Leon S. Kennedy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Leon S. Kennedy
Informações gerais
Nome no Japão Reon Sukotto Kenedi (レオン・スコット・ケネディ)
Série Resident Evil
Primeiro jogo Resident Evil 2 (1998)
Criador Hideki Kamiya
Noboru Sugimura
Dublador em inglês Paul Haddad (Resident Evil 2)
Paul Mercier (Resident Evil 4)
Matthew Mercer (Resident Evil 6)
Nick Apostolides (RE:2 e (RE:4 Remake)
Dublador japonês Toshiyuki Morikawa (RE:2 e RE:4 Remake)
Yuki Kaji (Welcome to Raccoon City)
Dublador brasileiro Felipe Grinnan (RE:2 e RE:4 Remake)
Captura de movimentos Teruaki Ogawa (Resident Evil 4)
Jason Faunt (Resident Evil 6)
Nick Apostolides (RE:2 e RE:4 Remake)
Informações pessoais
Sexo Masculino
Data de nascimento 1977
Espécie Humana
Terra natal Estados Unidos

Leon Scott Kennedy (レオン・スコット・ケネディ Reon Sukotto Kenedi?) é um personagem da série de jogos de terror Resident Evil (Biohazard no Japão), criado pela empresa japonesa Capcom. Ele estreou como um dos dois personagens jogáveis do jogo Resident Evil 2 (1998), ao lado de Claire Redfield. Durante os eventos de Resident Evil 2, Leon é um policial novato que chega à condenada Raccoon City atrasado para seu primeiro dia de trabalho, apenas para confrontar um surto de zumbis em primeira mão.

Durante o curso do jogo, ele se alia à sobrevivente civil Claire Redfield, resgata a jovem Sherry Birkin e é auxiliado pela misteriosa Ada Wong. Seis anos depois, em Resident Evil 4 (2005), Leon retorna como agente da Divisão de Operações de Segurança (D.S.O) do governo federal dos Estados Unidos, parte de uma força-tarefa especial anti-Umbrella Corporation, encarregada de resgatar a filha do presidente, Ashley Graham, de um culto sinistro. Em Resident Evil 6 (2012), ele continua a trabalhar para o governo estadunidense e se reencontra com Ada e uma Sherry adulta. Leon é o protagonista de vários jogos e romantizações de Resident Evil. Leon também aparece nos filmes animados em CG e na minissérie animada Infinite Darkness (2021). Em jogos posteriores, como o remake de Resident Evil 2 (2019) e o remake de Resident Evil 4 (2023), seus traços foram baseados no modelo romeno Eduard Badaluta. Nos filmes live-action, Leon foi interpretado pelos atores Johann Urb e Avan Jogia. Em Resident Evil 6 o personagem está com 35 anos.

Conceito e visual[editar | editar código-fonte]

Cosplay de Leon S. Kennedy

O conceito e o visual do personagem Leon S. Kennedy foram criados por Hideki Kamiya como um contraste com Chris Redfield do Resident Evil original, que ele achava que era o tipo "durão e grosseiro".[1] Embora Kamiya admitisse que era fã de personagens como Chris, como isso já havia sido feito, ele optou por levar o desenvolvimento de Leon em uma direção diferente. Leon foi inicialmente projetado com um uniforme da R.P.D. mais escuro e uma aparência mais casual, mas seu visual foi alterado para se adequar ao tom do jogo. Seu visual final foi baseado em um ator estadunidense chamado Brad Renfro, que também apareceu em um comercial de Resident Evil 2. Em jogos posteriores, seu visual foi atualizado para refletir sua mudança de papel e personalidade, como um agente do governo mais experiente e confiante.[1] Em Resident Evil 4 (2023), seus traços foram baseados no modelo romeno Eduard Badaluta.[2] Seu rosto foi ligeiramente modificado e seu cabelo foi alongado. Seu uniforme também foi alterado para ter mais bolsos e acessórios.

Referências

  1. a b Guillermo Kurten (21 de julho de 2022). «Resident Evil: 10 things you didn't know about Leon Kennedy». screenrant. Consultado em 23 de março de 2023 
  2. «Resident Evil 2: conheça alguns dos atores que dão caras aos personagens». Tecmundo. 19 de junho de 2016. Consultado em 23 de março de 2023