Leopold Mozart

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde março de 2016). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Leopold Mozart
Nome nativo Leopold Mozart
Nascimento 14 de novembro de 1719
Augsburgo
Morte 28 de maio de 1787 (67 anos)
Salzburgo
Cidadania Sacro Império Romano-Germânico
Cônjuge Anna Maria Pertl Mozart
Filho(s) Maria Anna Mozart, Wolfgang Amadeus Mozart
Ocupação compositor, musicólogo, violinista, pedagogo, teórico musical

Johann Georg Leopold Mozart (Augsburgo, 14 de novembro de 1719Salzburgo, 28 de maio de 1787) foi um compositor, regente, professor de música e violinista.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Leopold nasceu em Augsburgo em 1719, filho de Johann Georg Mozart e Anna Maria Sulzer. Casou-se com Anna Maria Pertl Mozart, tendo sete filhos, mas só dois sobreviveram, Maria Anna Walburga Ignatia e Wolfgang Amadeus Mozart,[1] os outros morreram todos com menos de 1 ano de idade. Quando descobriu que tinha um menino prodígio, Wolfgang, levou o pequeno de 5 anos pela Europa para apresentá-lo a todos e mostrar do que ele era capaz. Leopold iniciou Wolfgang na música, apresentava-o a reis, príncipes, e outros membros da nobreza e do clero.

Compôs uma grande variedade de música, sendo bastante conhecido em sua época principalmente na região da Alemanha. Suas composições incluem mais de 30 grandes serenatas; 12 oratórios; música para pantomimas; música Turca (muito em voga na década de 1760); música contrapontística; 3 sonatas para pianoforte; música de igreja, Divertimentos e Trios para diversos instrumentos e um grande número de Sinfonias e Concertos, especialmente para flauta transversal, oboé, fagote, trompete, etc. Sem falar das centenas de minuetos e outras danças populares do período.

Muito de sua obra se perdeu ou foi esquecida com o passar dos anos em razão da supervalorização das obras de seu filho Wolfgang, mas a Cassação em Sol para orquestra e a Sinfonia Brinquedo, atribuida no passado a Joseph Haydn, permanecem populares entre suas sinfonias, assim como seu Concerto para Trompete.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Baker (1985), p. 16
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) compositor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.