Leonor de Orange-Nassau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde junho de 2016) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Leonor
Condessa de Orange-Nassau
Senhora de Amsberg
Casa Casa de Orange-Nassau
Nome completo
Leonor Maria Irene Enrica
Nascimento 3 de junho de 2006 (11 anos)
  Bronovo Hospital Haia, Flag of the Netherlands.svg Países Baixos
Religião Igreja Protestante da Holanda
Pai Constantino dos Países Baixos
Mãe Laurentina Brinkhorst

Leonor Maria Irene Enrica (Leonore Marie Irene Enrica; Haia, 3 de junho de 2006) é a terceira criança e segunda menina do príncipe Constantino dos Países Baixos e de sua esposa, Laurentina Brinkhorst. Ela é um membro da família real holandesa e atualmente ocupa o sétimo lugar na linha de sucessão ao trono dos Países Baixos.

Leonor possui dois irmãos mais velhos: Eloísa (nascida em 2002) e Claus-Casimiro (nascido em 2004).

Nascimento e batismo[editar | editar código-fonte]

A condessa Leonor nasceu a 3 de junho do ano de 2006, no Hospital Bronovo, localizado em Haia, a terceira mais populosa cidade dos Países Baixos. Na ocasião, pesava 3,03kg e media 48cm. Ela é uma dos oito netos de Beatriz, rainha emérita dos Países Baixos, e de seu marido, Claus, Príncipe Consorte, o qual morreu em 6 de outubro de 2002, de doença prologanda, aos 76 anos de idade[1].

Foi batizada 5 meses após seu nascimento, em 8 de outubro de 2006, no palácio Het Loo, em Apeldoorn, uma cidade da província de Guéldria, nos Países Baixos. Na cerimônia, estiveram presentes amigos e parentes de seus pais.

A pequena condessa teve quatro padrinhos, sendo eles:

  1. Máxima, Rainha dos Países Baixos, sua tia paterna;
  2. Marius Brinkhorst, irmão de seu pai;
  3. Juliana Guillermo, prima-irmã de sua mãe;
  4. Juan Carlos Ullens de Schooten Whettnall.

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 3 de junho de 2006 - presente: "Leonor Maria Irene Enrica, Condessa de Orange-Nassau, Senhora de Amsberg"

Por Decreto Real de 11 de maio de 2001, n° 227, foi determinado que todos os filhos e descendentes de linha masculina do príncipe Constantino dos Países Baixos deveriam portar o título de Conde/Condessa de Orange-Nassau e o honorífico Senhor/Senhora de Amsberg, tendo o sobrenome Van Oranje-Nassau van Amsberg[2].

Após a abdicação da rainha Beatriz, em 30 de abril de 2013, os filhos do príncipe Constantino e de sua esposa deixaram de ser membros da Casa Real Holandesa, apesar de continuarem a fazer parte da família real.

Referências

ㅤㅤㅤ

Precedido por
Claus-Casimiro de Orange-Nassau
Linha de sucessão ao trono holandês
Sucedido por
Margarida dos Países Baixos