Leopoldina Railway Athletic Association

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Para o time de Espírito Santo, ver Leopoldina Railway Football Club.
Leopoldina Railway
Nome Leopoldina Railway Athletic Association
Alcunhas Ferroviários Leopoldinenses
Fundação 14 de março de 1920 (97 anos)


Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
editar

Leopoldina Railway Athletic Association foi uma agremiação esportiva brasileira fundada a 14 de março de 1920 por empregados da companhia ferroviária Leopoldina Railway, na cidade do Rio de Janeiro.

História[editar | editar código-fonte]

Leopoldina Railway

No início, o clube alugou o campo da Rua Barão de Itapagipe, na Tijuca, nos anos 20. Já na década de 30, adquiriu o campo que pertencia ao Jornal do Commercio Football Club, localizado na Avenida Francisco Bicalho, 313, Santo Cristo, ao lado da Rodoviária Novo Rio.

O time base de 1931: Waldyr; Campos e Heitor; Sinhô, Luciano e Abreu; Mimi, Jarbas, Odilon, Onestaldo e Segadas. O de 1932: Walter; Mello e Campos; Marreco, Peixoto e Silva; Tampa, Canejo, Oswaldo, Braga e Massoni.

Ao longo de sua existência os ‘Ferroviários Leopoldinenses’ enfrentaram clubes que disputaram a elite do futebol carioca, tais quais, Fluminense Football Club, Rio Cricket e Associação Atlética, Jequiá FC, Olaria Atlético Clube, entre outros.

O clube foi Bicampeão do Campeonato da FABAC (Federação Athletica Bancária & Alto Comércio), entidade criada a 4 de abril de 1921 em 1921 e 1929. Na esfera profissional participou da Liga Carioca de Football em 1936 e 1937. No dia 4 de abril de 1936, nesse torneio sofreu uma impiedosa goleada pelo Fluminense, que venceu por 11 a 1, no Estádio de Teixeira de Castro, em Bonsucesso.

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • Bicampeão da FABAC (Federação Athletica Bancária & Alto Comércio): 1921 e 1929;

Fonte[editar | editar código-fonte]

  • VIANA, Eduardo. Implantação do futebol Profissional no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora Cátedra, s/d.