Lemnisco medial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O lemnisco medial, também conhecido como fita de Reil, é um feixe ascendente largo de axônios altamente mielinizados que decussam no tronco encefálico, especificamente na região do bulbo raquidiano. O lemnisco medial é formado pelo cruzamento das fibras internas arqueadas, composta de neurônios provenientes do núcleo grácil e do núcleo cuneiforme. Os corpos celulares relativos a esses axônios se encontram no lado contralateral do tronco encefálico.

Lesões nos lemniscos mediais causam déficits na percepção sensorial de vibração e de toque-pressão.

O lemnisco medial é parte da via do lemnisco medial, que ascende da pele em direção ao tálamo.[1]

Via[editar | editar código-fonte]

Após os neurônios carregando informação proprioceptiva ou de toque fazerem sinapses nos núcleos grácil e cuneiforme, os axônios dos neurônios secundários decussam no nível do bulbo e viajam pelo tronco encefálico formando o lemnisco medial no lado contralateral (oposto). Ele é parte do Sistema coluna dorsal-lemnisco medial, que leva informações sobre toque, vibração e propriocepção.

O lemnisco medial carrega axônios com informações sobre a maior parte do corpo e faz sinapse no núcleo ventral posterolateral do tálamo no nível dos corpos mamilares. Axônios sensitivos transmitindo informação da cabeça edo pescoço via nervo trigêmeo fazem sinapse no núcleo ventral posteromedial do tálamo.

Localização do lemnisco medial pelo tronco encefálico[editar | editar código-fonte]

  • Os núcleos grácil e cuneiforme localizam-se na parte "fechada (baixa)" do bulbo raquidiano, sendo assim o lemnisco não é formado nessa altura. Fibras provenientes desses núcleos passam para o lado contralateral como as fibras internas arqueadas.
  • Na parte "aberta" do bulbo (mais acima no tronco encefálico), o lemnisco medial passa a conter axônios do nervo trigêmeo (que supre a região da cabeça), assim como de neurônios responsáveis por pernas e braços. Ele é localizado próximo e na mesma orientação da linha medial, com as fibras referentes à cabeça posicionadas mais dorsalmente, adjacentes ao quarto ventrículo.
  • Na parte medial da ponte, o lemnisco medial se encontra retorcido. As fibras da cabeça se encontram em posição medial e as da perna, em lateral.
  • A orientação no mesencéfalo é semelhante à encontrada na ponte.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Imagens adicionais[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Kamali A, Kramer LA, Butler IJ, Hasan KM. Diffusion tensor tractography of the somatosensory system in the human brainstem: initial findings using high isotropic spatial resolution at 3.0 T. Eur Radiol. 2009 19:1480-8. doi: 10.1007/s00330-009-1305-x.
Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.