas da vida de uma pessoa – para impressionar, ganhar confiança ou até mesmo criar empatia. Ferramenta usada no auxílio de diversas profissões ligadas as características comportamentais e psicológicas do ser humano. Utilizada bastante também por mentalistas, hipnólogos, entre outros...

A história da leitura fria está ligada diretamente ao empresário norte americano, Phineas Taylor Barnum, conhecido por P. T. Barnum. É considerado por muitos profissionais que utilizam a leitura fria como ferramenta de trabalho o "pai" da leitura fria. P.T Barnum utilizou-a em suas atividades empresarias com um nível considerável de acerto.

A leitura fria tem como base a própria observação de Barnum, o Efeito Forer. Que se refere à pessoas avaliarem afirmações como altamente precisas para eles pessoalmente, mesmo que as declarações possam ser aplicadas a uma grande quantidade de pessoas.

Exemplos de leitura[editar | editar código-fonte]

"Você é extrovertido com os amigos, mas gosta de ficar sozinho em alguns momentos."

"Você costuma pensar de uma forma independente. Não aceita qualquer coisa que te dizem sem ter uma minima prova que seja."

"De vez em quando você não consegue dormir, por conta de ficar pensando em todas as coisas que gostaria que acontecessem."

Todas essas frases são exemplos clássicos de leitura fria. Elas trazem afirmações que parecem pessoais, mas são totalmente vagas para qualquer um.

O que é analisado[editar | editar código-fonte]

Os principais aspectos analisados são:

- Linguagem corporal (leitura fria através dos gestos e micro-gestos, conscientes e inconscientes da pessoa);

- Grafologia (leitura fria através da grafia da pessoa);

- Voz (tonalidade, volume, vocabulário...);

- Nome (é feita uma leitura através do nome da pessoa);

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]