Leroy Jenkins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Leroy Jenkins
Informação geral

Leroy Jenkins (Chicago, Illinois, 11 de Março de 1932Brooklyn, Nova Iorque, 24 de Fevereiro de 2007) foi um compositor de jazz, violinista e intérprete de viola norte-americano. Foi um dos impulsionadores do movimento "free jazz".

Jenkins já tocava Violino na igreja local, a Ebenezeer Baptist Church. Os sons dos espirituais ainda remanescem na sua música. Depois de se formar na Florida A&M University, tornou-se professor de música. Ficou no Sul durante os 10 anos seguintes, voltando para Chicago em 1965.

Envolveu-se na "Associação para o Avanço dos Músicos Criativos" (AACM) enquanto era professor numa escola pública de Chicago. Durante esta época actuou e gravou com Muhal Richard Abrams, Leo Smith e Anthony Braxton. Jenkins considera que esta união marcou a primeira vez que um violinista era realmente bem-vindo em actuações de música criativa.

Em 1969 foi para Paris com Anthony Braxton e Leo Smith, e os três com Steve McCall fundaram a "Companhia de Construção Coletiva". As suas actuações de 1970, em Nova Iorque, deram aos nova-iorquinos o sabor da nova música que os músicos de Chicago estavam a criar.

Jenkins continuou a trabalhar com músicos de primeira, como Archie Shepp, Albert Ayler, Alice Coltrane, Mtume, Cal Massey, para só nomear alguns, mas foi com o "Revolutionary Ensemble" (co-fundado com o baixista Sirone e o baterista Jerome Cooper que ganhou proeminência como o mais significante violinista da era moderna.

Quando deixou o "Revolutionary Ensemble" formou um trio com Anthony Davis e Andrew Cyrille.

Em 1987 fez uma tournée pela Europa enquanto membro do grupo de Cecil Taylor.

Leroy trabalhou em múltiplos contextos. As suas gravações em "Tomato", "Space Minds", "New Worlds" e "Survival in America" foram recebidas com entusiasmo. Actuos a solo, a trio e em quinteto, bem como em dueto com Oliver Lake.

Mais recentemente, ganhou reconhecimento por trabalhos em teatro musical, tais como

Faleceu aos 74 anos, em Brooklyn, Nova Iorque em consequência de um cancro pulmonar.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]