Leopoldo González González

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Leopoldo González González (Abasolo, 29 de outubro de 1950) é um padre e arcebispo mexicano que atua como 5º Arcebispo de Acapulco.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ele nasceu em 29 de outubro de 1950, em Abasolo, Guanajuato, México. Ele é o quinto bispo e quarto arcebispo da Arquidiocese de Acapulco.

Eu estudo o ensino fundamental no mesmo município na escola Renacimiento, dirigida pelas Irmãs do Sagrado Coração e dos Pobres. Em 1º de janeiro de 1964, pouco antes de completar 14 anos, ingressou no Seminário Morelia, onde estudou Humanidades, Filosofia e Teologia. Estudo, durante três verões, o Diploma de Formação Profissional e Acompanhamento na "Escola de Formadores", ligada à Universidade La Salle.

Ordenação sacerdotal[editar | editar código-fonte]

Foi ordenado sacerdote na Catedral de Morelia em 23 de novembro de 1975. Seu ministério inicial foi vivido como formador e professor no seminário de Morelia de agosto de 1975 a junho de 1999.

Foi reitor do templo das Três Aves Marías de Morelia, capelão do internato “Santa Maria” das Irmãs do Sagrado Coração e dos Meninos Pobres e acompanhou durante 15 anos o movimento dos Encontros Matrimoniais.

Em 9 de março de 1995, o Arcebispo Alberto Suárez Inda nomeou-o Vigário Geral do Arcebispado e Responsável pela Zona Pastoral do Sagrado Coração, localizada na cidade de Morelia, arredores e na comunidade de Tierra Caliente.

Foi diretor do jornal diocesano Comunidad Cristiana de Morelia, o que lhe deu experiência na relação com a mídia e na defesa dos direitos dos jornalistas.

Fez seus estudos de especialização na Escola de Formadores de Toluca, extensão da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, e obteve o Diploma em Antropologia Vocacional.

Em 18 de março de 1999, o Papa João Paulo II o nomeou Bispo de Voncaria e Auxiliar de Morelia.

Ordenação episcopal[editar | editar código-fonte]

Recebeu a ordenação episcopal em 19 de maio de 1999. Como Bispo Auxiliar foi encarregado da formação permanente do clero de Morelia e membro da Comissão Episcopal para a Pastoral Indígena para o triênio 2004-2006.1 Shield e seu lema episcopal.

Foi eleito e ordenado bispo em 1999, no triênio de preparação para a celebração do Grande Jubileu do Ano 2000. O Papa João Paulo II ordenou que aquele ano fosse designado como Ano do Pai, e o novo bispo, retomando este disposição da Providência Divina, assumida como lema episcopal: “Aba, Pai”.

O seu lema Spicopal, Abba, quer exprimir a confiança no Pai, que está na origem da missão e que a torna possível. A missão nada mais é do que ensinar às pessoas o amor que o Pai tem por elas, para que também elas pronunciem este santo nome e o louvem.

O escudo quer expressar a presença inefável do Pai (a palavra Abba, Pai no topo do escudo), em Jesus (a cruz no centro do escudo), o dom do Espírito Santo (o feixe de luz que passa pelo escudo). A presença de Maria, ao lado da cruz, representada na invocação de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da sua diocese de origem, Morelia.[1]

Cargos[editar | editar código-fonte]

  • Bispo Auxiliar, Diocese de Morelia (1999)
  • Responsável pela formação permanente do clero de Morelia
  • Membro da Comissão Episcopal da Pastoral Indígena (2004 - 2006)
  • Em 9 de junho de 2005, o Papa Bento XVI o nomeou Sétimo Bispo da Diocese de Tapachula, depois que seu predecessor, Rogelio Cabrera López, foi nomeado chefe da Diocese de Tuxtla Gutiérrez em novembro de 2004.
  • Por seis anos foi membro do Conselho Permanente da Conferência do Episcopado Mexicano.
  • De 2013 a 2015, foi Presidente da Comissão Episcopal para o Diálogo Inter-religioso e a Comunhão.
  • Em 29 de agosto de 2017, assumiu o cargo de Arcebispo da Arquidiocese de Acapulco.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Leopoldo González González

Referências

  1. «Papa nombra a Leopoldo González como nuevo arzobispo de Acapulco - Televisa News». Televisa News (em espanhol). Consultado em 20 de março de 2018 
  2. «Monseñor Leopoldo González, nuevo arzobispo de Acapulco». Vida Nueva - Revista y portal de noticias religiosas y de Iglesia (em espanhol). 30 de junho de 2017. Consultado em 20 de março de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.